Pergunta
Pretendo trocar meu carro atual por uma das opções: VW Polo Hatch (1.6), Ford Fiesta Class (1.6) e Renault Clio Sedan (1.6).
Gostaria de uma avaliação com relação a esses modelos, levando em consideração preço, opcionais, panorama de mercado, custos de manutenção e disponibilidade de peças.
Caso exista algum outro veículo com motorização a partir de 1.6 l, por favor incluir em seus comentários.
Newton Cesar Yoshida
Resposta
Prezado Newton,
Inicialmente nos estranha um pouco o fato de você considerar a compra de dois modelos Hatchs e um modelo Sedan. Se a justificativa é pela motorização, a VW também oferece um motor 1.6 ao modelo Pólo Sedan, que vamos e venhamos é muito mais caro do que o modelo Renault Sedan. Estão-se falando de possibilidades de Sedans pequenos nos estranha também o fato do Corsa Sedan não constar de sua lista, pois ainda que seja oferecido com motor 1.8, não há duvidas que representa o grande campeão de vendas deste segmento.
Inicialmente devemos informar que suas opções de compras representam três bons veículos de mercado, ou seja, dois deles são carros recém lançados (Fiesta, Pólo) pela industria local, representam veículos globalizados (são oferecidos em outros mercados) a apresentam grande sucesso de vendas em nosso mercado.
O Renault Sedan Clio também é derivado do Clio Hatch, que também representa um carro mundial, talvez um pouco mais antigo em relação a estes outros dois modelos, mas nem por isso uma família de veículos com menores atributos. A Renault colhe bons frutos da família Clio no mercado europeu e já até aponta para a geração III da família naquele mercado. Devemos lembrar que o mercado europeu é o segundo em tamanho e competitividade, ou seja, a montadora precisa estar sempre atualizada frente aos recém lançamentos da concorrência. Outros fabricantes locais (Fiat, Lancia, Nissan, Citroen, etc) fizeram importantes lançamentos no setor de entrada e neste sentido a Renault precisa fazer algo para manter o seu produto competitivo.
Vejamos agora os números de vendas dos modelos questionados, bem como alguns competidores em seus segmentos nos dois últimos exercícios. Este tipo de informação acaba atestando bem o resultado de cada modelo dentro do segmento que atua:
Ano 2002:
Hatchs pequenos:
VW Gol: 209.400 unidades vendidas
Fiat Palio: 129.876 unidades vendidas
Ford Fiesta: 61.279 unidades vendidas
Peugeot 206: 40.077 unidades vendidas
Corsa Hatch: 34.987 unidades vendidas
Renault Clio: 27.555 unidades vendidas
VW Pólo: 26.407 unidades vendidasSedan pequenos:
Corsa Sedan: 94.979 unidades vendidas
Fiat Siena: 32.781 unidades vendidas
Renault Clio Sedan: 14.662 unidades vendidas
Ford Fiesta Sedan: 8.843 unidades vendidas.
VW Polo Sedan: 871 unidades vendidasConsiderações: Hatch
# Ainda que o VW Polo tenha vendido pouco mais de 26 mil unidades, sua oferta sempre foi feita com motor 1.6 ou 2.0. O Pólo com motor 1.0 chegou a ser oferecido ao mercado, mas retirado na seqüência quando o governo alterou as regras de cobrança do IPI. Mostra um excelente resultado da montadora neste segmento.
# Ford Fiesta: ainda que dentro deste volume estejam alguns modelos da geração antigo da família, acrescido de alguns modelos com motor 1.0, também atesta que estamos diante de um produto campeão de mercado. Em 2003 a Ford chegou a ter quase 12% de participação de mercado, quando há dois anos atrás este percentual baixou para quase 6%. Com certeza a família Fiesta e no EcoSport são os responsáveis por este retomada da montadora.
# Os outros modelos apresentados só fazem parte da lista para referencias de volumes de vendas em nosso mercado.
Considerações: Sedan
# Seu veículo pretendido aparece na terceira posição do segmento. Ainda assim também representa um excelente sucesso de vendas do modelo.
