Pergunta

Nelson,
Gostaria de saber qual é a melhor opção de compra entre os três veículos abaixo considerando: manutenção, seguro e revenda:
– Brava SX 2001 (COMPLETO)
– Palio EX 2002 (COMPLETO)
– Celta 2003 (AR)

Marcio P. Cruz

Resposta

Caro Márcio,

Vejamos algumas considerações:

Você tenciona comprar um carro usado e em muitos de nossos trabalhos sempre referenciamos que no mercado de usados quanto mais novo o veículo (na grande maioria dos casos) melhores são as chances de sucesso. Em condições normais é claro que um veículo ano 2003 tem grandes chances de melhor estado de conservação do que um modelo 2001 e assim por diante.

Celta 2003:

Diante deste cenário o modelo Celta 2003 com ar condicionado começa a fazer sentido. Como você ainda não possui um veículo comprar um Celta representa “caminhar junto com o mundo”, ou seja, atualmente (acumulado 2004 até setembro) o mesmo está na quarta posição do ranking de vendas com 87.159 unidades emplacadas, perdendo apenas para o VW Gol, Fiat Palio e linha Corsa (Sedan + Hatch).

Este excelente volume de vendas serve também para atestar as qualidades do veículo, ou seja, aquele veículo que não atende as premissas de baixo custo de manutenção, bom valor de revenda, razoável desempenho, jamais venderá nestas proporções.

Não são todos os modelos Celta configurados com direção hidráulica. Você mencionou o ar condicionado no modelo e isto já pode representar um diferencial em sua compra. De item de conforto o mesmo passou a ser considerado de segurança. Também irá lhe trazer um melhor valor de revenda futura. A possível falta da direção hidráulica pode ser um item prejudicial, considerando a disponibilidade destes nas outras opções de compras. Ainda assim um test drive poderá lhe dizer se esta lhe faz falta ou não.

Como o veículo é pequeno e de fácil condução e manobras o mesmo não tem aquela necessidade tão grande.

Fiat Palio 2002:

Naquele ranking acima mencionado a Fiat Palio aparece em segundo lugar com 94.273 unidades emplacadas em 2004. Este número já é suficiente para atestar a qualidade do veículo escolhido. Ao final de 2003 a Fiat alterou o design da linha Palio e com certeza o seu modelo pertence a geração antiga (geração II). Esta geração ainda continua em produção, nos modelos de entrada da montadora, mas o mercado já considerava o Palio como o geração III (novo modelo). No seu caso esta mudança de modelo não traz muitos problemas, pois aquela desvalorização já ocorreu, ou seja, comprar agora aquele modelo desatualizado, representa que você já ganhou a desvalorização de mercado por conta do novo lançamento.

Numa venda futura, daqui a alguns anos este geração II pode representar maiores dificuldades de vendas, pois o mercado estará olhando mais para o geração III usado. Ainda assim não seria um ponto tão negativo em sua decisão de compra, pois a vantagem financeira já existe no momento de início do negócio.

Brava 2001:

Quando comparamos este modelo com os dois anteriores, estamos diante de carros de segmentos distintos, ou seja, os dois primeiros pertencem o chamado carros pequenos do segmento de entrada do mercado, carros com motor 1.0. O modelo Brava situa-se no segmento intermediário, carros médios, versão Hatch, motores de 1.6 litros para cima. Em seus tempos de glória a proposta do mesmo era competir com os modelos VW Golf e GM Astra Hatch.

Não há duvidas que estamos falando de um melhor carro, um melhor produto, um outro segmento de atuação.

Nem assim existem ressalvas e nem tudo é maravilhoso: o modelo Fiat Brava nunca chegou a fazer aquele sucesso todo quando comparado ao seu arqui rival o VW Golf. A Fiat descontinuou o mesmo na Europa com a chegada do Fiat Stilo e aqui no Brasil demorou um pouco, mas acabou acontecendo o mesmo. Estamos diante de um modelo não mais oferecido no mercado. Aquela maior desvalorização, por conta do término da produção já ocorreu, ou seja, comprar agora significa comprar o modelo um pouco mais desvalorizado. Como sua preocupação futura também diz respeito a desvalorizações, tenha em mente que este, dentro das opções apresentadas, deverá ser e de maior dificuldade comercial futura.

Acima estamos diante do cenário avaliado pela razão. Como estamos diante de veículos usados, o estado geral do mesmo, a procedência e conservação poderá alterar tudo o que já foi dito. Se este Brava 01 for considerado aquela “mosca branca”, pouco rodado, único dono, plano de manutenções feitos em revenda autorizada, passa a ser a nossa escolha. Se nada disso ocorrer, o Celta nos parece a sua melhor escolha, entretanto o mesmo raciocínio aqui apresentado para o Brava também pode existir para o Palio.

Em nossa homepage existem diversas consultorias publicadas sobre dicas de compras de usados. Uma leitura neste material irá contribuir em sua decisão de compra, bem como outros trabalhos também publicados sobres os modelos tencionados.

Vamos anexar uma tabela com algumas especificações técnicas sobre os carros pretendidos. Irá também contribuir em sua escolha.

Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento