Pergunta

Olá,

Estou na dúvida entre três veículos: Astra GSI, Golf Sport, Fiat Stilo 1.8 16V.
Quanto a performance sei que o Golf é mais potente pois nesta versão sai com o motor de 150cv, minha dúvida é referente a melhor compra pois simpatizei com os três modelos, fui nas concessionárias e achei o Stilo bem moderno, entrei dentro do connect que não vem com ABS e nem couro, caso eu quiser esta configuração terei que encomendar na fábrica.

O Astra tem um apelo esportivo, vem com ABS frontal e lateral, bancos em couro.

O Golf nós todos já conhecemos, prezo muito pela segurança, conforto, desempenho, não gosto de carro com muitos ruídos internos por isso nem selecionei o Peugeot 307 pois já ouvi diversos comentários a respeito de ruído interno deste carro.

Se fosse você, qual seria a sua escolha?
Gibran

Resposta

Caro Gibran,

Publicamos algumas consultorias em nossa homepage visando o atendimento imediato de muitas de nossas solicitações, visto o elevado número de questionamentos que recebemos.

Parte de suas dúvidas ou informações importantes a sua pessoa estão publicadas em duas consultorias:

1) Canal: consultorias / categoria: comparativos / ID: 468 / assunto: Golf x Stilo x Astra x Peugeot 307

2) Canal: consultorias / categoria: VW / ID: 460 / assunto: Golf Sport sim ou não

Você tenciona compra um veículo 0 km e neste cenário particularmente tenderia para aquele produto mais moderno.

Perceba que o Golf geração V (o nosso é o geração IV) e o novo Astra, ambos recentemente lançados no mercado Europeu representam respostas dos fabricantes para outros lançamentos da industria (Peugeot 307, Fiat Stilo, Citroen C4, novo Ford Focus, entre outros).

Estamos diante de carros mundiais e percebemos que nestas 4 opções, duas delas (Golf e Astra) estão defasadas em suas gerações em relação as outras duas (Stilo e Peugeot 307).

Vale lembrar que esta defasagem não representa um carro ser melhor do que o outro, até porque VW e GM acabam vendendo mais veículos Golf e Astra, quando comparados a Fiat e Peugeot com seus respectivos modelos Stilo e Peugeot 307. Talvez este relativo sucesso de mercado com modelos mais antigos dificulte ainda mais ou adie o lançamento destes novos produtos.

No acumulado 2004 (até setembro) o cenário de mercado para os carros questionados é o seguinte:

GM Astra: 27.840 unidades emplacadas
VW Golf: 10.561 unidades emplacadas
Fiat Stillo: 7.062 unidades emplacadas
Peugeot 307: na aparece na lista dos top 30, que tem o MB Classe A na posição 30 com 3.727 unidades emplacadas

Para o mês de setembro temos os seguintes números:

GM Astra: 3.514 unidades emplacadas
VW Golf: 1.143 unidades emplacadas
Fiat Stillo: 996 unidades emplacadas
Peugeot 307: 542 unidades emplacadas

Fonte dos números de emplacamentos: Jornal Gazeta Mercantil – Caderno Carro edição 06/out/04

Ressalvas e considerações importantes:

# No caso da rubrica Astra vale lembrar que os números aqui apresentados refere-se a toda família (Sedan + Hatch). Este suposto melhor resultado acaba atrapalhando um pouco a avaliação do segmento aqui questionado (modelos Hatchs). Com certeza o mix do resultado Astra é mais favorecido pelo modelo Astra Sedan que tem maior participação e melhor resultado de vendas em nosso mercado.

# No ano de 2003 o modelo Fiat Stilo conseguiu superar em vendas o seu maior rival de mercado o VW Golf. Em 2004, o cenário não é tão favorável assim para a montadora de Betim. Nitidamente esta opção de Stilo Connect representa uma estratégia da montadora que criar diferencias de mercado em seu produto.

# O Peugeot 307 passou a ser fabricado recentemente no País vizinho Argentina. Ainda o início deste ano o mesmo era importado da França em condições comerciais mais desfavoráveis quando comparados aos concorrentes. Perceba que em outubro o mesmo já vendeu 554 unidades, ou seja, numa conta rápida, com sua oferta de veículos “made in Argentina” desde o início deste ano teríamos algo próximo de 5 mil unidades, ou seja, o mesmo estaria na lista dos top 30, com um resultado bem próximo do modelo Fiat Stilo.

Suas escolhas representam as melhores opções de mercado no segmento dos compactos. Qualquer modelo escolhido você estará fazendo um bom negócio, pois representam excelentes veículos e com bom mercado futuro. Com certeza a decisão final será muito mais apoiada em seu gosto pessoal.

Particularmente gosto muito do produto Peugeot 307, ainda mais que o mesmo passou a ser fabricado no País vizinho, diminuindo em muito aquela “síndrome do carro importado”. Na seqüência optaria pelo modelo Fiat Stilo, pois representa uma geração mais nova de um produto, um excelente conjunto, um design muito bonito.

Sempre fui fã do modelo VW Golf e por isso o mesmo não poderia estar fora desta lista. Pena que o geração V não está disponível em nosso mercado pois seria o nosso preferido neste segmento.

GM Astra: não posso falar mal do modelo, até porque o mesmo encabeça a lista dos mais vendidos. Ainda assim seria a minha quarta opção da lista de intenções.

Você me pediu a opinião pessoal e neste sentido é que passei estas informações acima. Cabe ao nosso projeto apresentar os fatos mais relevantes do mercado e tentar contribuir com o nosso Cliente Internauta em sua decisão final.

Não deixe de ler aquelas consultorias indicadas, bem como, outras consultorias publicadas em nossa homepage, que trarão informações importantes à sua pessoa.

Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Nelson,

Muito obrigado pela sua ajuda, vou olhar com mais atenção o Peugeot 307 e o Stilo 1.8 16V. Conheci o site através do Google.
Com certeza estarei indicando para as pessoas que necessitarem.
Seu serviço é de extrema qualidade.
Obrigado,

Gibran