Pergunta

Olá, equipe Automoveldicas!

Estou comprando meu 1º veículo, e após diversas pesquisas e preocupação no equilíbrio entre custo/benefício e beleza, cheguei a um empasse, e gostaria de pedir opinião dos Srs.

O orçamento total previsto é de R$ 26.000,00.

A dúvida ficou entre o Corsa Hatch, o Novo FIat Palio, o Novo Fiesta e o VW Fox.

O Corsa foi cortado devido ao problema do custo/benefício.
Era o mais caro sem tantos itens de série.
Dos outros três, o preferido a princípio seria o Fiesta, mas não há opção de bi-combustível.
O FOx é um carro muito bom que já vem com direção hidraulica, mas só tem duas portas, e o Palio me parece ser o de melhor custo/benefício.

A pretensão é ficar com o carro uns 4 anos.

Afinal de contas, qual seria a melhor opção?

Carlos Renato Cunha

Resposta

Prezado Carlos,

Inicialmente podemos dizer que suas opções de compras são bastante razoáveis e o fato de ter tirado o Corsa da lista representa até um acerto.

O novo Hatch da GM depois de seu lançamento nunca chegou a decolar em volumes de vendas, quando comparados aos concorrentes mais próximos e mesma época de estréia (VW Pólo e Ford Fiesta). O modelo Sedan continua sendo o campeão de vendas em seu segmento e parte desta justificativa diz respeito ao fato da fabrica continuar ofertando ambos os modelos Sedans (antigo e novo). Particularmente até acho o carro muito bonito e não encontro justificativas pelo não sucesso do modelo Corsa Hatch.

Novo Fiesta:

A Ford saiu de 6% do market share local há dois anos atrás, para quase 12% em 2003. Em ambos os momentos ocupava a quarta posição em volumes de vendas no mercado local, mas o resultado representa um excelente posicionamento de mercado. Quando analisamos o portifólio de veículos das montadoras percebemos que a Ford é uma das melhores posicionadas, pois possui bons produtos em todos os segmentos.

Parte deste sucesso da montadora deve-se exclusivamente a dois produtos: o novo Ford Fiesta e o novo EcoSport. Coincidência ou não ambos representam os primeiros veículos frutos do projeto Ford Amazon, que representa o complexo industrial Ford na cidade de Camaçari – Pólo industrial da Grande Salvador. A planta representa tudo que há de mais novo em termos de manufatura de automóvel, a nível mundial. Desta fabrica sairão cinco veículos, ou seja, ainda teremos mais 3 lançamentos previstos. Para o inicio deste ano chega ao mercado o Ford EcoSport tração 4×4 e na seqüência deve aparecer o Fiesta Sedan com a nova frente da família e uma picape pequena também derivada desta família Fiesta (substituta da Ford Courier).

Além disso a montadora trabalhou muito outros pontos como o fortalecimento da marca, o relacionamento com as revendas autorizadas e conseqüentes melhoras nos serviços de pós-vendas, ou seja, comprar um Ford nos dias de hoje, é muito mais seguro do que alguns anos atrás.

VW Fox: há três anos atrás a VW perdeu a posição de numero 1 em volumes de vendas para a Fiat devido ao foco estratégico em um único produto. Não há como negar o sucesso do VW Gol que há exatos 17 anos continua sendo o carro mais vendido no País. Ainda em 2003 foi o campeão de mercado e suas intenções de compras mostram bem o problema enfrentado pela montadora. O mesmo deixou de fazer parte da lista dos potencias veículos a serem adquiridos. O Gol era o campeão de vendas até a chegada destes novos produtos. Uma vez que temos um Peugeot 206, um Renault Clio, um Fiat Palio, um Citroen C3, um Ford Fiesta, passamos a fazer considerações.

VW Polo e VW Fox representam grandes armas da montadora na retomada de mercado. A família Pólo cumpriu o seu papel, pois no segmento dos compact premium representa uma excelente opção de mercado. A VW precisava de algo novo, no segmento de entrada do mercado e com certeza o novo Fox atenderá este deficiência.

Duas portas x quatro portas: O Fox de quatro portas já está prometido para um futuro bem próximo, ou seja, se você puder esperar e escolher por este modelo a configuração de quatro portas representará melhor negócio. Ainda assim não podemos nos deixar enganar, ou seja, esta configuração deve custar uns R$ 2 mil há mais quando comparado ao modelo similar de duas portas.

