Pergunta
Olá amigos, primeiramente gostaria de parabenizá-los pela excelente idéia de dar um “help” aos consumidores indecisos e com dúvidas em relação a compra de um novo veículo.
Bom, vamos a minha dúvida:
Tive a oportunidade de dirigir um Marea 99 ELX, e me apaixonei pelo carro, sendo assim, decidi comprar um do mesmo ano, só que modelo HLX.
Quando comentei isso com amigos, grande parte me disse que é um carro de manutenção muito alta, e que tem frequência em necessidade de manutenção.
Pois bem, gostaria de saber se o carro realmente é esse “monstro”, ou seja, se ele dá muita manutenção, e se o valor de sua manutenção é muito alta.
Gostaria de saber, também, se me aconselham a comprá-lo, ou a comprar um modelo mais novo, porém, de categoria mais baixa(tipo Gol GIII turbo)?
Desde já vos agradeço, e aguardo resposta o quanto antes, já que estou apenas querendo tirar esta dúvida para adquirir o carro ou não…
Junior Couto
Resposta
Caro Junior,
Inicialmente agradecemos a sua atenção em esperar um pouco pela nossa resposta. O objetivo do site é responder os questionamentos em até 24 horas, mas as vezes as solicitações superam a nossa capacidade de respostas, bem como outras atividades que conduzimos em paralelo.
Agora vamos aos seus questionamentos:
Marea ELX 99 ou HLX: você já deve ter ouvido falar em carros mundiais fabricados em poucos lugares e atendendo a diversos lugares, com lançamentos simultâneos em todos estes mercados. Pois é são exemplos mais recentes desses veículos o tal Citreon C3, o GM Meriva, o VW Pólo, o novo Ford Fiesta, o VW Fox, o Renault Clio, o Peugeot 206 etc, etc.
A linha Marea da Fiat representa um dos grandes cases de primeiros carros mundiais, fabricados em terras locais. Se lançamento aconteceu quase que simultaneamente com o mercado Europeu. O que tudo isto tem há ver com a sua intenção de compra. O mercado Europeu representa o segundo mercado de automóveis no mundo, só perdendo para o mercado americano. São mais de 15 milhões de veículos / ano, 10 vezes mais o que representa o nosso mercado local. Vender veículo neste cenário tão competitivo não é fácil e a Fiat conseguiu por muitos anos ter um excelente resultado a custas de seus produtos, sendo a linha Marea um representante deste cenário. Da mesma maneira como ocorreu por estes lados quando há exatos três anos a montadora de Betim passou a frente da VW em volumes de vendas. Não é fácil, mas com certeza aquela incerteza dos primeiros Fiat modelo 147 lançados em nosso mercado, já representam passados em relação aos novos produtos Fiat. A linha Palio, fabricada em Betim é inclusive exportada para alguns mercados Europeus com grande sucesso.
Parte do sucesso de um automóvel diz respeito ao seu pós-venda. Com certeza a manutenção da linha Marea deve custar um pouco mais caro quando comparado a família de entrada de alguns fabricantes. Emtretanto estamos falando da veículo top de linha da montadora italiana disponível em nosso mercado. Compare com os tops dos outros concorrentes e perceberá que manter um Omega., seja tão caro quanto. O top VW é o velho e conhecido Santana que de top já não tem mais nada. A Ford não tem top em seu portifólio atual. Evidentemente que o segmento dos tops devido ao baixo volume de vendas na maioria das vezes é atendidos por modelos importados como ocorre na VW com a linha Passat e na Ford com a linha Mondeo. A própria GM passou a importar o novo Omega da Austrália.
