Pergunta

Estou interessada no Pajero TR4 04/05.
Mas gostaria de saber qual seu custo/benefício, se a manutenção e o seguro são muito elevados, comparados com seus concorrentes, bem como se é bom de revenda.
Qual seria melhor, o Pajero TR4, a nova Sportage ou a Blazer?

Daniela B. Butner

Resposta

Prezada Daniela,

Vejamos algumas considerações em relação aos seus questionamentos.

Inicialmente você considerou dois carros do mesmo segmento (Pajero TR4 e Kia Sportage / Sport Utilities Lights), enquanto que a Blazer GM já pertence ao mesmo segmento dos Sport Utilities mas numa categoria de veículo maior. Supostamente o modelo Mitsubishi que concorreria com esta Blazer seria o modelo Pajero Mitsubishi Sport e no caso da Kia o novo Sorrento estaria mais próximo deste.

Diante deste cenário já percebemos alguns pontos a favor do modelo GM, ou seja, faz parte de sua opção de compra, tem uma relação de custo / benefício bem próxima dos outros modelos considerados e ainda está no posicionada no segmento superior.

Infelizmente nem tudo é alegria. Indiscutivelmente não há como negar o sucesso da Sport Utility nacional, até porque antes do lançamento da Nissan Frontier era o único modelo “made in Brasil” oferecido neste segmento. Como os concorrentes eram todos importados (sofrem muito com as altas taxas cambiais) a Blazer Executive motorização a diesel, tração 4×4 chegou a valer acima de R$ 105 mil reais. Qualquer coisa mais próxima disto e importada ultrapassava os R$ 150 mil reais.

Também é sabido que a família S10 / Blazer já demonstra ares de um design mais desatualizado em relação aos novos modelos concorrentes e esperasse ou acreditasse que a GM deve estar pensando em algo para esta família de veículo. Pode ser penas um face lift, ou seja, aquelas pequenas mudanças de estilo, grades frontais, faróis, etc, ou poderia ser uma nova geração, mudanças mais radicais, ou outro projeto, um outro veículo. Esta duvida já existe há tempos mas ainda não temos indícios de um novo produto na família S10 / Blazer da GM.

Kia Sportage: já respondemos várias consultorias sobre a continuidade da oferta deste modelo em nosso mercado. Até então era uma incógnita. Recentemente a importadora apresentou o novo modelo Sportage que trata-se de um novo veículo, totalmente reestilizado em relação ao modelo até então oferecido. Também foi anunciado que a montadora deve montar uma fábrica no Brasil para produzir alguns modelos da marca. Infelizmente o primeiro modelo é um caminhão de carga, pequeno, ou seja, ainda que não seja o modelo Sportage traz mais segurança aos proprietários da marca atuais e futuros. Há um consenso no mercado que quem não tem ao chamados veículos top premium (BMWs, Audis, Mercedes-Benz, Porsches, Ferraris, Masseratis, Jaguar, entre outros) terá que ter uma manufatura local para pensar em sobrevivência. A Kia Motors representa uma das poucas importadoras de nosso mercado que ainda consegue um razoável sucesso de vendas, mas demandará uma manufatura local.

Infelizmente o seu veículo pretendido representa um modelo importado (agora e no futuro) e isto sempre será mais desvantajoso em relação às opções made in Brasil. Os serviços de pós-vendas dos importados (manutenções preventivas, corretivas, peças de reposição e mão de obra especializada) sempre serão mais difíceis e caras em relação aos similares nacionais.

O modelo Kia Sportage antigo era oferecido ao mercado com valor sugerido próximo de R$ 70 mil reais. Ainda não vi quanto este novo Sportage custa, mas havia informações preliminares que estaria custando muito mais do que isto, pois conforme já dissemos trata-se não apenas de uma nova geração, mas de um veículo bem mais evoluído. Informações preliminares de publicações especializadas mostram que o modelo deve ser oferecido com valores acima da casa dos R$ 100 mil reais……….estando disponível somente a partir de janeiro / 05.

