Pergunta

Bom, primeiramente gostaria de agradecer a atenção dada ao meu último e-mail a respeito do tempra, me esclareceu muitas coisas, mas eu ainda estou com muito duvida quanto ao meu próximo carro.

Estou com 12.000 pra comprar um carro, estou estou pensando na hipotese de um santana, talvez 96, mas tambem ouvi falar que a mecanica é cara, talvez mais que a do tempra.

Outro dia vi uma Ipanema linda aqui perto de casa, procurei uns anuncios e vi que geralmente se encontra umas até 97, completas e por um preço atraente tambem, será que são carros ruins?

Tambem, quanto ao santana estou em duvida em relação ao GLi e Mi, será que esse sistema Multi point faz diferença mesmo? é bem melhor? porque se for vou tentar optar por um carro desse sistema, meu carro anterior era, mas nem qual era a diferença.

Espero que possam me ajudar e não estar incomodando com tantas questões, mas é que nao tenho tanta experiencia em carro e quero comprar um carro que nao me arrependa depois.

Obrigado,
Rony Nascimento

Resposta

Prezado Rony,

Não fique com receios de fazer novas perguntas, pois o principal objetivo de nosso Projeto é tentar ajudar os nossos amigos internautas em sua melhor compra de um veículo.

Comprar veículos na maioria dos casos significa pesados investimentos e não pode haver dúvidas ou erros.

Vejamos as suas considerações:

Ipanema:

Esqueça. Representa a Station Wagon da família Kadett ou modelo que já saiu de produção há tempos e no caso da perua vendeu muito pouco. Ainda que você encontre um bom carro no mercado de usados com certeza este representa um mico futuro. Como vendeu pouco o mesmo acaba se repetindo no mercado dos usados, ou seja,m também é pouco procurada.

VW Santana:

Com certeza representa uma das melhores relações de custo / benefício do mercado.

Em 2000 o modelo aparecia na terceira posição na lista dos Sedans mais vendidos, atrás do Vectra e Civic. Em 2001 o modelo VW já ocupava a segunda posição, perdendo apenas para o modelo da Honda. O Vectra caiu para a terceira posição.

Em 2002 com a chegada do novo Corolla, o Santana desceu uma posição, mas ainda assim permanece na frente de importantes veículos de sua categoria.

Evidente que este sucesso de vendas tem uma justificativa. A VW tem oferecido o modelo 0 km a valores próximos dos R$ 30.000,00. Se considerarmos que o mesmo já foi o top de linha do fabricante VW, é um veículo consagrado, com baixa manutenção, confiável, etc, etc, acaba tendo o seu espaço junto ao mercado. Ainda que o mesmo esteja um pouco desatualizado em relação aos concorrentes mais modernos, seu preço de mercado acaba fazendo com que as vendas aconteçam.

Como um modelo 0 km é oferecido por algo próximo dos R$ 30 mil, os modelos usados têm que valer menos do que isto. Dependendo do ano do veículo a desvalorização acaba chegando próximo do seu orçamento previsto e na comparação com sua primeira opção de compra (Tempra) o modelo VW leva muito mais vantagens.

A motorização da família AP (1.8 ou 2.0) é utilizada até hoje nos veículos da marca. Esta família de motores sempre teve uma tradição de baixo consumo x razoável desempenho e com uma durabilidade e confiabilidade indiscutíveis. Você mencionou manutenção cara para a opção Santana, mas com certeza o inverso disso (manutenção barata e muito confiável) também acaba justificando o sucesso do modelo.

Gli ou MI:

Infelizmente não somos muito especialistas em aspectos mecânicos, mas sabemos que a solução MI corresponde a uma injeção eletrônica multi point, ou seja, para cada cilindro, existe um bico injetor de gasolina, necessária a queima na câmara de combustão. As primeiras soluções de injeção eletrônica representavam apenas um bico injetor e como este era posicionado em cima de determinado cilindro, existia uma pequena diferença na quantidade de combustível despejada em cada cilindro. Imagine quatro bicos injetores calibrados de maneira idêntica, posicionada acima de cada cilindro do motor. Agora imagine apenas um bico que atente estes mesmos quatro cilindros. Dá para imaginar que com os quatro bicos o motor irá render melhor, pois permite uma quantidade exata de combustível para cada ciclo de queima do motor.

Infelizmente não acredito que com seu orçamento previsto você consiga comprar um modelo já com a solução MI. Ainda assim se for possível, com certeza representa um avanço tecnológico que a VW introduziu em sua linha de veículos.

Se você encontrar um Santana em bom estado fará uma boa compra. Só para comparações com o Tempra, imagine que muitas pessoas ainda estão comprando o modelo como 0 km. Isto representa uma sobrevida de mercado ao modelo ainda muito maior. Este cenário não existe com o Tempra, a Ipanema e outras opções que virão adiante.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento