Pergunta

Pessoal, bom dia Possui um Palio Weekend Stile 16V, ano 1997, e pretendo troca-lo até o final deste ano.

Estou muito interessado em adquirir um Golf, ano 2002/2003, mas estou em dúvidas devido aos vários modelos apresentados.

Procuro um modelo cujo custo/benefício seja bom, tenha um consumo razoável e com todos os opcionais possíveis.

Gostaria que vocês me apresentassem, rapidamente, um resumo dos principais modelos, com os prós e contras.

Desde já agradeço, e parabéns pela iniciativa.
Luciano.

Resposta

Caro Luciano,

Temos diversas consultorias publicadas em nosso site sobre o modelo de veículo pretendido. Uma leitura neste material irá contribuir em muito em sua decisão final de compra.

Vejamos algo há mais:

A linha Golf geração IV disponível em nosso mercado é configurada com motor 1.6 de 101 CV, motor 2.0 de 116CV, motor 1.8 turbo de 150 CV e motor 1.8 turbo de 180 CV. A VW fabrica este modelo em São José dos Pinhais – Paraná e parte desta fabricação é exportada para os EUA / Canadá. Lá existe também um motor VR6 (seis cilindros) de 200CV. Certa vez a VW do Brasil disponibilizou uma série limitada destes modelos (99 carros apenas) em nosso mercado, ou seja, mesmo que você tencione comprar um veículo deste (VR6), será muito difícil achá-lo.

Qual modelo comprar: o motor 1.6 de 101 CV é utilizado em vários modelos da família VW e Audi com grande sucesso. A motorização 2.0 representa um pouco mais de potencia mas nada que altere a sua intenção deste modelo 1.6.

Esta seria a nossa recomendação, pois como estamos falando de um veículo usado, a opção pelo modelo de entrada da família Golf irá te permitir a compra de um veículo mais novo, considerando um único orçamento previsto em sua compra.

Evidentemente que a motorização e o prazer de dirigir está diretamente relacionado ao modelo do veículo e se pudesse escolher este VR6 seria a nossa escolha. Ainda assim tudo tem o seu preço e este veículo deve custar mais de R$ 100 mil reais. O mesmo raciocínio é aplicado para os outros modelos, ou seja, maior a potência, mais configurado (repleto de acessórios) estará este veículo, mais caro será o mesmo.

Os modelos Turbo também seriam ótimas opções de compras, mas não se esqueça que são considerados os modelos esportivos da família Golf, ou seja, apólices de seguros muito caras.

O assunto seguro deve ser levado em conta por qualquer potencial Cliente da família Golf. Infelizmente representa um dos modelos de maior custo de seguros em nosso mercado. Depois de escolhido o modelo e tendo as informações do valor do bem pretendido não deixe da realizar uma cotação prévia de seguros com o seu corretor de confiança. Talvez o cenário encontrado pode até faze-lo desistir de sua intenção de compra.

Dois itens importantes em sua intenção de compra: ar condicionado e direção hidráulica. A VW chegou a colocar no mercado modelos de entrada da família Golf (modelos 1.6) sem o ar condicionado. Seria uma compra errada pois na hora da venda irá micar com o mesmo.

A geração 1.6 também foi oferecida sem rodas de liga leve, um item bastante procurado em veículos deste segmento.

Vale lembrar que tudo é possível, as vezes você pode encontrar um modelo 1.6 bem repleto de acessórios, as vezes até mais configurado que um modelo 2.0 e assim por diante. A montadora trabalha com códigos e versões e as vezes uma versão entra na gama de acessórios da outra, representando um carro mais bem configurado.

Somente como exemplo eu tenho uma Saveiro configurada com air bag duplo e CD player com comando no volante. Este carro foi adquirido da fábrica e dificilmente você encontraria tais acessórios em um carro na revenda, pois a revenda não solicita tal configuração na família Saveiro, pois a mesma ficaria muito cara para o público alvo do carro.

No caso dos Golf isto também ocorre. Aquele tal VR6 é super completo, com itens as vezes nem disponíveis em outras versões (ex.: teto solar, rodas de liga especiais, air bags laterais, etc, etc).

Considere a compra de um Golf 1.6 de 101 CV configurado de acordo com as suas intenções futuras. Se você achar um usado em bom estado de conservação e com procedência já estará bem serviço em termos de veículos.

Temos algumas consultorias publicadas sobre a compra de carros usados. Esta informação também irá contribuir em sua escolha final.

Vamos anexar uma tabela com algumas especificações técnicas sobre a família Golf disponível no Brasil. Este material complementa um pouco as informações solicitadas.

Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Nelson
Obrigado pelas dicas.
Acho que deu para ter uma idéia muito boa a respeito dos diferentes modelos.
Parabéns pelo excelente trabalho.
[ ]’s
Luciano