# O volume de vendas da linha Corsa Sedan é muito expressivo, mas não devemos esquecer que dentro desta lista consta duas famílias de veículos (reestilizado / novo e a geração antiga), além de ambos serem oferecidos também com motor 1.0, representando maior volumes de vendas. Ainda assim é incontestável o sucesso do modelo dentro deste segmento.
# VW Pólo Sedan: o volume de vendas ainda era pequeno pois foi oferecido ao mercado ao final de 2002.
Ano 2003 (até novembro):
Em 2003, ou por decisão do Renavam ou por decisão das montadoras as famílias de veículos foram agrupadas, ou seja, não temos mais informações de volumes de vendas sobre determinados modelos em separado. O que é VW Pólo representa todos os modelos (Hatch e Sedans), o que é Fiesta também, o que é Corsa também e assim por diante. Ainda assim vejamos alguns números de unidades emplacadas.
Hatchs / Sedans:
VW Gol: 161.322 unidades emplacadas
Fiat Palio: 102.770unidades emplacadas
Ford Fiesta: 50.068 unidades emplacadas (todos os modelos da família, novos, antigos, sedans e hacths)
Peugeot 206: 30.234unidades emplacadas
Corsa: 105.453 unidades emplacadas (todos os modelos da família, novos, antigos, sedans e hacths)
Renault Clio: 36.831 unidades emplacadas (todos os modelos da família, sedans e hacths)
VW Pólo: 28.560 unidades emplacadas (todos os modelos da família, sedans e hacths)
Corsa Sedan: consta no volume de vendas acima
Fiat Siena: 31.225 unidades emplacadas (como este modelo tem nome distinto na família Palio, ainda aparece na lista de maneira individualizada)
Renault Clio Sedan: consta no volume de vendas acima
Ford Fiesta Sedan: consta no volume de vendas acima.
VW Polo Sedan: 871 unidades vendidasA partir de 2003, ficou mais difícil de avaliar o mercado, mas ainda assim estamos falando de veículos com excelentes volumes de vendas. Se considerarmos uma porcentagem do que era vendido anteriormente para cada segmento, chegaremos a algumas conclusões nestes segmentos consolidados.
Este excelente resultado dos veículos mencionados em parte já esclarece algumas duvidas em relação ao seu questionamento sobre custos de manutenção e peças de reposição de mercado. Ninguém consegue tal feito com pendências nestes setores e não há como pensar em um produto mundial da montadora sem atender as premissas de um excelente produto (baixo custo de manutenção, durabilidade, economia de combustível aliada a um razoável desempenho, serviços de pós-vendas, baixa desvalorização, etc, etc). Não há com que se preocupar dentre das opções apresentadas.
Se você pretende comprar um veículo 0 km. talvez existam algumas outras opções de mercado. No segmento dos compact premium o novo Citroen C3 passa também a fazer parte de nossa lista de possibilidades.
No segmento dos Sedans pequenos o Corsa Sedan é o grande campeão do mesmo, considerando também a possibilidade do Pólo Sedan.
Se tudo isto é verdade nos parece um investimento na casa acima dos R$ 35 mil reais e neste patamar de preços outras boas opções de mercado começam a aparecer. O Honda Fit vem ocupando o seu devido espaço. O Fiat Stilo também vendeu bem em 2003 e a montadora tem oferecido o modelo de entrada numa excelente relação de custo / benefício (a partir de R$ 35 mil reais).
Tudo ira depender de seu orçamento previsto e suas intenção de compras (novo, usado, segmento).
Uma vez decidido estas premissas podemos evoluir um pouco mais em nossos trabalhos.
Vamos anexar uma tabela comparativa sobre os modelos questionados. Representa um material adicional a sua leitura. Existem algumas consultorias publicadas em nossa homepage separadas por assuntos relacionados. Também poderá contribuir em sua decisão e escolha futura.
Vamos nos falando,
Prezado Colega,
Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.
Dois pontos importantes para o nosso Projeto:
1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.
Atenciosamente,
Nelson Luis Rodrigues da Cunha Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento