Pergunta

Olá, estou pensando em trocar de carro, e o Peugeot 307, me agradou bastante.
A minha dúvida é a seguinte, o 307 em maio/junho, comecará a ser importado da Argentina.
Qual seria mais ou menos a redução de preço para o mercado brasileiro?
Cristiano B. dos Santos

Resposta

Prezado Cristiano,

Sua pergunta é muito válida mas bem difícil de ser respondida. Por que??? Não sabemos quanto do preço atualmente oferecido pela família Peugeot 307 no Brasil tem subsídio da montadora, ou seja, pode ser que como o veículo ainda é importado da França, pagando muitos impostos a montadora acaba bancando parte de seu lucro, ou seja, acaba subsidiando tal venda.

Quando a versão Station Wagon da Serie 307, motor 2.0, foi lançada em nosso mercado, representando um veículo de última geração, com funcionalidades até então nunca vistos em carros desta categoria a mesma tinha valor referência de R$ 54 mil, ou seja, um valor considerado muito competitivo para um veículo importado. Hoje este modelo tem preço sugerido em trono de R$ 62 mil reais, enquanto que uma Marea Weekend, supostamente o seu concorrente nacional, tem preços sugeridos na casa dos R$ 60 mil reais. Nos parece algo bastante estranho, ou a Fiat está fora do mercado, que não é verdade, ou a Peugeot tem posicionado melhor o seu produto (subsidiado as vendas) enquanto a manufatura no País vizinho não acontece.

O mesmo aconteceu com o modelo Peugeot 307 Hatch quando foi lançado. Tinha um preço um pouco acima de seus concorrentes locais (Golf, Astra, Stilo, entre outros) mas apresentava uma melhor relação de custo / benefício, sem considerar o design e a novidade do projeto. Vale lembrar que a VW e a GM alteraram os seus modelos Golf e Astra, ambos no mercado Europeu em função dos novos lançamentos da industria e este Peugeot 307 fazia parte desta lista de lançamentos.

Em abril de 2003 com o lançamento do Peugeot 307 SW a montadora sinalizava com a venda mensal da família de 300 unidades / mês, ou seja, 3,6 unidades / ano, sendo o mix de volume divididos entre 40% para a SW e o restante para o modelo Hatch.

Segundo o presidente da Peugeot no Brasil, o Sr. Bruno Grundeler, após a entrada dos veículos made in Argentina estima-se um volume de vendas na casa de 1.000 / mês, ou seja, 12.000 unidades / ano. Considerando que a Argentina só irá produzir a versão Hatch e que 70% desta produção será exportada para o Brasil o plano é bem audacioso. Somente como exemplo a Fita fechou 2003 com 16.536 unidades vendidas de seu modelo atual (família Stilo).

Diante do cenário acima já da para perceber o quanto é difícil de responder a sua pergunta. As metas já estão traçadas. O mercado de automóveis local não tem crescido nos últimos anos, ou seja, aumentar volumes de vendas no cenário atual representar “roubar” potencias compradores de outras marcas. Você é típico Cliente alvo da montadora francesa. Possui um veículo Hatch médio do concorrente e já possui intenção de compra, em função da manufatura no País vizinho do Peugeot 307.

Quando o Peugeot 307 foi lançado em nosso mercado o mesmo tinha uma configuração um motor 1.6 de 110CV. Tal justificativa era apoiada pelo fato do veículo pagar impostos de 35%, ou seja, quanto mais barato em sua origem mais barato seria em seu destino final. Mesmo com intenção de manufatura no País vizinho é bem provável que o modelo continue sendo configurado com esta motorização, fabricada em Porto Real (RJ / Brasil) ou seja, nos parece que o modelo deva chegar ao mercado local com valores bastante competitivos.

Quanto há menos isto representa: difícil de saber. Com certeza a lei da oferta e procura, bem como as intenções de compras + mais aquele “Business Plan” da fábrica da Argentina é que definirão o preço final do veículo. A conta desta nova linha de montagem precisa ser paga e como o Brasil será responsável por 70% de destino desta manufatura, não pode haver erros.

Para nós consumidores o mais importante é a continuidade da oferta em nosso mercado de uma excelente família de veículo, um produto há mais no portifólio da fabricante francês, que com certeza representarão maiores investimentos em pessoal treinado, peças de reposição, pontos autorizados de vendas, etc, etc. Tudo para melhor atender os atuais Clientes e os futuros da marca Peugeot.

Ficamos te devendo esta…..

Vamos anexar uma tabela com algumas especificações técnicas do modelo pretendido. Pode contribuir um pouco mais em sua decisão de compra.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.

Muito bom o trabalho de vocês.
Eu sei que é uma questão difícil de responder, mas a resposta de vcs já conseguiu me ajudar e muito!
Muito mais que nas próprias Concessionárias da Peugeot. Quando a SW 307, veio para o Brasil , e o preço estava em torno de R$ 54.000,00., eu ouvi de uma pessoa que trabalhava para Peugeot, que eles estavam tendo prejuízo de uns 10.000 a 15.000 reais por carro, eles estavam subsidiando o lançamento do carro, então pode ser que no modelo hatch 307, isso tb esteja acontecendo, não é mesmo?
Muito obrigado pela atenção, e com certeza irei recomendar o site, e os serviços para meus amigos e conhecidos.

2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

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