Isto justifica em parte o porque da montadora de lançar inicialmente um modelo de 2 portas. Quando apresentado o carro valia uns R$ 20.500,00 preço muito próximo de seus principais concorrentes. Neste momento era comum observarmos ofertas de veículos, todos eles partindo de valores entre R$ 20 mil e R$ 21 mil.

A aderência ou receptividade de um veículo junto ao mercado é fundamental para o sucesso do mesmo, ou seja, vender o mesmo em condições altamente competitivas faz parte de qualquer estratégia inicial da montadora.

Não tenho os volumes de vendas do modelo em 2003, até porque os números disponíveis chegam até novembro quando o mesmo foi lançado ao mercado. Ainda assim artigos em publicações especializadas mostram que o mesmo superou os volumes de vendas iniciais previstos pela montadora. Quando vemos a quantidades destes veículos rodando pelas ruas até chegamos à conclusão que as vendas estão indo bem.

Novo Palio: de novo não vi nada. Deram uma maquiada na frente e na traseira, mas olhando o carro de lado, percebemos tratar-se do mesmo veículo. O Palio é por anos seguidos o segundo veículo mais vendido de nosso mercado, perdendo apenas para o Gol. Só este cenário já seria suficiente para atestar a qualidade do veículo. Os outros modelos que fazem parte da família Palio (Strada., Weekend e Siena) são campeões em suas categorias (Picapes / Peruas pequenas), ou seja, a família Palio representa sem duvidas a grande justificativa da primeira posição da Fiat em nosso mercado em volumes de vendas nos últimos três anos.

Ainda assim a industria automotiva no geral vive de novidades, ou seja, os novos carros, novos projetos tem um maior apelo. Em 2002 a Fiat já careceu de lançamentos. O Fiat Stilo ocupou o seu espaço no segmento dos Hatchs médios e o Doblo, de certa forma vendeu mais que o Renault Kangoo e Citroen Berlingo. Ainda assim era pouco para competir com tantos lançamentos. Os carros da montadora em 2002 e 2003 passaram a ser oferecidos numa suposta melhor relação de custo / benefício, ou seja, aquilo que antes era considerado opcional passou a ser de série no modelo.

Hoje a Peugeot etapa oferecendo o Peugeot 206 com ar condicionado grátis. O carro ainda é bem bonito mas já sofre uma maior concorrência dos modelos recém chegados.

Ainda que exista o novo Palio, me parece que o conceito de melhor relação custo / benefício terá que continuar existindo, pois o apelo da novidade, do novo produto, do fuja do rebanho, este não existe.

Exemplos de novos carros são o Citroen C3, VW Fox, VW Pólo, Honda Fit, novo Fiesta, novo Corsa, Ford EcoSport, Toyota Corolla. Representam novos projetos muitas vezes bem diferentes em relação à família anterior.

Orçamento previsto: R$ 26 mil reais.

Pelo orçamento previsto, as opções de compras apresentadas, acreditamos que você esteja falando de um veículo 1.0 desses mais completos. Não esqueça de considerar o ar condicionado em sua compra, pois será um item fundamental na venda futura. Além disso de item de conforto passou a representar um item de segurança, ou seja, você estará muito mais protegido com os vidros fechados de seu veículo. A direção hidráulica, evidentemente é item obrigatório nos carros pretendidos e diante do investimento proposto.

Qual veículo comprar:

Em nossa opinião Ford Fiesta e VW Fox são as melhores opções de compras. No caso da VW o modelo de quatro portas representaria uma melhor estratégia futura, pois quando existir a oferta de ambas as configurações este será mais procurado.

Existe a promessa da Ford para o Fiesta Biocombustível num curto espaço de tempo. Ainda não vimos nada. Por outro lado não acredito que isto represente um diferencial em sua decisão de compra. Se a VW não tivesse lançado esta solução em seu Gol este produto (veiculo biocombustível) não estaria no mercado, pois mais do que isto, o que justifica a utilização desta solução é uma razoável diferença de preços entre o álcool e a gasolina. Não vejo esta diferença de preços nas bombas de combustível.

Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nosso projeto

Atenciosamente,

Nelson Luis Rodrigues da Cunha Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Muito obrigado!
Sua opinião será levada em conta na decisão final!
Abraços,

Carlos