Mitsubishi TR4: respondemos várias consultorias sobre este modelo e sempre dissemos que este seria a melhor opção do mercado quando a Ford lançasse o seu EcoSport com tração 4×4 e mais repleto de acessórios. O modelo é fabricado em Catalão – Goiás e vende com relativo sucesso. Com certeza este lançamento da Ford (EcoSport 4×4) fez com que potencias compradores do mercado passassem a observar mais esta opção de compra. Ainda que o TR4 esteja um pouco acima do patamar de preços do EcoSport 4×4, não há duvidas tratarem de veículos distintos, ou seja, aquela diferença vale quanto pesa.

Sucesso EcoSport: não há duvidas que o modelo caiu no gosto de todos. Tanto é verdade que a própria GM lançou recentemente uma versão mais despojada da linha Blazer, para fisgar potencias compradores dos EcoSports mais caros. Ainda que esta Blazer seja mais despojada, possui os atributos que como comprador mortal deseja (ar condicionado e direção hidráulica) e apela para o argumento de ser um veículo (GM Blazer) realmente posicionada em outro segmento.

O sucesso desta versão Blazer Advantage foi tanto que de série especial e limitada existe a tendência de se tornar um veículo de linha. Das 250 unidades / mensais inicialmente previstas o volume e procura saltou para 400 unidades / mês. Quando foi lançada ao final de julho tira valor sugerido entre R$ 50 mil e R$ 60 mil reais.

Talvez até seja este modelo que faça com que a Blazer faça parte de sua lista de opções de compras.

Seguros: o modelo importado tem uma tendência a ter um seguro mais caro. Não é regra geral, pois como vende bem menos, supostamente o seu índice de sinistralidade acaba sendo menor, ou seja, às vezes a cotação para este tipo de veículo pode surpreender.

A Mitsubishi chegou a oferecer modelos de seu portifólio com apólices de seguros subsidiadas, custos anuais em torno de 5% do valor do bem, acrescido ainda da instalação de rastreadores de veículos, dispositivo este que contribui bastante para uma diminuição de custos no seguros. Cindo por cento de valor de seguro representa um excelente negócio. No mercado de veículos de passeios este número gira em torno de 6 a 8% do valor do bem. No caso do segmento dos Sport Utilities, suas intenções de compras, este valores devem subir um pouco, com algo próximo de 10%. Tudo também irá depender de seu perfil (idade, cep de moradia, nível de bonificação atual, perfil de utilização do bem, número de sinistros em anos anteriores, etc, etc).

Revenda: não há duvidas que o modelo GM sempre será um veículo mais comercial em relação aos concorrentes aqui apresentados. Desde o seu lançamento em nosso mercado representou o sonho de consumos de muitos e normalmente aquilo que ocorre no mercado dos novos se repete no mercado de usados. Ainda que o mesmo esteja meio desatualizado em relação aos novos sonhos de consumo dede nosso mercado, o modelo Blazer será sempre muito procurado no mercado de usados.

Mitsubishi TR4; Algumas pessoas ainda pensam tratar-se de um modelo importado pois os primeiros que aqui chegaram eram importados do Japão (Mitsubishi Pajero IO). O reduzido número de rendas autorizadas da marca, quando comparado com a bandeira GM também pesa contra. Ainda assim o sucesso atual deste modelo no mercado de novos tende a se repetir no mercado de usados.

Kia Sportage: se o veículo acima tem os seus problemas, que é nacional e possui uma maior rede de revendas autorizada, quando comparada com esta, o que vamos dizer deste. O mesmo também sofre daquela “síndrome” do que será o futuro da marca em nosso país. Até então, antes do anuncio desta fabricação local do modelo Kia Bongo, haviam duvidas neste sentido. Superado este momento fica apenas o fato do modelo ser considerado um veículo importado.

Particularmente (veja bem agora é uma avaliação pessoal) eu compraria o modelo Mitsubishi, depois o GM e por último o Kia. Se você inverter a posição dos dois primeiros, também estará certa em sua decisão de compra.

Vamos nos falando,

Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento