Por InfoMoney,

Volkswagen realiza leilão de seminovos; especialistas dão dicas de como participar

SÃO PAULO – A Volkswagen está efetuando um leilão de veículos seminovos, fabricados entre 2009 e 2011, dentro do programa de renovação da frota de veículos dos seus diretores e gerentes.

Entre os veículos leiloados estão os modelos Touareg V8 ano 2009/2010, New Beetle ano 2009/2010, Golf 2.0 GT ano 2009/2010, além de mais de 70 gols e outros carros.

De acordo com a Superbid, empresa que realiza o leilão, para as pessoas físicas, os carros serão comercializados com garantia, que varia de veículo para veículo, enquanto para as pessoas jurídicas, os carros serão vendidos sem garantia.

Como participar

Os interessados podem participar do leilão por meio do site do Superbid e o encerramento acontece na quinta-feira (26) a partir das 12h. Para participar, é preciso se cadastrar no próprio site e solicitar uma habilitação.

Também é possível comparecer ao pregão presencial e para aqueles que quiserem conferir o carro pessoalmente antes da compra, é necessário contato com a empresa de leilões.

Boa opção, mas é preciso experiência

Entre os tipos de leilões de veículos existentes, o das montadoras é o mais indicado pelo responsável pelo site Automoveldicas, Nelson Cunha Bastos. “Geralmente são carros em bom estado, de diretores da empresa, ou então carros usados internamente por funcionários”, diz.

Mesmo assim, ele afirma que quem quiser comprar nestes leilões precisa ter uma certa experiência com veículos. “Não é a mesma coisa que comprar na loja. Você não pode ligar o carro, não pode fazer um test drive para tirar as suas impressões do veículo”, ressalta.

O especialista lembra também que, em casos de problemas mais sérios com o veículo, a empresa que faz o leilão anuncia antes de colocá-lo à venda. “Quando tem alguma batida ou um problema mecânico sério, isso é avisado para o participante do leilão”, ressalta.

Leilões de seguradoras e financeiras

Além dos leilões efetuados pelas montadoras, existem outros tipos de leilão de veículos. Um deles é o leilão promovido pelas seguradoras, em que geralmente são vendidos carros envolvidos em algum tipo de sinistro e que, portanto, podem apresentar mais problemas. “Este tipo de leilão é muito arriscado, a não ser em casos específicos, de quem compra o carro para restaurar mesmo”, diz Bastos.

E o leilão promovido pelas financeiras? “No caso de busca e apreensão do veículo por falta de pagamento das parcelas, as financeiras costumam colocar o carro em leilão. Mas, este é um caso arriscado também, porque se o antigo dono não conseguiu pagar as prestações do carro, provavelmente também não deve ter efetuado a manutenção corretamente e o veículo pode não estar em boas condições”, ressalta Bastos.

Cuidados

Para a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci, é imprescindível olhar o carro pessoalmente antes de dar um lance e analisar o custo benefício da aquisição. “Se você não entender muito de carros, é importante levar um mecânico junto para ver as condições do veículo”, afirma.

Além disso, ela aponta outros cuidados como analisar a quilometragem, verificar se não tem nenhum sinistro, se as peças são originais e se há garantia. “É preciso um documento por escrito em que conste a garantia do veículo e quais peças ela abrange”, afirma a coordenadora.

Por fim, é importante verificar a documentação. “Ver se não há nenhuma irregularidade e se o veículo possui multas”, afirma Maria Inês.