Pergunta

Bom dia.

Antes de + nada quero parabenizar o site pelas informações fornecidas de grande importancia e conhecimento do mundo automobilistico, onde poucas pessoas sabem opinar de forma tão simples e objetiva, conhecedora do que estão falando.

Bem, pretendo adquirir um segundo veículo (novo) e estou em dúvida entre um GOLF 1.6 (Veículo que sempre venerei pela dirigibilidade, e um FOX Sportline, os dois veículos possuem a mesma força motriz 1.6 EA111, e o mesmo cambio, porém um é FLEX, e o outro não, temos também o diferencial de modelo, um multe uso e outro + esportivo, fora isso um projeto novo e outro de 1998 quando o veículo foi lançado, e mais ainda , seguro do golf + caro que o fox, e também mecânica e peças que são + caras.

Apesar de gostar muito de automóveis e ler bastante sobre o mundo automobilisto, pairam essas dúvidas.
Na verdade esquecendo a diferença de preço, tenho uma grande queda pelo GOLF, principalmente pela dirigibilidade e acabamento, pontos que não encontrei no FOX.

Conheço também uma pessoa que compraou o FOX e ficou com ele apenas 2 meses, por acha-lo barulhento e gastão.
Gostaria muito que vocês pudessem dar sua opnião.

Muito obrigado
Reinaldo Cerri

Resposta

Caro Reinaldo,

Inicialmente agradecemos os seus elogios em relação ao nosso projeto.

Vejamos se conseguimos atender as suas expectativas:

Qual veículo comprar: VW Golf x VW Fox

Dificilmente o novo modelo da VW Fox ganharia esta parada, pois em termos de portifólio VW a família Pólo da VW posiciona-se no inicio das opções de compras, ou seja, estamos diante de veículos de categoria muito distintas.

O portifólio VW atual é representado pela linha Fox, linha BX Gol / Parati e Saveiro (está depois do Pólo pelo tamanho do mesma), linha Pólo (está depois do Gol pelo posicionamento na faixa dos compact premium), linha Golf, linha Bora e linha Passat. Ainda temos o VW Beetle e o Sport Utility Touareg que representam veículos com menor volume de vendas.

Diante do cenário acima é evidente que a intenção Golf leva e tem obrigação de levar vantagens sobre a linha Fox.

O seguro pode ser um ponto desfavorável para a linha Golf. Atualmente as seguradoras tem utilizado a solução de rastreadores nesta categoria de veículos, diminuindo em muitos os custos de suas apólices, pois o risco diminui em muito.

VW Golf Geração IV: você já mostrou ser um estudioso do mercado e sabe que o veículo pretendido data de 1998 representando a quarta geração da família Golf já lançada. Em outros mercados (Europa) já temos o Golf geração V, pois o geração IV já não era tão competitivo com outros recém lançados veículos mundiais (novo Astra, novo Focus, Citroen C4, Fiat Stilo, Peugeot 307, entre outros).

Atualmente a fabrica da VW em São José dos Pinhais – Paraná atende o mercado local e também oferece o nosso Golf geração IV para os EUA / Canadá.

No mercado americano, um modelo para ter sucesso, precisa estar sempre atualizado, pois representa o maior mercado automotivo do mundo, onde a concorrência é brutal. Nosso Golf “made in Brazil” geração IV está com os dias contados naquele País, pois a montadora VW já comunicou que o novo Golf Geração V será montado em Puebla – México, atendendo os países do Nafta (EUA / Canadá).

Supostamente este Golf Geração V não era feito em terras locais e é bem provável que seja importado do México, visto os acordos bilatérias que temos agora com este País.

E o nosso Golf geração IV ??? Permanece sendo produzido no Paraná. O mesmo divide a linha de montagem com o outro modelo Audi A3. A Audi já declarou que produz o modelo até o final do 2005. Executivos da montadora brigam para que esta manufatura local seja prorrogada até 2006.

Quando o Golf geração IV deixar de ser exportado aos EUA / Canadá e o Audi A3 nãos ser mais manufaturado, teremos uma planta atendendo o mercado local somente. A VW também já declarou que devemos ter um Golf Geração IV e meio, se isto é possível. Deve ser algo entre o modelo atual e aquele geração V vendido em outros mercados, ou apenas um face lift na família, na tentativa de se manter o modelo por mais algum tempo, sem maiores investimentos.

Uma coisa é certa e justificável: nos volumes atuais de vendas da linha Golf, em terras locais, até setembro de 2004 a montadora acumula o emplacamento de apenas 10.572 unidades do modelos, não seria suficiente para depreciar os investimentos de uma nova linha de produto, pois o Golf Geração V é um novo carro, mas caro, mas repleto de acessórios e componentes, outras motorizações, etc, etc, etc.

Tudo indica que a montadora irá permanecer com a estratégia de fabricar plataformas distintas em poucos lugares e pelo andar da carruagem as famílias Pólo e Fox serão os nossos produtos, atendendo inclusive a outros mercados.

A história é longa, mas para você potencial comprador de um modelo Golf precisa ser conhecida. Ainda assim não consegue justificar a compra do Fox frente ao modelo Golf.

Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Nelson.

Boa tarde.

Muito agradecido pelo pronto atendimento e resposta acertativa, modestia parte tenho conhecimento no que você colocou, como apreciador de automóveis, leio bastante o que me deixa sempre a par do que está acontecendo no mundo dos carros, porém gostaria de ter uma informação; que nem os proprios conssecionários ainda o têm, ou fazem de conta que não sabem.

Para dar uma sobre-vida ao GOLF estariam fazendo o face lift + a introdução do motor flex, motores já existentes no FOX e na família POLO a ser vendida ainda esse mês. Na verdade essa sobrevida já esta acontecendo com o lançamento do SPORT, A criação de modelos especias, é o método utilizado pelas montadoras para dar um impurãozinho nas vendas.

Espero não ter sido convencido, porém gostei muito da forma que v. coloca as respostas, com um conhecimento profundo e bastante claro nas idéias.

Como eu conheci o SITE, através de uma busca no google, palavra chave (GOLF FLEX).

Nelson, apesar de não ter tanto tempo para pesquisas e nem o grande conhecimento que você tem, gostaria de poder ajudar ou opnar sobre algum assunto relativo aos automóveis, mesmo porque tenho me divirto como uma espécie de consultor de automóves para os meus amigos, é uma coisa que faço naturalmente por gostar muito do assunto.

Já recomendei o seu SITE, para um amigo que tem uma pagina na WEB sobre carros e tunning mais focado na minha região.

Reinaldo Cerri