Pergunta

Olá, estou querendo comprar um carro na faixa dos 60mil e estou em dúvida, gostaria que avaliassem a compra do recém relançado Golf Sport.

A minha indecisão, por se tratar de um modelo 0Km, é a de que possam existir planos da VW p/ uma reestilização no curto prazo para o Golf,

O que vocês acham?
Roberto

Resposta

Caro Roberto,

Você deve saber que o Golf aqui vendido corresponde a geração IV da família e que na Europa em função dos recentes lançamentos da industria automotiva mundial (Fiat Stilo, Citroen C4, novo Ford Focus, Renault Mégane, Peugeot 307, entre outros) a VW já oferece o seu veículo geração V. A montadora tem muito do seu negócio baseado na família Golf, ou seja, é um produto que precisa ser muito competitivo.

Brasil: a fabrica de São José dos Pinhais – Paraná, abastece o mercado americano e canadense. Quase 60% dos Golf fabricados em nosso País tiveram como destino aqueles mercados. Evidentemente que no mercado americano o veículo oferecido pela montadora precisa ser o mais atual possível e o nosso geração IV não viverá por muito mais tempo.

O Golf geração V a ser exportado futuramente aos EUA / Canadá partirá da fabrica de Puebla no México, ou seja, também vamos deixar de exportar modelos Golf para estes mercados.

O Golf geração V representa um novo veículo, muito mais evoluído e com uma série de opcionais nunca antes disponibilizados em veículos desta categoria. Produzir este veículo em terras locais, representaria pesados investimentos e com certeza o mesmo seria oferecido ao mercado com preços não tão competitivos.

Desta maneira a VW optou por manter o geração IV, pelo menos até o final de 2005. Não é só o modelo VW Golf que vive este dilema. Outros modelos nacionais também já sofreram mudanças em mercados maiores e ainda permnecem inalterados em terras locais e a única razão para tal cenário é que o volume de vendas destes não justificaria pesados investimentos em novas linhas. Evidentemente chega uma hora que a montadora deixa de vender o veículo por falta de competitividade. Veja o exemplo do Vectra que já chegou a ser o campeão de vendas em seu segmento. No exercício atual o mesmo na aparece na lista dos top 30, sendo que o ultimo colocado desta é o MB Classe A com 2.861 unidades emplacadas. Toyota Corolla e Honda Civic emplacaram respectivamente 20.822 unidades e 11.611 unidades.

E por falar em volumes de vendas o seu veículo pretendido emplacou 8.293 unidades até julho de 2004. Em 2003 o modelo Golf da VW perdeu a posição do segmento dos Hatchs para o Fiat Stillo. Em 2004 o modelo da Fiat aparece com 5.228 unidades emplacadas, ou seja, ainda que represente um veículo mais desatualizado em relação ao forte concorrente da Fiat, o mesmo vem atingindo um bom resultado neste exercício.

Talvez parte deste sucesso do modelo Golf até justifique em parte a estratégia de manter o geração IV ainda em produção, antes de considerar uma outra alternativa para este segmento. A Montadora ocupa a segunda posição no mercado local e vem colhendo os frutos de seus recentes lançamentos (família Pólo e família Fox).

Apresentamos aqui apenas algumas considerações para contribuir na sua decisão de compra. Se orçamento previsto representa um bom dinheiro e neste sentido existem diversas outras boas opções de mercado. Até o Peugeot 307 agora feito no País vizinho (Argentina) poderia fazer parte desta lista de possibilidades. E olha que nem trabalhamos para o fabricante francês…..

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Caro Nelson,

Agradeço pela consultoria, norteará com certeza uma decisão futura de compra. Já estou considerando um Peugeot 307 2.0, ainda que a contragosto pelo desempenho que oferece, também na mesma situação estou de olho num Corolla XEi.

Tomei conhecimento do seu site através da indicação de um amigo, como também gostei, farei o mesmo com alguns dos meus.

Atenciosamente,
Roberto