Pergunta
Tinha um Honda Fit LXL mecânico adquirido em jan 04.
Tive um acidente e o seguro deu perda total no carro.
Agora com o dinheiro a receber gostaria de comprar um Honda Civic, na versão LX.
Ainda tenho algumas dúvidas em relação ao Toyota Corolla.
Qual a melhor relação custo-benefício?
George W. Maitre Jr.
Resposta
Prezado George,
Seria um sacrilégio falarmos mal do modelo Honda, até porque em 2003 o mesmo vendeu 299.672 unidades no mercado americano. E o quem isto têm há ver com a gente. Vender carros com sucesso naquele mercado atesta a confiabilidade de qualquer produto. O mesmo ocupou a terceira posição de veículos mais vendido perdendo apenas para o Toyota Camry com 410 mil unidades e Honda Accord com 397 mil unidades vendidas.
Volumes de vendas: utilizamos sempre esta referência que de certa forma nos exime um pouco de tendências ou mesmo de uma opinião mais pessoal. Não existe um carro ruim com alto volume de vendas. Existe sim um bom carro, com baixo volume de vendas, por falta de apelo de vendas, veículo antiquado, etc, etc. O Vectra GM é um exemplo clássico deste cenário, indiscutivelmente um excelente produto em seu segmento, mas que já perdeu há tempos os seu apelo de vendas, no segmento em que atua.
Talvez a sua opção de compra pelo modelo Honda seja em função de sua prévia experiência com o produto da marca, com o modelo anterior Fit. Já representa um bom sinal, pois é incontestável que parte do sucesso dos veículos japoneses em geral diz respeito à qualidade e confiabilidade do produto. Talvez neste ponto a Toyota ainda leve uma pequena vantagem pois atribui aos seus produtos uma garantia de 3 anos. A Subaru outra grande montadora japonesa oferece garantia de 5 anos para os seus veículos. Perceba que garantia representa custos nos preço final do veículo e isto só é possível quando você tem a certeza que o mesmo é bom. Todos aqueles supostos custos de pós-vendas deverão ser acrescidos ao preço final do veículo. Não é fácil mensurar isto, embuti-los e ainda vender um carro num preço bastante competitivo. Uma conta mal feita pode representar o fim de uma Empresa. É evidente que a industria automotiva mundial representa sem dúvidas uma das maiores evoluções tecnológicas de produtos e estas ofertas adicionais só vieram com a melhor qualidade dos veículos.
Quem imaginava uma garantia contra corrosão perfurativa de 25 anos. Pois é a Subaru chegou ofecerer tal item em seus veículos. No passado a vida útil de um veículo na passava de 15 anos. A Audi há tempos oferece a tal garantia contra corrosão perfurativa de doze anos. Vale lembrar que corrosão perfurativa é aquela que brota de dentro para fora, ou seja, como as chapas dos veículos recebem tratamentos especiais e são pintadas no lado de contato com o ambiente, dificilmente ocorrerão ferrugens. Além disso para se valer de tal garantia o Cliente precisa fazer um revisão de pintura, ou seja, o mesmo retorna a revenda autorizada de serviços, pelo menos uma vez ao ano. Para quem tem como estratégia a fidelização do mesmo junto a sua bandeira, este retorno a revenda representa uma boa oportunidade comercial para vendas futuras e mensurar a satisfação do mesmo. Ainda não chegamos neste estágio, mas já existem revendas autorizadas com mais foco no Cliente.
Os japoneses, recém chegados, estão conquistando parte de seu market share com este tipo de estratégia (serviços diferenciados) além é claro que a qualidade de seus veículos. Para quem é ainda pequeno isto é mais fácil. Para as outras 4 grandes montadoras, fica mais difícil a implementação de uma estratégia de relacionamento com os Clientes, num universo de mais de 500 revendas autorizadas / bandeira. Também existem os recém chegados que fazem tudo ao contrário, desrespeito ao Cliente, monopólio das vendas, falta de peças de reposição, mal atendimento, etc, etc. Como o mercado interno (volume de vendas) não cresce há pelo menos quatro anos, fica difícil a geração de lucros e resultados.
A Kia por exemplo tem uma forte estratégia para entrar no mercado americano. Recentemente lançou um produto no segmento dos Sport Utilities chamado de Sorento. Nos EUA este veículo tem 10 anos de garantia. Aqui no Brasil está garantia para este veículo vai até os dois anos, normal nas maiorias das marcas. O que isto representa. A mesma tem interesse naquele mercado e atesta a qualidade de seu produto com esta superoferta.
Voltemos ao seu caso:
Vejamos os volumes de vendas de Honda Civic e Toyota Corolla nos dois últimos exercícios:
Ano 2003:
Toyota Corolla: 38.567 unidades emplacadas
Honda Civic: 16.736 unidades emplacadasAno 2004 (até maio):
Toyota Corolla: 14.626 unidades emplacadas
Honda Civic: 8.335 unidades emplacadasEm comparação com o seu próprio resultado do ano anterior (janeiro a maio de 2003) a Toyota registra uma alta de 17,15% e a Honda também registra uma alta de 7,08% em volume de vendas.
Em 2003 a Civic não alcançava 50% do volume de vendas do Corolla, cenário já um pouco diferente em 2004. Vale lembrar que no início deste ano a Honda procedeu com um pequeno “face lift” em seu modelo, tentando parar um pouco o sucesso de seu maior concorrente. Pelos números acima parece que a receita tem apresentando resultado.
Também é sabido que a Toyota lançou recentemente sua Station Wagon derivada da família Corolla (Toyota Fielder) e alguns analistas também consideraram que potencias compradores do modelo Sedan migrariam para este outro modelo. Ainda assim a oferta do modelo Toyota Fielder no mercado foi muito pequena pois coincide com o lançamento do veículo no mercado.
Qual veículo comprar:
Pelos números acima o mercado mostra um cenário mais favorável para o modelo Corolla. Ainda assim é indiscutível que o Honda Civic representa o outro grande “player” neste segmento. Qualquer uma das opções será correta e o seu gosto pessoal será decisivo na escolha do modelo. Tenho clientes que nesta mesma duvida que optaram pelo modelo Civic e estão muito satisfeitos. O inverso também é verdadeiro.
Vamos anexar uma tabela comparativa com os dois modelos que contribuirão em sua decisão final.
Em nossa homepage existem algumas consultorias publicadas (assuntos: comparativos, Toyota, Honda) que poderão fornecer informações adicionais e importantes em sua decisão. Depois de lido todo este material podemos evoluir um pouco mais com os nossos trabalhos.
Vamos nos falando,
Prezado Colega,
Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.
Dois pontos importantes para o nosso Projeto:
1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.
Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento
Prezado Nelson,
Excelente este projeto realizado pelo site www.automoveldicas.com.br
Agradeço a colaboração prestada no sentido de dirimir minhas dúvidas quanto à escolha de um novo carro.
O material apresentado sem dúvida serviu como apoio para minha decisão final. Pode ter a certeza que colocarei este site como referência para as pessoas em minha “mail list”.
Tomei conhecimento do site em pesquisa no Google, colocando os nomes dos carros como referência.
Atenciosamente,
George