Um modelo não faz o devido sucesso se tem um pós-venda problemático. Fui proprietário de uma Marea Weekend HLX ano 2000 / 2001 com o motor 2.4 de 160CV. Fiquei com o mesmo por dois anos, rodei 37 mil kms e nenhum problema ocorreu. O veículo tem um desempenho fora do comum, além de um design muito bonito. Na minha opinião muito mais bonito do que a nova Toyota Corolla Fielder. Entretanto enquanto o carro da Toyota vende mais de 800 unidades / mês, o produto Fiat não passa de 60 unidades / mês. Qual a explicação. Talvez a linha Fiat Marea já esteja um pouco desgastada como um projeto mais antigo. Na Europa a linha Marea foi descontinuada pela linha Stilo, estando também disponível um modelo Stilo Wagon. Em terras locais a montadora precisa atender tal segmento e o baixo volume de vendas deste não justificaria o lançamento de um novo veículo. Temos algumas consultorias publicadas em nosso site que mostram algumas informações sobre o futuro da linha Marea, considerações importantes que justificam em parte este cenário.
Este meu veículo Marea Week vendi a um familiar que ainda possui o mesmo, com mais de 60 mil kms. Evidentemente aquelas revisões recomendadas pelo fabricante são necessárias em qualquer veículo e agora o mesmo já precisa trocar a correia dentada, uma possível troca de amortecedores, pneus, etc, etc. Nada que não aconteça com os outros veículos e modelos.
Se você pretende comprar o modelo HLX melhor ainda pois este veículo é configurado com o motor 2.0 de 142CV. O ELX poderia estar com o motor 1.8 de 128CV que algumas pessoas consideram um motor fraco para o tipo de veículo e segmento em que atua.
Se você encontrar um Marea usado em bom estado de conservação pode comprar sem receios. Você ficará muito contente e satisfeito com o veículo.
Gol Turbo: vamos tentar que explicar o porque da motor 1.0 da VW geração Turbo. Até um tempo atrás o IPI cobrado nos veículo era distintos em dois segmentos. IPI de 10% para motores 1.0 e IPI de 25% para o restante dos motores, com capacidade maior do que 1.0.
O VW lançou um motor 1.0 (pagava IPI menor) mais oferecia potência de carro com motor maior (112CV). Resultado. Conseguia oferecer um carro mais em conta nos custos e poderia vende-lo por um valor mais alto.
Em 2002 os motores 1.0 chegaram a representar 78% dos novos veículos comercializados em nosso mercado. Hoje não passa de 48%. Há tempos o governo alterou a forma de cobrança do IPI e os carros com motores entre 1.0 e 2.0 também passaram a ter benefícios. Resultado: um Gol 1.6 ou um Gol 1.8 custavam menos do que um Gol Turbo. Como o veículo Turbo também não decolou em nosso mercado as opções de compra sempre foram direcionadas para os motores convencionais. Ainda existe aquele síndrome da durabilidade de um motor turbo tão pequeno. As seguradoras também classificam estes modelos como carros esportivos, fazendo com que suas apólices sejam mais caras. O mercado de usados evita este tipo de veículo que sempre traz consigo a dúvida de um carro mais “mexido” devido ao perfil mais jovem do usuários.
Quando o Governo diminuiu o IPI destes outros modelos a VW diminuiu em R$ 3 mil reais o valor do seu Gol Turbo, buscando manter as vendas. Na seqüência deixou de oferecer o modelo ao mercado e mais recentemente fez o mesmo com a Parati Turbo.
Se podemos opinar em relação as suas intenções de compras, com certeza o Marea seria muito mais negócio quando comparado com este Gol Turbo.
Vamos anexar uma tabela com algumas especificações técnicas referentes aos veículos por você mencionados. Contribuirão ainda mais em sua decisão de compra.
Vamos nos falando,
Prezado Colega,
Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.
Dois pontos importantes para o nosso Projeto:
1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.
Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento
Achei excelente o serviço de vocês, e com certeza indicarei a amigos….
Está decidido: vou realmente comprar um Marea (preferencialmente HLX 99), e assim que eu comprar, entro em contato com vcs informando…
Novamente agradeço e lhes parabenizo pela vossa prestatividade e qualidade no serviços;
Sem mais,
Júnior Couto