Pergunta

Bom dia Equipe da Automoveldicas,

Primeiro gostaria de parabenizá-los pelo site, tem sido de grande ajuda.

Estou querendo trocar de carro, e dois modelos me chamaram mais a atenção, são eles: Honda Fit, na versão LX com rodas e câmbio automático e o C3 Exclusive 1.6 16V da Citroen.

Mas estou em dúvida quanto ao desempenho do motor 1.4 da Honda e quanto à vendabilidade do C3.

Gostaria, na medida do possível, de uma orientação para a melhor compra.

Obrigada,

Cristina Marques.

Resposta

Prezada Cristina,

Inicialmente agradecemos os elogios em relação ao nosso site e também aproveitamos a oportunidade de parabenizá-la em relação as suas opções de compras. Representam veículos recém lançados em nosso mercado local de automóvel e isto acaba diminuindo em muito a possibilidade de uma mudança de estilo num curto espaço de tempo. Ambos os modelos já foram considerados os veículos do ano nos mercados e segmentos em que atuam. O Honda Fit já faz muito sucesso no Japão e Europa onde é ofertado há mais de dois anos e o novo Citroen C3 também é um sucesso no mercado Europeu onde foi primeiramente ofertado.

A Honda tem colhido os excelentes resultados de vendas de seu modelo. Enquanto o modelo Honda Civic perde de muito do seu concorrente mais próximo o modelo Toyota Corolla o Honda Fit tem compensado este resultado. No lançamento do modelo Fit a montadora esperava uma venda média mensal de 1.000 unidades. Em 2003 o acumulado de vendas do modelo bateu a casa de 13.764, sendo que nos últimos meses as vendas mensais ultrapassavam a casa de 2.200 unidades.

A Citroen ofereceu o modelo C3 em apenas alguns meses, mas mesmo assim a mesma chegou a ter 3.060 unidades vendidas no acumulado de 2003. Talvez o resultado não tenha sido aquele esperado pela montadora pois posterior ao lançamento do modelo à mesma chegou a anunciar a disponibilização de um modelo com motor 1.4. Tal estratégia nitidamente representa oferecer o veículo com um preço um pouco mais atrativo. O modelo C3 1.6 de 16V briga diretamente com pesos pesados do chamado segmento dos compactos premium, ou seja, aqueles novos pequenos veículos, com tamanho pequeno, razoável espaço interno e principalmente repleto de acessórios. Neste segmento existem as opções da família VW Polo, Ford Fiesta, Renault Clio, Peugeot 206, GM Corsa, etc, etc.

Em 2004 (até fevereiro) a Honda tinha vendido 3.912 unidades do seu modelo Fit, (14 posição no ranking) enquanto que a Citroen havia vendido exatos 1.248 unidades do seu modelo C3 (24 posição no ranking). São resultados bastante razoáveis, considerando o segmento onde ambos os modelos atuam e considerando que o mercado de veículos novos ainda é caracterizado por veículos com motor 1.0. Este pequeno motor ainda deve responder por 60% dos novos veículos vendidos.

Pelos números acima já da para se ter uma idéia que estamos falando de boas opções de compras. Em relação à venda futura, normalmente o que acontece no mercado de novos tem uma tendência a se repetir no mercado de usados, ou seja, ambos os modelos também devem ter uma grande procura.

Talvez o Honda Fit tenha obtido maior sucesso pois nitidamente representa um veículo um pouco mais diferente de tudo que havia sido oferecido em nosso mercado e também tem a vantagem da tradição do carro japonês, tradicionalmente um veículo muito confiável e de baixo custo de manutenção. Neste quesito os modelos franceses sofrem um pouco mais, até porque iniciaram suas operações com veículos importados, vendidos em grandes volumes e que num determinado momento deixaram de existir. Ainda assim a Citroen veio para ficar junto com a outra Marca que representa o Grupo PSA (Peugeot / Citroen). O modelo C3 representa o segundo modelo da montadora a ser fabricado localmente (o primeiro foi o modelo Picasso) e com certeza outros modelos e um maior sucesso de vendas representarão ainda mais a continuidade das operações da Citroen em nosso mercado.

Particularmente gosto muito do modelo C3, pelo belíssimo design do mesmo. Já o Honda Fit também tem os seus atributos mas acredito num modelo mais para uma família. Este estaria mais direcionado ao segmento dos monovolumes representado atualmente pela GM Meriva e algo parecido com a MB Classe A . Se forçarmos um pouco, podemos ainda considerar os monovolumes de maior tamanho, como Citroen Picasso, Renault Scénic e GM Zafira.

Desempenho do Honda Fit: já vi referencias negativas em relação à adoção deste motor de 80CV num veículo desta categoria. Infelizmente o brasileiro ainda confunde alta potencia com excelente dirigibilidade e os japoneses são mestres nesta solução mágica de adoção de motores menores, com razoável desempenho. Este motor menor representa menos peso e conseqüentemente menor consumo de combustível. O câmbio CVT representa uma estréia em nosso mercado e parte desta suposta baixa potencia é compensada pela adoção deste novo câmbio. Talvez fosse prudente um bom teste drive neste veículo considerando suas dúvidas em relação ao mesmo.

Vamos anexar uma tabela comparativas com algumas especificações técnicas de ambos os modelos extraídas de revistas especializadas. Ainda assim são apenas referências e como estamos falando de elevados investimentos em ambos os casos seriam prudentes um teste de rodagem.

Qual veículo comprar:

Com certeza o seu gosto pessoal por um ou outro será o fator de sua decisão de compra. Indicar um modelo representaria uma injustiça em relação ao outro modelo, pois ambos estão muito bem posicionados nos segmentos em que atuam.

Talvez as condições comerciais oferecidas por cada revenda e quanto irão pagar em seu modelo atual possam representar um diferencial de compra. Pesquise os preços de seu veículo atual nos sites:

www.molicar.com.br
www.fipe.com.br

Representam importantes institutos de pesquisas muito utilizados por financeiras e seguradoras. Imprima as cotações de seu veículo atual e tente negociar com as revendas valores próximos a estes. De certa maneira pode representar uma menor diferença em seu negócio futuro, ou seja, um custo mais baixo para o novo veículo.

Vamos nos falando e boa sorte com o novo veículo.

Prezada Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento