Pergunta

Ola, boa tarde.

Sou um fã do site de vocês, e já o indiquei para alguns amigos.
Hoje pela primeira vez, estou necessitando de um apoio.
Possuo um astra GLS 2.0, completo, ano 98/99, com quase 70000kms rodados.
Sempre fiz as inspeções e revisões na concessionária, e acredito, que fora alguns arranhões, ele está em perfeito estado.
Porém, o fato de ja possuir alguns kms a mais do que o (meu) desejado, estou seriamente disposto a trocar.
Acredito que carro usado seja o mais indicado.
Queria uma opinião (como sempre) sincera para quais veículos poderei prestar mais atenção.
Faço apenas questão que possua DH, AR, som e vidros elétricos.
Como praticamente não pego estradas, a opção de 1.0 também pode ser indicada.
Pensei em carros como o Peugeot 1.0 ou 1.6, o Classe A, fiesta 1.0 supercharger e até mesmo o Honda FIT (apesar do preço alto).
Se puderem me ajudar a decidir ou indicar algum ainda mais provavel ao meu perfil, agradeceria muito.

Abraços
Daniel Stur

Resposta

Caro Daniel,

Temos várias consultorias publicadas sobre os modelos mencionados e a estratégia de publicar alguns de nossos trabalhos, visa exatamente conseguirmos atender o maior número de pessoas possíveis com uma informação prévia a sua disposição.

Vamos redigir aqui alguns “high ligths” sobre os carros mencionados, mas por favor verifique em nosso banco de dados de consultorias já realizadas mais informações importantes a sua pessoa.

Ar condicionado e direção hidráulica: você já acertou nas premissas d compra de seu veículo. Os itens aqui mencionados antes considerados como itens de conforto agora são tratados como itens de segurança. Além disso irão garantir a você um maior valor de revenda futura e durante a utilização do seu veículo você depreciará o investimento realizados nestes.

Carro 1.0: o mercado dos carros 0 km ainda é representado por 50% das vendas realizadas neste setor, ou seja, comprar um carro 1.0 ainda representa estar caminhando com o mundo. Evidentemente se seu orçamento permitir um veículo de maior potencia sempre representará uma melhor dirigibilidade.

Peugeot 206 1.0 ou 1.6: no início de nosso projeto (2001 / 2002) sempre referenciamos tal modelo como uma das melhores opções de compra em nosso mercado de veículos, tanto no segmento doa carros populares (motor 1.0) como no segmento dos carros de maior motorização (motor 1.6).

Com a chegada dos novos lançamentos (novo Ford Fiesta, novo GM Corsa, novo Citroen C3, novo VW Pólo, novo VW Fox, novo Renault Clio, entre outros) seria natural que nossa posição mudasse um pouco. Não podemos desmerecer o modelo Peugeot 206 mas quando estamos falando da compra de um veículo 0 km, optáramos por um modelo mais novo.

Recentemente a mídia especializada já divulgou a chegada de um novo modelo Peugeot 207 o qual seria o sucessor da família 206 a ser lançado no mercado Europeu ao final de 2005, inicio de 2006. Ainda não se sabe se este modelo terá a nomenclatura 207, mas já se sabe que já algo de novo neste segmento do fabricante Peugeot. A mesma recentemente lançou o novo Peugeot 1007, o modelo de entrada do fabricante no mercado Europeu. Se avaliarmos todos os últimos lançamentos da marca, em todos os segmentos, a maior competição entre os modelos e o período que a linha 206 não sofre alterações, chegamos a conclusão que este modelo deve representar a próxima mudança da montadora em termos mundiais.

Mercedes-Benz Classe A: temos várias consultorias respondidas sobre o modelo e sempre falamos muito bem do mesmo, quando avaliamos a relação custo / benefício que o modelo sempre ofereceu. Infelizmente o mesmo nunca chegou a decolar em volumes de vendas e a cada ano que passa piora ainda mais a situação. No acumulado de 2004, até setembro foram apenas 3.730 unidades vendidas do mesmo. Em igual período do ano passado houve redução de 27%, ou seja, a montadora havia vendido 5.161 unidades do modelo.

No melhor momento da oferta do modelo foram vendidas 12 mil unidade em um ano. Para quem fez uma fabrica em Juiz de Fora – Minas Gerais, e esperava vender (produzir) 70 mil unidades / ano, este número está bem abaixo.

Ainda que o veículo seja maravilhoso investir num MB Classe A, 0 km, neste exato momento representa viver perigosamente….

Honda Fit: A Honda já não consegue o mesmo sucesso de vendas de seu modelo Civic, depois da cehgada de novo (não tão novo) Toyota Corolla em junho de 2002. Em contrapartida as vendas do modelo Honda Fit vão muito bem e obrigado, superando em muito as previsões iniciais dos executivos da monatdora.

No acumulado de 2004 (até setembro), o Honda Fit já emplacou 21.419 unidades e ocupa a 13 posição de veículo mais vendido em nosso mercado. Se pensarmos que o mesmo não é oferecido no segmento de entrada do mercado (carros com motor 1.0), os números de vendas até aqui apresentados atestam a qualidade e aceitação pelo modelo.

Se este estiver dentro de sua previsão orçamentária, com certeza é um dos modelos que encabeçam a lista de nossos preferidos do mercado.

Somente como referência de vendas atuais, aqui vai uma lista dos top 15 de nosso mercado, ano 2004, parcial setembro:

1) VW Gol: 129.116 unidades emplacadas
2) Fiat Palio: 94.273 unidades emplacadas
3) GM Corsa: 88.238 unidades emplacadas
4) GM Celta: 87.159 unidades emplacadas
5) Fiat Uno: 67.471 unidades emplacadas
6) Ford Fiesta: 47.806 unidades emplacadas (modelos novos / antigos)
7) VW Fox: 34.629 unidades emplacadas
8) Fiat Siena: 28.670 unidades emplacadas
9) Renault Clio: 28.016 unidades emplacadas (todos os modelos da família Renault)
10) GM Astra: 27.868 unidades emplacadas (todos os modelos da família Astra)
11) Toyota Corolla: 27.005 unidades emplacadas
12) Peugeot 206: 26.682 unidades emplacadas
13) Honda Fit: 21.419 unidades emplacadas
14) VW Pólo: 18.623 unidades emplacadas
15) Ford Ka: 16.916 unidades emplacadas
Na 30 posição aparece o MB Classe A com 3.730 unidades emplacadas.

Pelos números acima percebemos que duas de suas intenções de compra (Honda Fit / Peugeot 206) apresentam excelente posicionamento no ranking de vendas.

O VW Fox também ocupa posição de destaque e mostra que a VW está recuperando o seu market share com este recentes lançamentos (linha Polo, linha Fox). O campeão de vendas há mais de 17 anos continua sendo o modelo Gol da montadora e também pode fazer parte de sua lista de intenções, apesar de representar um modelo já meio defasado, comparando com os seus “irmãos” mais novos.

A linha Peugeot 206 continua vendendo bem e talvez as mudanças de design introduzidas no início deste ano, acrescido dos incentivos que a montadora tem oferecido ao mercado, representam estratégias para manter as vendas do modelo em alta.

Veja mais algumas consultorias publicadas em nosso homepage e na seqüência evoluímos um pouco mais em nossos trabalhos.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Boa noite.
Mais uma vez, esse belo site me surpreendeu…a resposta foi precisa e imediata. Gostei muito do que escreveram e sugeriram.
Irei pensar com mais cautela.
Realmente, o Honda Fit me encanta, porém o alto preço dele ainda pra semi-novo está salgado.(o mais em conta que encontrei foi R$29000).
De qq forma, continuarei pesquisando preços e qualidade nos sites (existe algum melhor e recomendável?).
Quanto ao conhecimento do site, a primeira vez que o conheci, foi no final do ano passado, meio que por acaso, via Google.
Ai indiquei para amigos, e sempre que lembro, entro no site pra ler as consultorias e as dicas.
(Alias, se conseguissem listar uma média de preço de seguro para os carros, seria ótimo…pois, nenhum site até hj possui uma listagem deste tipo.)
– conheco a dificuldade, pois o preço varia de seguradora, idade, entre outras caracteristicas do motorista.
Mas algumas médias poderiam ser disponibilizadas.
No demais, continuam de parabéns.
Abraços

Daniel