Pergunta
Caro Nelson Bastos
sempre tive automovel 1.0 devido a economia pois rodo diariamente cerca de 70Km.
No entanto estou pensando em adquirir um fiesta 1.0 ou um polo sedan 1.6 estou em duvida quanto a economia ou ao conforto.
Gostaria de saber sua opiniao.
Não conhecia esse site conheci agora e por acaso e já o adicionei ao meu favorito gostei de saber que tem alguem preocupado em passar seu ponto de vista aos leigos.
A partir de agora serei um frequentador assiduo agraeço e espero sua resposta.
Obrigado,
Andrey Stroder
Resposta
Caro Andrey,
Acredito que você tenha se enganado em seu questionamento quando coloca a opção do Fiesta 1.0, visto que sua futura intenção de compra, referere-se a um veículo 1.6. Ainda assim o que vamos acrescentar, vale para qualquer um dos casos.
Motores 1.0: na verdade a industria automotiva lançou esta geração de motores pois em algum momento a cobrança de tributos (IPI) para veículos com motores até 1.000 cc (1.0) era muito mais em conta, quando comparado aos outros motores.
Depois o governo resolveu que motores 1.0 pagavam menores tributos e motores acima de 1.0 até 2.0 pagariam um tributo um pouco maior, cquando comparados ao 1.0. Neste momento so veículos 1.4 ou 1.6 passaram a apresentar valores bem próximos frente aos motores 1.0, oferecendo uma potência muito melhor.
Além disso a industria automotiva local pensa de maneira globalizada, ou seja, o que é produzido até também tem como destinos outros mercados e aquele motor 1.0 não era aceito nestes mercados.
Produzir um motor mais caro (1.4 ou 1.6) entregá-lo também a outros mercados representava um maior volume de fabricação, representando menores custos. Desta maneira o carro 1.0 ficou com o seu preço muito próximo dos carros de maior cilindrada.
Consumo: ambos os modelos tem como apelo o consumo de combustível. A Industria automotiva busca o tempo todo fazer um motor pequeno, baixa cilindrada, oferecendo boa potência e principalmente com um baixo consumo de combustível.
Motores 1.0 ou 1.6 tem uma tendência de consumir quase a mesma coisa. Se você anda num trânsito urbano não precisa de potência e neste caso o motor 1.0 atenderá mais as premissas de consumo de combustível.
Agora se você anda em estradas, com certeza, um motor 1.6 renderá mais, pois falta força para um motor 1.0 e na maioria das vezes são necessárias trocas de marchas, reduções, etc, etc.
Para rodar os seus 70Km por dia, talvez você gaste um pouco mais, mas nada que não pague o trazer de dirigir um carro com melhor performance.
Qual veículo comprar:
Você escolheu dois veículos que representam os carros chefes das montadoras na busca de um melhor posicionamento de mercado.
A linha Ford Fiesta é sucesso de vendas deste o seu lançamento e recentemente sofreu alteração de design.
A VW também acreditou em sua linha Polo, não vendeu como era a expectativa inicial da montadora, mas ainda assim a mesma também fez alterações de design neste familia, buscando uma melhor aceitação dos potencias Clientes.
Vejamos uns volumes de vendas que irão contribuir em sua decisão de compra:
Números de vendas até abril de 2007:
Ford Fiesta Hatch:
Abril 06: 3.409 unidades emplacadas
Abril 07: 5.507 unidades emplacadas (alta de 61,54%)Janeiro a abril de 2006: 17.953 unidades emplacadas
Janeiro a abril de 2007: 21.965 unidades emplacas (alta de 22,35%)Ford Fiesta Sedan:
Abril 06: 2.984 unidades emplacadas
Abril 07: 3.584 unidades emplacadas (alta de 20,11%)Janeiro a abril de 2006: 12.694 unidades emplacadas
Janeiro a abril de 2007: 14.363 unidades emplacas (alta de 13,15%)VW Polo Hatch:
Abril 06: 1.112 unidades emplacadas
Abril 07: 1.656 unidades emplacadas (alta de 48,92%)Janeiro a abril de 2006: 3.823 unidades emplacadas
Janeiro a abril de 2007: 6.231unidades emplacas (alta de 62,99%)VW Polo Sedan:
Abril 06: 868 unidades emplacadas
Abril 07: 1.968 unidades emplacadas (alta de 126,73%)Janeiro a abril de 2006: 3.909 unidades emplacadas
Janeiro a abril de 2007: 7.471unidades emplacas (alta de 91,12%)Pelos números acima já chegamos a algumas conclusões:
# Ambas montadoras colem os frutos dos novos modelos (novois design) disponibilizados no mercado, pois em todos os casos hove aumento nos volumes de vendas.
# A VW por ocasião do lançamento desta nova linha da familia Polo também fez um reposicionamento desta quando o assunto era preço de venda sugerido, ou seja, o novo veículo passou a custar a mesma coisa e em algumas situações passou oferecer mais recursos (acessórios) por um preço mesmo preço. A familia passou a ser oferecida numa mlehor relação de custo / benefício.
# A Ford reconquista uma parcela do mercado quando o assunto é o modelo Fiesta Hatch, este já era mais antigo em relação ao modelo Sedan e carecia de uma atualização. Já o modelo Fiesta Sedan sempre vendeu bem desde o seu lançamento, ou seja, a nova frente não fez muita diferença em suas vendas.
# A familia Ford Fiesta vende em maior volume quando compada a linha VW Polo entretanto não devemos nos esquecer que o fabricante de Camaçari, BA oferece também estes modelos configurados com motor 1.0 enquanto a VW oferece a linha Polo apenas com motores maiores (1.6 e 1.8). Num mercado onde o motor 1.0 ainda representa mais de 45% das vendas de novos isto acaba repreentando uma maior participação de mercado. A linha VW Fox que possui motorização 1.0 em seu portifólio totaliza vendas acumuladas em 2007 próximo de 37 mil unidades, um resultado bastante expressivo para a montadora.
Qual veículo comprar:
Com certeza o seu gosto pessoal será decisivo. Uma vez que ambos os modelos representam boas oportunidades de negócio no mercado automotivo, resta saber a sua preferência pelo modelo, pelo fabricante e avaliar as condições comerciais propostas, etc, etc.
Qualquer decisão será acertada em termos de compra.
Vamos nos falando,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos
site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento