Pergunta

Olá estou à procura de um veículo novo.

Olhei diversos carros, mas estou em dúvida entre Peugeot 206 1.4 Seletion /Palio 1.0 / Celta

Desses estou tendendo para o Peugeot pelo fato de ser 1.4 com bom preço (cerca de 30 mil).

Mas, o que me põe em dúvida é o mercado de usados do mesmo, pois dos outros dois eu conheço e sei que são bons de venda.

O que você me diria sobre o mercado do peugeot usado?

Obrigado.
Samuel Mourão

Resposta

Caro Samuel,

Normalmente o que ocorre no mercado de novos, tem uma tendência a se repetir no mercado de usados.

O modelo Peugeot 206 ainda que meio desatualizado frente as novas opções de nosso mercado continua representando uma boa opção de compra e sonho de consumo de muitos.

Referenciamos o mesmo como “meio desatualizado” pois em outros mercado o mesmo Peugeot 206 já fora substituído pelo Peugeot 207 modelo que compete em outros mercados com alguns modelos também disponiveis por estes lados (ex. Citreon C3, VW Polo, Fiat Punto, entre outros).

Ainda assim o que justifica uma alteração de design, o lançamento de uma nova geração, uma mudança mais radical está diretamente relacionada ao volume de vendas, ou seja, se o mesmo está vendendo bem, porque mudar. Mudanças representam investimentos e as vezes estas mudanças podem não trazer os aumentos de vendas tão esperados ou necessários. No mercado de automoveis, quanto mais você vender um determinado modelo de veículos, melhor será para a montadora que precisa depreciar os custos de uma familia de veículos.

O Uno Mille já é produzido há quase 30 anos. Faz sucesso, tem a fama de carro mais em conta de nosso mercado, é apreciado por muitos.

Você mesmo referenciou que o modelo Peugeot 206 com motor 1.4 está com preços bem competitivos em relação a outros dois modelos concorrentes (Palio e Celta), configurados com motor 1.0. Não existem milagres e mostra que a montadora já vem executando há tempos estratégias comerciais para avalancar as vendas deste modelo Peugeot 206.

Neste tipo de situação você pode acabar lavando vantagem pois mesmo que o modelo venha sofrer uma mudança de estilo num cusrto espaço de tempo e isto acaba representando uma maior desvalorização de mercado, você já fez um bom negócio no momento da compra.

Há indícios que este novo Peugeot 207 não seja lançado em terras locais, mas também há indícios que teremos um novo Peugeot 206 com algumas características deste modelo 207 Europeu. Ainda assim são apenas especulações. Além disso não devemos nos esquecer que a familia Peugeot 206 é composta pelo modelo Hatch e a Station Wagon. A midia especializada já até publicou algo sobre um modelo Peugeot 206 (novo) também configurado como Sedan pequeno para competir com Fiat Siena, Ranault Logan, GM Corsa Seda,, VW Polo Sedan, Fiesta Sedan, entre outros.

Vejamos os números de vendas dos veículos pretendidos sumarizados até agosto de 2007:

Fiat Palio:

Agosto 2006: 16.574 unidades comercializadas
Agosto 2007: 22.357 unidades comercializadas (alta de 34,89%)

Janeiro a agosto de 2006: 95.735 unidades comercializadas
Janeiro a agosto de 2007: 142.057 unidades comercializadas (alta de 48,39%)

GM Celta:

Agosto 2006: 11.970 unidades comercializadas
Agosto 2007: 12.382 unidades comercializadas (alta de 3,44%)

Janeiro a agosto de 2006: 77.229 unidades comercializadas
Janeiro a agosto de 2007: 81.497 unidades comercializadas (alta de 5,53%)

Peugeot 206:

Agosto 2006: 3.474 unidades comercializadas
Agosto 2007: 3.219 unidades comercializadas (baixa de 7,34%)

Janeiro a agosto de 2006: 22.320 unidades comercializadas
Janeiro a agosto de 2007: 24.506 unidades comercializadas (alta de 9,88%)

Pelos números acima já podemos chegar a algumas conclusões:

# O modelo Fiat Palio é o que apresenta maiores volumes de vendas, justificado em parte pelo recem lançamento desta nova geração disponibilizada há pouco em nosso mercado. O sucesso é tão grande que o já encosta no modelo VW Gol em volumes de vendas o campeão de vendas em nosso mercado nos últimos 20 anos. Isoaladamente agosto foi melhor para o Fiat palio frnte ao modelo VW Gol. No acumulado do ano o modelo VW leva uma vantagem de 10 mil veículos, ou seja, se a tendência permanecer é bem provável que tenhamos vantagens para a compra de um Gol 0 km.

# A GM posicina o seu modelo de entrada na quarta posição dos mais vendidos perdendo apenas para VW Gol, Fiat Palio, e Fiat Mille. Em relaçao ao Fiat Mille a diferença repreenta pouco mais de 1.200 veículos, ou seja, aquele apelo de veículo mais barato de nosso mercado já não faz tanto sentido. Tanto é verdade que o mesmo nem faz parte de sua intenção de compra.

# A linha Peugeot 206 sofreu uma perda de mercado olhando isoladamente para o exercício agosto 2006, entretanto no acumulado 2007 aponta para um crescimento de mercado quando comparado a igual período de 2006. Talvez justifique em parte esta estratégia da montadora em oferecer o seu modelo numa relação de preços tão competitiva. Importante lembrar que o moldeo Peugeot 206 não é ofertado com motor 1.0, dai a justificativa para tamanha diferença em volumes de vendas para os outros modelos aqui apresentam que também oferecem tal motorização.

Particularmente acho que a intenção de compra deste modelo Peugeot 206 faça mais sentido.

Importante: não deixe de considerar a direção hidráulica e o ar condicionado em seu negócio, por favor ambos instalados de fábrica. Não dá para investir quase R$ 30 mil reais em um veículo e o mesmo não estiver configurado com tais itens, mesmo que seja necessário um gasto maior.

Se num futuro próximo o modelo sofrer alguma mudança de design, não se procupe com desvalorizações. Considere que você já fez um bom negócio no momento da compra.

Numa venda futura você também terá um bom negócio nas mãos. A familia Peugeot 206 goza de prestígios no mercado de usados e será facil a sua comercialização. Pode comprar sem receios.

Boa sorte e sucesso com o seu novo veículo.

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos
site www.automoveldicas.com.br 

Agradecimento