Pergunta
Prezados Senhores,
Estou em dúvida para trocar o meu carro e gostaria de um conselho de vocês com relação a isto. Eu tenho um Siena ELX 1.0 Fire 16V (c/ AR, direção, trava, roda) ano 2002 com 17000 Km. Desde que comprei este carro não estou muito satisfeito com a Fiat, e com o desempenho do carro (combustível X potência), por isso, estou pensando em trocá-lo. Eu recebi uma proposta de um amigo de R$ 22.000.
Agora eu estou pensando em comprar um Golf ou um Vectra 2000 ou 2001, mas, estou indeciso, não sei se vale a pena trocar este Siena, e também, caso troque, qual seria a melhor opção, adquirir um Golf ou um Vectra?
Gostaria de ficar com o próximo carro por um bom tempo (4 anos) e queria um carro que me desse segurança e conforto para fazer viagens, e também uma boa relação entre potência e consumo.
Muito obrigado pela força.
Um abraço,
Gilberto Sacramento
Resposta
Prezado Gilberto,
Como você já tem comprador para o veículo e está muito insatisfeito com o mesmo, sua opção de venda pode ser considerada. Se não existisse este cenário, seríamos meio contrários a sua decisão, pois vender um seminovo nos dias de hoje representa o pior negócio do mercado As fábricas estão praticando várias mega promoções e na maioria das vezes existem subsídios para os financiamentos propostos, ou seja, este tipo de situação acaba concorrendo diretamente com sua intenção de venda a ainda que exista um compromisso de pagamentos futuros o “propsect” comprador estaria de posse de um carro 0 km que não há duvidas que sempre representará a melhor opção de compra. Não deixe que seu potencial comprador nos pergunte sobre o negócio pretendido, pois neste final de semana a Fiat ofertava taxas de juros de 0,49%, com 50% de entrada e o restante em 12 parcelas iguais. Ainda que o valor do bem ultrapasse os R$ 22.000,00 o dispêndio inicial seria menor e o veículo um 0 km.
O que comprar:
Em nossas consultorias sobre carros usados sempre referenciamos que o melhor produto supostamente seria o mais novo. Supostamente é válido mais existem as exceções.
Vectra ou Golf ???
Vamos tentar responder a sua dúvida considerando volumes de vendas dos modelos:
Ano 2000:
GM Vectra: 30.503 unidades vendidas
VW Golf: 32.547 unidades vendidasAno 2001:
GM Vectra: 17.003 unidades vendidas
VW Golf: 32.635 unidades vendidasAno 2002:
GM Vectra: 7.000 unidades vendidas
VW Golf: 27.973 unidades vendidasPelos números acima já da para se perceber que o modelo GM vem numa descendente profunda de mercado. Ainda que o modelo VW tenha vendido menos unidades em 2002 este ano foi marcado por vários lançamentos da industria automotiva local, ou seja manter volumes de vendas representaria aumentar a participação proporcional.
Em 2000 o Vectra da GM era o Campeão de vendas em seu segmento.Em 2001 o mesmo passou a terceira posição, perdendo para o Honda Civic e o velho e conhecido Santana. Em 2002 com a chegada do novo Corolla o Vectra despencou ainda mais. Tanto é verdade que a GM irá retomar a produção do modelo com motor 2.0 tentando usufruir com melhores taxas de IPI para veículos com motores entre 1.0 e 2.0.
Os modelos Vectras eram até então ofertados com motor 2.2, diferentemente de seus concorrentes que apresentam motores 1.6, 1.7, 1.8 e 2.0.
Pode representar uma sobrevida ao modelo e os lojistas acreditam nesta estratégia. O novo Vectra (motor 2.0) seria oferecido por algo próximo dos R$ 40.000,00, ainda muito distante dos R$ 32.000,00 pedido por um Santana 2.0 completo.
Esta excelente relação de custo / benefício oferecida pala VW acaba fazendo com que seu modelo ainda faça um relativo sucesso de seu produto.
VW Golf:
Estamos falando do veículo mais vendido da montadora em termos mundiais. O carro pretendido pertence à geração IV da família que foi lançado na Europa há exatos 26 anos para substituir o velho e conhecido Fusca. Por diversos anos foi eleito o carro do ano em seu segmento de atuação.
Atualmente este modelo é produzido em São José dos Pinhais – Paraná e 40% desta produção é exportada aos EUA e Canadá. Só isto já seria suficiente para atestar a qualidade do produto.
Duas ressalvas importantes:
# Como o veículo é receita de sucesso e um VW acaba tendo suas apólices de seguros um pouco sobre taxadas. Este assunto já foi inclusive capa de reportagem da revista Quatro Rodas. Uma cotação de seguros junto ao seu corretor de confiança seria uma medida prudente.
# Estamos falando de um carro mundial, ou seja, o mesmo modelo produzido aqui é oferecido em outros mercados. A Europa representa o segundo mercado e automóveis no mundo e o Golf geração IV já começa a sofrer uma maior concorrência de novos produtos da industria automotiva mundial (Fiat Stillo, Peugeot 307, Citroen C4, etc,etc).
Neste sentido já existem fortes indícios que o novo Golf Geração V será apresentado ainda em 2003. O que é pior, a fabrica do Paraná já perdeu a produção deste modelo para outras unidades do grupo, ou seja, em pouco tempo seu carro pretendido já estaria desatualizado. Talvez esta preocupação fizesse mais sentido se sua opção de compra fosse para um veículo 0 km. Como estamos falando de uma intenção de compra de um veículo com mais de 2 anos de vida este tipo de situação acaba sendo menos importante.
Daqui em diante neste competitivo mercado de fabricantes de veículos um modelo não irá demorar mais de 3 anos para sofrer pequenos detalhes de design. Infelizmente a industria automotiva vive um pouco do sucesso das novidades (os Clientes assim o solicitam) pois as premissas de um bom veículo versus uma excelente relação de custo / benefício já fazem parte da oferta de qualquer produto.
Independente do cenário acima já há como dizer que a opção Golf seria a melhor escolha em seu caso. O Golf é ofertado com motorização 1.6 (101CV), 2.0 (116CV), 1.8 Turbo (150CV), 1.8 Turbo (180CV) e agora uma versão VR6 (6 cilindros) de 200CV. O primeiro motor da família é consagrado pela excelente relação desempenho x consumo e utilizado em diversos veículos do Holding VW (Audi, Skoda. Seat, VW, etc).
Vejamos agora algumas considerações sobre esta motorização 1.6:
A razão principal desta mudança se justifica pelo fato do motor anterior (EA-113) ter grande parte de seus componentes importados da Europa. O novo motor (EA-111) é fabricado localmente e também equipa o Gol 1.0 Turbo e o Gol Plus de 16 V.
Além do novo motor, a VW modificou o sistema de aceleração, que conta agora com um acelerador do tipo E-gas. Ao pisar no acelerador, comandos elétricos são enviados a centralina (coração do sistema eletrônico dos veículos) que interpreta o torque ideal para aquele momento, garantindo a melhor mistura de ar / gasolina. Na prática isto se traduz numa dirigibilidade muito melhor, evitando-se aqueles incômodos “soquinhos”.
Com o antigo motor as médias eram em torno de 9,5 km/l, com o novo chegam a casa dos 11,7 km/l. A relação do torque também foi modificada . Reduziram também a faixa de giro do motor (antes 3800 rpm / agora 3250 rpm) e isto se traduz numa melhor performance em baixas rotações.
Alguns números do Fabricante:
VW Golf 1.6:
Motor: SOHC, 8 válvulas,
Cilindrada: 1599 cm3
Potência: 101 CV a 5500 rpm
Torque: 14,3 kgfm a 3250 rpm
Velocidade máxima: 184 km/h
0 a 100 km;h: 11s7
Consumo cidade: 11,7 km/l
Consumo estrada: 16,9 km/l
Consumo médio: 14,3 km/l
1 revisão: 30.000 kmConsumos apresentados num teste:
Cidade: 10,63 km/l
Estrada: 12,00 km/l
Média: 11,31 km/lSempre fomos meio fãs do carro pretendido mas existem explicações para isto. Basta ver a quantidades de modelos Golf rodando por nossas ruas. A compra é recomendada……..
Prezado Colega,
Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.
Dois pontos importantes para o nosso Projeto:
1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.
Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento