Pergunta

Olá!

Vou comprar meu primeiro carro no início no ano 2007 e estou bastante confusa quanto a dois modelos que me interessaram bastante.

De início tive uma paixão pelo FOX, mas hoje estou tendo meio balançada pelo C 3.

O que você sugere?

Confesso que tenho medo da manutenção do C 3 ser muito cara, e penso no Fox porque sempre ouvi meu pai dizer que “carro é um volkswagem” porque tem a manutenção barata, etc, etc…

Mas, o C 3 é 1.4 e tem um acabamento bem melhor que o FOX, e ainda está praticamente do mesmo preço que o FOX 1.0.

Qual carro eu compro?

Obrigada!
Christianne Maria dos R. Bastos

Resposta

Cara Cristianne,

Ainda que você não seja uma Segurada Automoveldicas (nem poderia ser pois ainda não tem um veículo) e nem uma Associada Automoveldicas, vamos dar uns palpites, pois será o seu primeiro carro. Além disso você tem “Bastos” em seu sobrenome e quem sabe não somos “meio parentes”.

VW FOX ou Citroen C3.

A pergunta não é dificil de ser respondida, visto que estamos falando de carros mundiais, recentemente lançados, com relativo sucesso nos mercados onde atuam, etc, etc. Quando isto acontece a decisão final de compra deve ser amparada por dois importantes fatores:

# O seu gosto pessoal, visto que é você que vai dirigir o veículo, ou seja, não adianta o carro ser excelente se você não gosta do mesmo.

# E a oportunidade financeira do negócio.

Este segundo quesito você já até percebeu pois recentemente a Citroen vem oferecendo o seu modelo C3, motor 1.4, repleto de acessórios (já vem com direção assistida e ar condicionado, itens fundamentais em um veículo desta faixa de preço) a preço de R$ 37.4000,00 (trinta e sete mil e quatrocentos reais).

Veículo 1.4, com importantes itens de série a preço de veículo 1.0, ponto para o modelo Francês.

Alguns fabricantes passaram a investir em motores um pouco maiores (1.4 por exemplo) viabilizando desta forma a exportação deste modelo para outros países. Lembre-se que o sucesso do motor 1.0 só ocorreu em terras locais pois o Governo reduziu tarifas para tal motorização, representando preços mais competitivos. Hoje esta redução tarifária já não representa tanta diferença final de preço e aquela possibilidade de exportação dos modelos acaba representando maiores volumes de produção, maiores ganhos de escala, preços mais acessíveis, etc, etc.

“Carro é um Volkswagen”: palavras do seu pai…….O mesmo não está totalmente errado, mas esta afirmação serve para qualquer uma destas grandes marcas, fabricantes de veículos. A montadora que não atender as premissas de um bom veículo estará com os dias contados. Confiabilidade, preços justos, baixo custo de manutenção, baixo consumo de combustível, desempenho de acordo com o segmento do veículo, bom valor de revenda, excelente oferta de serviços de pós-vendas, etc, etc.

O Grupo francês PSA Peugeot – Citroen representa a segunda montadora do mercado Europeu, o segundo maior mercado mundial de veículos e as expectativas para o nosso mercado local são de maior crescimento ainda. Recentemente a Citroen anunciou que irá lançar um veículo a cada ano, até 2010 quando pretende ter sua partipação de mercado em torno de 4,8%. Hoje esta participação está na casa dos 1,9%. Neste mesmo período o numero de revendas autorizadas deve subir para 125, frente as 82 do dia de hoje.

O que tudo isto representa:

Quanto maior a participação de mercado, maior o número de revendas autorizadas, mais pessoal treinado, mais peças de reposição na prateleira, menores od custos de pós-vendas, a confiança de que os franceses vieram para ficar e mais do que isto para fazer sucesso em nosso mercado.

Veja alguns destaques sobre o veículos Citroen C3:

# Carro do ano 2003, na Espanha, Hungria, Países baixos, Croácia e Dinamarca
# O automovel mais bonito do mundo na Itália
# AutoBest 2003 em nove países da Europa Central
# O carro da familia do ano 2003 na Bélgica
# Carro importado do ano no Japão.

O que tudo isto tem a ver com você. São apenas referências que atentam que estamos diante de um excelente produto, ainda mais sendo ofertado em excelentes condições financeiras.

Agora vejamos os volumes de vendas em nosso mercado local (posição até outubro 2006):

Volkswagen Fox + VW CrossFox:

Outubro de 2005: 9.404 unidades licenciadas
Outubro de 2006: 8.727 unidades licenciadas (queda de 7,20% em relação a igual período do ano anterior)

Ano 2005: 72.868 unidades licencidas
Ano 2006: 87.623 unidades licenciadas (aumento de 20,25% me relação a igual período do ano anterior)

Citroen C3:

Outubro de 2005: 1.455 unidades licenciadas
Outubro de 2006: 2.269 unidades licenciadas (aumento de 55,95% em relação a igual período do ano anterior)

Ano 2005: 9.556 unidades licencidas
Ano 2006: 17.603 unidades licenciadas (aumento de 84,21% em relação a igual período do ano anterior)

O que estes números todos mostram e atestam:

# Que o modelo VW Fox ainda vende muito bem, com um aumento de 20% em relação ao ano anterior, ou seja, é um modelo em ascendência de vendas.

# Os volumes de vendas do modelo VW são bem maiores, que o modelo Citroen, até porque o modelo Fox é oferecido com motor 1.0 e versão de duas portas (veículos mais em conta) situação não disponivel no fabricante francês.

# O pequeno Francês vem aumentando sua fatia de mercado e com certeza parte de seu sucesso é justificada pela disponibilidade do motor 1.4 e por uma forte estratégia da montadora em oferecer tal modelo numa excelente relação de custo / benefício.

No mercado de veículos, quando isto ocontece, normalmente acaba representando sucesso de vendas. São exemplos desta estratégia corporativa o novo Ford Fusion, o VW New Beetle, a familia VW Polo, o VW Bora, mais recentemente o GM Vectra, a continuidade do sucesso da familia Toyota Corolla, a nova Nissan Pathfinder, entre tantos outros.

Até o momento você já deve estar perguntando se nós trabalhamos para a Citroen. Não é verdade. Apenas apresentamos os fatos e as conclusões acabam sendo tomadas baseadas nestes fatos.

Sua dúvida de compra pode até existir, mas como estamos diante de duas receitas de sucesso, não só em nosso mercado, como a niveis mundiais, não existirá o erro em sua decisão final. Qualquer escolha será certa e com certeza você estará fazendo uma excelente compra.

Importante ressaltar se a Citroen irá manter tal oferta até janeiro de 2007, período que coincide com sua intenção de compra. Normalmente quando o exercício fiscal termina, termina também as promoções corporativas, pois aquilo que fora planejado em termos de estratégias de vendas, volumes, aumentos de participações, etc, etc, já aconteceu. O ano seguinte representa um novo momento para as industrias e novas estratégias serão implantadas.

Vamos nos falando e boa sorte com o seu novo veículo.

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos
site www.automoveldicas.com.br 

Agradecimento

Prezado Nelson,

Muito obrigada pela sua atenção e gentileza! É muito bom saber que há excelentes representantes da família “Bastos” espalhados pelo mundo… Devemos ser “meio parentes” mesmo!! À propósito, sua família é de onde?!

Bem,quanto à minha consulta, pode ter certeza que sua resposta foi muito além do que uma simples opinião! Você expôs os fatos e me deixou bem à vontade para decidir, embora eu continue achando que você trabalha para a Citröen… (brincadeira!)

Pois bem, agora eu decidi!! Irei mesmo comprar o C 3!! Amanhã ligarei para um amigo meu que trabalha na Citröen e conversarei um pouco mais sobre preço, cor, som, alarme, etc, etc…

A questão agora é: compro o carro ainda esse ano, onde o modelo será 2006/2007, e aproveito as boas ofertas de final de ano, ou espero pela versão 2007 e corro o risco de um belo aumento de preço, sem qualquer oferta melhor. Trata-se mesmo de um ponto interessante a ser observado? Dizem por aí que o chamado “duas cabeças” não é muito valorizado na revenda…

Obrigada,
Christianne Bastos Ribeiro