Pergunta

Pretendo trocar de carro.

Hoje tenho um Peugeot 206 1.6 00/00 e quero vende-lo e comprar um carro O km.

Estou em dúvida entre um Astra Confort 2.0 e um Eco Sport 1.6.

Gosto muito dos dois carros mas com relação ao Astra fico em dúvida com o futuro do mesmo, pois temo uma mudança de desing com uma provável desvalorização do mesmo.
Com relação ao EcoSport o meu temor é na revenda do veículo; no que se refere a desvalorização ou venda difícil aquelas que vc tem de procurar “público alvo”.

Com relação ao consumo de combustivel e valor de seguro de ambos gostaria de uma análise.

Fatima A. Rodrigues

Resposta

 

Cara Fátima,

Em nosso site www.automoveldicas.com.br existem algumas consultorias publicadas e em específico a de número 468 (canal consultorias / assunto comparativos / Golf x Stilo x Astra x Peugeot 307) mostra um pouco do cenário Astra no Brasil e pode influenciar você em relação as outras opções deste segmento, visto que sua maior preocupação diz respeito a mudança de design do modelo Astra GM.

É importante ressaltar que o modelo Astra no mercado Europeu (Opel) já sofreu reestilização e existem dúvidas se esta também seria introduzida em nosso mercado. O cenário é idêntico para o seu maior concorrente o VW Golf.

Se pensarmos nos volumes de vendas Brasil, talvez esta reestilização demore mais um pouco. Primeiro que representa um volume muito pequeno, ou seja, depreciar uma nova linha de montagem, pois o novo Astra é uma nova geração da família e não um simples “face lift” como acontece em algumas alterações, seria muito difícil.

Apesar do número pequeno de vendas locais, quando comparamos com os concorrentes do mercado a família Astra alcança um relativo sucesso.

Recentemente a GM lançou o Astra tri-combustível (gasolina, álcool e gás natural veicular) e ainda que este veículo tenha como foco principal os motoristas que rodam muito (motoristas de táxi por exemplo), com certeza representará um aumento ainda maior do market share da família. O modelo tri-combustível será oferecido somente na versão Astra Sedan e também existe aquele receio de que o modelo carregue a “síndrome do carro de praça”, como já acontece com o nosso velho e conhecido VW Santana.

Em 2004 (ate julho) a família Astra (Sedan e hatch) totaliza um volume de 21.291 unidades emplacadas em nosso mercado, um resultado 6,44% maior que o mesmo período do ano anterior (20.003) ou seja, diante deste cenário acho difícil a montadora pensar em mudanças estratégicas. Lançamentos de novos produtos, mudanças de design, normalmente acontecem quando o mercado está na descendente que não é o caso da família Astra. Com o recurso tri-combustível que será a única montadora a oferecer tal solução num curto prazo este “market share” tende a melhorar ainda mais. Perceba que são apenas considerações e especulações baseadas em fatos, volumes de vendas, participações de mercado, lançamentos, etc, etc. Certeza deste novo Astra, somente os executivos da montadora e com certeza é um informação mais do que “top secret”.

EcoSport:

Representa o segundo veículo proveniente do projeto Ford Amazon, nova fabrica da montadora em Camaçari – Bahia. Há alguns anos atrás a Ford chegou a ter quase 6% de participação de nosso mercado. Este projeto visa um objetivo de 15% até 2005 e hoje a montadora já alcança 10,94% do market share. O mesmo só não é maior pois a montadora não tem um produto altamente competitivo naquele segmento de entrada do mercado (carros 1.0) que ainda representa 55% dos novos veículos comercializados em nosso mercado. O seu modelo Ka, representando o veículo de entrada do mercado ocupa apenas a 15 posição no ranking das vendas com um total em 2004 de 13.523 unidades. Somente como exemplos os carros mais em conta do mercado venderam em 2004, 67 mil modelos Celta, 50 mil modelo Unos, 103 mil modelos Gol, e assim por diante.

Aquela retomada de mercado da Ford é toda apoiada em dois produtos e receitas de sucesso. A família do novo Ford Fiesta e a família EcoSport.

O EcoSport é classificado no segmento dos comerciais leves em ocupa a primeira posição em volumes de vendas (jul / 04) com 19.757 unidades vendidas. O mais próximo deste segmento é a Fiat Strada com 13.678 unidades vendidas. Se colocarmos o EcoSport na lista de todo o mercado o mesmo ficaria na 12 posição, muito próximo de carros como o Toyota Corolla (20.848 unidades emplacadas) e Peugeot 206 (19.699 unidades emplacadas).

Essa avaliação de volumes de vendas é importante pois você está preocupada com desvalorizações futuras e dificuldade de vendas. Normalmente o que ocorre no mercado dos 0 km é repetido no mercado de usados, ou seja, suas duas intenções de compras (Astra e EcoSport) são bons produtos quando o assunto é carro usado.

No caso do EcoSport o veículo não tem este mercado específico que você menciona. O mesmo é enquadrado no segmento dos Sport Utilities e ainda que a mídia especializada classifique o mesmo no segmento dos Sport Utilities Light é objeto de desejo de muitos. Em outros mercados, por exemplo o americano que vende 10 vezes o nosso volume de vendas anual (17 milhões de unidades / ano) o mercado dos Sport Utilities chega a marcas de 45% do mercado, ainda que nesta conta estejam todas as picapes e as multivan, ainda assim é o grande sonho de qualquer consumidor de automóvel. No Brasil isto não é diferente e como as questões financeiras (poder aquisitivo) é fator decisivo de compra, a Ford entrou certo no mercado, oferecendo um modelo que atendesse uma grande parte de potencias compradores.

Com certeza, no cenário atual, seria mais fácil (maior número de potencias compradores) vender um EcoSport seminovo, quando comparado a um seminovo da família Astra.

Seguro:

Ambos os veículos devem apresentar o mesmo custo de seguro, ou seja, algo em torno de 6 a 8% do valor do bem (custo anual). Recentemente a Ford estava oferecendo apólices de seguros corporativas para alguns veículos de seu portifólio e não me recordo se a linha EcoSport era contemplada em sua promoção. Neste tipo de situação, existe uma tendência de redução de custos, mas as vezes a utilização de uma apólice sua já vigente e recheada de descontos representa um melhor negócio. Podemos fazer uma cotação a sua pessoa entretanto competitividade em apólices de seguros representa o levantamento do perfil do segurado e neste caso vamos precisar de mais algumas informações.

Consumo de combustível:

Vvamos anexar uma tabela comparativa com algumas especificações técnicas dos modelos pretendidos. Contribuirão ainda mais em sua decisão final.

Após leitura de todo este material, incluindo algumas consultorias já publicadas em nossa homepage, podemos evoluir um pouco mais com os nossos trabalhos, visando a sua melhor escolha.

Prezada Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento