Pergunta

Prezados Senhores,

Gostaria de trocar meu veículo Celta 1.0 2001/2001 o quanto antes.

Ocorre que, estou em dúvida em relação a alguns modelos.

Procuro algum modelo compacto e confortável. Acho o Celta (2001) um tanto rústico. Estou em dúvida em relação a alguns modelos (Fiesta 1.4, Corsa 1.0 ou 206 1.0).

Por outro lado, por ora nao tenho o numerario suficiente. O financiamento é boa opção? Soube que há no mercado algumas modalidades com juros de 0% a.a., com a previsão de algumas parcelas anuais um pouco mais altas.

Compensa lançar mão desse instituto ou é preferível investir o $ e pagar o veículo à vista?

Eliana Cassia da Cruz

Resposta

Prezada Eliane,

Vejamos algumas considerações as suas opções de compras:

Fiesta 1.4:

Se realmente esta for a sua opção de compra, esqueça. O modelo Fiesta com motor 1.4 diz respeito à geração de veículos ainda importados.

Corsa 1.0:

Estamos falando do novo modelo Corsa reestilizado em 2002 ou do modelo Corsa antigo. Existe ainda aquele modelo Corsa Sedan 1.0 vendido em duas configurações (modelo antigo chamado de Classic e o modelo novo reestilizado também em 2002). Se for o modelo novo Sedan representa uma boa opção de compra. Se for o modelo antigo, representa uma boa relação de custo / benefício, mas tem o problema de ser um veículo pertencente à geração antiga da família Corsa.

Peugeot 206 1.0:

Até 2002 antes dos mais novos lançamentos da industria era o nosso preferido no mercado dos veículos com motor 1.0. Ainda está dentre as opções mais os veículos mais novos (novo Fiesta, novo Corsa, novo Fox, novo Palio, etc,) acabam levando um pouco de vantagem em nossa decisão.

Celta 1.0 2001 trocar o quanto antes:

Nos parece que você está um pouco insatisfeita com o veículo atual. Esta sua avaliação em relação a um veículo rústico esta correta, pois no momento do lançamento deste modelo a GM buscando o menor preço a ser oferecido ao mesmo errou em alguns pontos. Posterior a esta estratégia inicial errada o veículo melhorou muito em acabamento, podendo inclusive ser configurado de acordo com a intenção de Cliente, com a nova opção de 4 portas e um novo motor 1.0 de 70CV. Tanto é verdade que em 2003 o modelo ficou na quarta posição em volumes de vendas com 115 mil unidades comercializadas. Os três modelos na ponta da lista tiveram vendas em 2004 menores que em 2003, ou seja, enquanto o Celta está numa ascendência de vendas o Gol, Família Corsa e o Palio, apresentaram retração nas vendas. Só isto já seria suficiente para justificar a qualidade do veículo. Não existe um veículo ruim com alto volume de vendas.

Existe sim o contrário, ou seja, um bom veículo com baixo volume de vendas.

O Vectra é um excelente veículo mais em 2003 vendeu apenas 4.205. O Toyota Corolla forte concorrente no segmento dos Sedans médios vendeu em 2003 exatos 38.567 unidades. Porque as pessoas compram o Corolla e deixaram de comprar o Vectra o qual vendia 30 mil veículos / ano ??? O carro ficou ruim. Evidentemente que não. O mercado de automóveis é movido em parte pelas novidades pois aquelas premissas de um bom veículo, econômico, baixa manutenção, bem valor de revenda precisam ser atendidas por qualquer modelo / fabricante.

Em relação ao segmento dos veículos 1.0 este também apresenta segmentos distintos. O novo Palio da Fiat pode partir de algo próximo de R$ 21 mil reais podendo chegar perto de R$ 37 mil reais. Evidentemente quem opta por um veículo 1.0 muito completo deveria pensar num veículo de maior potencia e desempenho com menos acessórios. Ainda assim como o mercado de carros novos o modelo 1.0 representa 65% das vendas, acabam existindo opções de compras para todos os bolsos e gostos.

No segmento de entrada dos veículos 1.0 o Celta com certeza representa a melhor opção de compra.

Juros de 0% ao mês:

Ninguém faz milagres mas realmente às vezes aparecem este tipo de situação no mercado de automóveis. Normalmente estamos diante daquelas promoções consideradas campanhas corporativas, ou seja, as montadoras entram subsidiando as vendas para avalancar volumes, baixar estoques, etc, etc. O ano de 2003 foi marcado por este tipo de situação, pois GM e Fiat disputaram lado a lado a liderança de mercado e a Ford precisava mostrar uma retomada de mercado.

O final a diferença entre Fiat e GM acabou em algo próximo de 7.000 veículos a favor da Fiat e a mesma já vem capitalizando tal feito como a montadora numero 1 pelo terceiro ano consecutivo. A GM pela primeira vez supera a ex-campeã de vendas a VW. A Ford fecha o ano com 11,3% de participação de mercado e se considerarmos que há dois anos atrás esta participação desceu para próximo de 6% representa um excelente resultado.

Toda esta briga é boa para o Cliente disposto a comprar veículos.

Como estamos no início do ano, as chamadas facilidades não estão ainda tão disponíveis.

No último final de semana a GM realizou o seu feirão vendendo veículos com preços especiais mas não apresentava condições de compra financiada.

A Ford também apresentava Campanha Corporativa com preços especiais. A VW idem.

A única montadora que oferecida algo atrativo em termos de financiamento era a Rede Renault com taxas de juros igual a 0,79% ao mês, sendo à entrada de 50% e o restante em 24 parcelas (exclusivo da linha Clio Authentique).

Apesar de não ser aquele 0% ao mês como mencionado, vale lembrar que normalmente este tipo de situação, representa uma entrada de 60% e o restante das parcelas em 12 meses. Se compararmos com a opção Renault chegamos a conclusão que o negócio começa a fazer sentido para a compra de um bem durável. Vale lembrar que a condição acima é subsidiada pela montadora, ou seja, num esquema de financiamento pessoa física você jamais irá encontrar tal situação, ou aquela mencionada em sua pergunta.

Pagar a vista: é tudo o que uma revenda de automóvel espera. Um potencial Cliente com condições de pagamento a vista. Se você puder juntar o dinheiro com certeza terá condições de realizar uma melhor compra. Mesmo naquelas condições onde o juros é de 0% ao mês, você pode conseguir um desconto para a opção de pagamento a vista. Se o desconto não existir considere o valor da entrada e o restante coloque em uma aplicação financeira, se este permitir um rendimento maior que o juros do financiamento. Ao final do prazo, você terá quitado todas as prestações de deve sobrar algo em sua conta bancária.

Poderíamos ficar aqui escrevendo páginas e mais páginas obre possibilidades de compra. Ainda assim talvez não iríamos atender as suas necessidades.

O que faltou em seu questionamento foi o orçamento previsto na próxima compra. Em nossa homepage existem diversas consultorias já publicadas que visam exatamente este cenário, ou seja, possibilitar ao nosso Cliente internauta uma avaliação prévia de alguns modelos, posicionamento deste, estratégias das montadoras, volumes de vendas, segmentos , comparativos, etc, etc.

Uma vez visto alguns destes trabalhos publicados, bem como o documento aqui redigido podemos evoluir um pouco mais em suas intenções de compras.

Aguardamos as suas considerações.

Prezada Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento