Etanol ou gasolina: para decidir, também é preciso conhecer o seu veículo

InfoMoney – 23 /mai / 2011 

SÃO PAULO – O etanol está vantajoso em quatro estados do País, como mostram dados da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Mas, mesmo assim, é possível que muitos consumidores fiquem em dúvida sobre qual combustível utilizar de maneira a ter vantagem financeira.

Pela regra, para o uso do etanol ser vantajoso, é preciso que o litro custe até 70% do preço do litro da gasolina. Se a proporção ultrapassar essa porcentagem, abastecer com gasolina torna-se mais apropriado. “A relação é verídica e o consumidor teria de realmente fazer essa conta”, avalia o coordenador do curso de Gestão Financeira da Veris Faculdades, Estevão Garcia de Oliveira Alexandre.

E mesmo em casos onde a relação entre os preços dos dois combustíveis chega no limite para que o etanol seja vantajoso, como no Paraná, onde o preço do etanol equivale a 69,9% do preço da gasolina, a conta é válida, na avaliação do especialista. Contudo, para o responsável pelo site Automoveldicas, Nelson Cunha Bastos, também é preciso que o consumidor conheça o seu veículo para adotar uma decisão acertada.

Considerando os valores praticados na última semana, os dados da ANP mostram que o abastecimento com etanol é mais vantajoso também em Goiás, Mato Grosso e São Paulo.

Etanol ou gasolina?

Para Oliveira, em situações limite como a do Paraná, o consumidor tem de conhecer o seu carro para decidir com qual combustível abastecer. “Ele tem de verificar o comportamento com cada combustível”, afirma.

“É preciso considerar que um carro a etanol exige uma potência maior”, afirma Bastos. E, por isso, ele consome mais combustível que um carro a gasolina. Na regra dos 70%, a questão da rentabilidade está inclusa. A ideia é que se com 1 litro de gasolina você anda 10 quilômetros, por exemplo, com 1 litro de etanol, você anda menos, em torno de 7 km.

Para Bastos, essa relação cai bem dentro de perímetros urbanos. Mas muda nas estradas. Por isso, conhecer o próprio veículo torna a decisão mais fácil, mesmo em casos em que a relação é muito próxima ao limite. “No meu caso, se não for uma grande vantagem, eu abasteço com gasolina”, considera Bastos. “O motor trabalha melhor com gasolina. Isso é indiscutível”, diz.

Apesar disso, ele atenta para a questão ambiental que ganha com o uso do etanol. E reforça: “no fim, a decisão é bem particular, depende muito do consumidor”.

Preço

Na última semana, o etanol ficou 6,65% mais em conta e a gasolina 1,27% mais barata na comparação com a semana anterior. “Agora, a tendência é cair ainda mais. E o consumidor vai poder escolher melhor”, afirma Bastos.