Pergunta

Estou negociando a compra de um veículo em um leilão fechado para funcionários de uma empresa, e o veículo é:
• Ford Explorer XLT 4×2 4.0, ano 1997, com 112.000 km.

Segundo o responsável pelas propostas o veículo está ótimo.

Portanto pergunto:

1) qual o preço médio desse veículo no mercado?
2) quais o prós e contras de se aquirir esse veículo? (considerando quilometragem, origem e outros)

Atenciosamente,

Fábio Gouveia dos Santos.

Resposta

Prezado Fábio,

Inicialmente gostaria de informá-lo que o Sport Utility Ford Explorer sempre foi o veículo mais vendido em seu segmento nos EUA. Enquanto o modelo vendia próximo de 400 mil unidades / ano nos EUA, o mais próximo disto era o modelo Jeep Cherokee com 200 mil unidades / ano.

Depois vieram os problemas de capotamento e enquanto Ford e o fabricante de pneus discutiam de quem era a culpa pelos acidentes, sem uma solução prevista o volume de vendas caiu sensivelmente. Ainda assim é um modelo muito procurado, devido aos aspectos de dirigibilidade, conforto, durabilidade, tradição, etc,etc. Em 2002 a Ford lançou uma versão totalmente modificada (novo produto) e hoje já começa a colher a aceitação deste.

No Brasil o veículo nunca chegou a decolar em vendas. No início a Ford focou mercado trazendo uma versão de 6 cilindros, mais simples, enquanto os concorrentes traziam seus modelos de 8 cilindros com maior luxo e requinte.

Na seqüência a Ford resolveu trazer a versão Limited, que representa o top de linha desta família (motor V8, bancos elétricos, tudo em couro, teto elétrico, etc,etc). Infelizmente o veículo chegou no momento da alta do dólar, ou seja, já chegou custando mais R$ 100.000,00 e realmente este mercado diminuíram em muito.

O veículo pretendido possui motorização de 6 cilindros, muito boa por sinal, mas não tem o dispositivo da tração 4 x 4. Ainda que as maiorias dos Sport Utilities sejam utilizados na cidade e shopping centers, o veículo tracionado é mais procurado, considerando uma venda futura. É evidente que ninguém faz milagres e com certeza o mesmo tem o valor de acordo com a tração, ou seja, você estará pagando menos devido à falta deste recurso. Se não pretende fazer nenhum tipo de trilha (até porque o veículo não foi feito para isto), com certeza atenderá as suas expectativas de uso.o mercado

Serviços pós-vendas:

Todo mundo sabe que manter um importado (manutenções corretivas, manutenções preventivas, peças de reposição e mão de obra especializada) é sempre mais cara do que um veículo similar nacional. Os custos das peças estão diretamente relacionados à moeda americana e sem considerar o abuso das revendas autorizadas na hora de cotar tais itens.

Ainda assim o veículo pretendido tem uma boa reputação de baixa necessidade de manutenção. Já fui proprietário de uma Ford Ranger 6 cilindros (164CV) que na verdade representa o irmão cortado deste veículo. Foram rodados mais de 90.000 km com a simples troca da embreagem. Posterior a esta utilização já precisava de maiores investimentos, considerando a troca de amortecedores, pastilhas de freios, pneus, etc,etc. O orçamento previsto era bem mais alto quando comparado com peças de veículos nacionais.

O veículo pretendido possui 112.000 km. Se considerarmos esta utilização é pouco, pois com certeza qualquer motor ou veículo desta categoria foi projetado para rodar 250.000 km. É evidente que neste período alguns itens serão passíveis de troca e neste sentido você precisa saber se as manutenções do programa do veículo, foram realizadas e se estas foram feitas em revenda autorizada. Normalmente u veículo pessoa jurídica recebe toda as manutenções, mas o inverso também pode ser verdadeiro, ou seja, quando não tem um dono, e diversos motoristas o cenário pode ser o pior possível.

Verifique se este histórico de manutenções foi realizado. Se sim pode ser um bom negócio. Se não pode haver alguma surpresa futura.

Recentemente um colega comprou um Audi A6 95, único dono, etc,etc. Após a compra o mesmo entrou numa oficina autorizada para uma revisão geral. Resultado: R$ 5.800,00 de gastos. Só a troca da correia dentada, representou mais de R$ 2.000,00, entre peças e mão de obra.

Seguro:

Não são todas as seguradoras que tratam com veículo importados. Uma cotação com o seu corretor de confiança também seria uma medida prudente. Espero não ter desanimado você de sua compra. Lembre-se que mais vale um gosto do que o dinheiro bolso. Não se preocupe com o problema de capotamento, os maiores envolvidos neste grande recall estavam nos EUA / Canadá e com certeza os pneus suspeitos de todos os veículos já foram substituídos.

Vejamos agora o preço do modelo pretendido de acordo com algumas publicações especializadas:

Revista Motor Show:

Explorer XLT 4.0 V6 4×2 gasolina ano 97 R$ 31.000,00

Jornal do Carro:

Explorer XLT 4.0 V6 4×2 gasolina ano 97 R$ 30.333,00 (esta publicação traz somente a cotação para a versão 4 x 4)

Jornal Diário de São Paulo (Tabela FIPE):

Explorer XLT 4.0 V6 4×2 gasolina ano 97 R$ 30.364,00 (novamente esta publicação traz somente a cotação para a versão 4 x 4)

Pelos números acima já da para se ter uma idéia de quanto vale o veículo pretendido. Considerando que a tabela FIPE é um bom referencial de preços, e o modelo pretendido possui tração 4 x 2, seria razoável pensar que o mesmo deva valer algo próximo dos R$ 28.000,00.

Se considerarmos o custo / beneficio do veículo nos parece um bom negócio.

Recentemente estive num leilão de carros Ford (pertencentes à frota do fabricante) e vi algumas unidades Limited 00/00, com menos de 20.000 km serem negociadas a R$ 66.000,00. Este carro valia no mercado próximo de R$ 90.000,00. Um novo chegou a ser cotado a R$ 124.000,00. Um grande distribuidor Ford de São Paulo, chegou a oferecer os últimos modelos 0 km da versão Limited por R$ 94.000,00. Comparando com os concorrentes mais próximos, a economia representava algo em torno de R$ 40.000,00. Com certeza o lançamento do novo modelo no mercado americano, justificava esta estratégia de queima de estoques.

Ufa…….

Vamos anexar uma outra consultoria já respondida para o modelo pretendido. Representa um pouco mais de informação para a sua decisão.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Gostaria de expressar minha dupla surpresa, primeiro por receber de forma rápida a resposta de minhas dúvidas, e segundo, pela essência da mesma.

Fiquei impressionado e gratificado pelo serviço de consultoria oferecido.

Tenham a certeza que irei recomendar o site aos meus amigos e conhecidos.

Aproveitando a nota, farei outras perguntas:

1) Qual a diferença entre um veículo Ka (normal) e o Ka Image? (somente estética?)
2) O Image vem registrado no documento do veículo? (comprei um Ka Image, no entanto a palavra Image não aparece no documento do veículo. Isso é normal?)

Atenciosamente,

Fábio Gouveia dos Santos