Pergunta

Minha namorada esta pensando em trocar o Palio dela modelo 500 anos completo inculindo ar por um Brava deste da promoção por 28.600 (completo) ou pelo Astra GL completo tbm da promoçao por 27.500.

Pergunto qual seria o melhor custo beneficio, sabendo que ambos os carros tem 112 cavalos e sao completos?

Daqui a um ano qual seria a maior desvalorizaçao perante o mercado?

Onde poderia vender o meu carro?
Obrigado,

Vagner de Moraes

Resposta

Prezado Vagner,

Inicialmente gostaria de informar que o motor do Brava não possue os 112 CV como informado, mas somente 106 CV. Talvez esta tenha sido uma estratégia errada, mas justificada da Fiat em dotar os primeiros Bravas com esta motorização. Na época do lançamento do veículo ainda existia aquela tarifação menor de IPI para carros com potência abaixo dos 100 CV. A Fiat decidiu manter o motor 1.6 da família Palio, (99 CV) para manter uma competitividade de preços. Nesta época muito foi comentado que o motor não atenderia as expectativas dos usuários, devido as dimensões e peso do veículo.

Com a queda desta tarifação (agora o carro é 1.0, que significa menor tarifação, ou não), a Fiat tentou tirar o máximo da cavalaria que o motor permitia. Com a troca de alguns componentes a potência foi elevada para os 106 CV, ainda muito aquem das expectativas dos usuários.

Campeão mesmo é o motor da versão HGT, com 132 CV, que representa um dos primeiros carros onde o motor possue o coletor de admissão variável, que traduz grande parte da potência (85%) com apenas 1850 rpm. Isto melhora em muito a condição de dirigir dos motores de 16 válvulas, que normalmente despejam parte de sua potência, somente em altas rotações (4000 rpm).

Bom chega de enrolação e vamos as respostas.

Se o anúncio do novo Brava (Fiat Stilo) a ser lançado na Europa, não tivesse acontecido, tenderia para a escolha do Brava. Com certeza quando comparado com o Astra, ganha de longe em estilo, modernidade, funcionalidade, mesmo com os 6 Cv a menos na motorização. O interior do carro é muito bacana, seguindo o mesmo estilo da família Marea. A Fiat Brasil, jura que o mesmo só será fabricado no Brasil a partir de 2003 e talvez este seja um sinal, para a concessão destes descontos. Normalmente quando se anuncia um novo produto, o produto atual, passa por dificuldades de aceitação. Um outro ponto a favor do Brava são as quatro portas, frente as duas do Astra. Não sei se a opção é pelo Astra de duas ou quatro portas.

Em termos do carro da GM, uma coisa é certa existem muito mais Astras rodando do que os Bravas. Muitos usuários ainda tem a síndrome dos carros Fiat, e este mito já caiu há tempos e com certeza os últimos lançamentos da Marca, foram mundiais (Tempra, Marea, Brava) e apresentam um nível altamente satisfatório.

Não posso ser tendencioso, mas o Astra nunca me chamou a atenção. Se você gosta com certeza estará também comprando um bom produto e com um melhor valor de revenda e aceitação na hora da venda, quando comparado ao Brava.

Talvez com um pouco mais de dinheiro as opções possam aumetar e passa a ser considerado também o Golf 1.6. Este com certeza é um produto campeão, restando somente a questão do seguro. Por ser um campeão de vendas, normalmente isto se reflete nos valores das apólices de seguros. Os recem estilizados Renault Megane e Citroem Xsara, também podem ser uma boa opção de escolha. Não poderia deixar de mencionar sobre Peugeot 206, que apesar de ser considerado um carro menor, ganha de longe em Design de todos os anteriormente apresentados.

Veja o que a mídia apresenta sobre os veículos:

Brava:

Aceleração 0 a 100 km/h: 10,8 seg
Vel. Máxima: 184 km/h
O que gostamos: espaço interno, equipamentos, design.
O que não gostamos: torque em baixa, traseitra “solta”.

Astra:

Aceleração 0 a 100 km/h: 10,3 seg
Vel.Máxima: 186 km/h
O que gostamos: visual, espaço dianteiro, estabilidade.
O que não gostamos: acabamento simples, espaço traseiro.

Vender o carro:

Este é o dilema de sempre. Normalmente um bom negócio na compra de um veículo na concessionária é acompanhado de uma péssima avaliação de seu veículo. As feiras de automóveis são uma boa opção, entretanto esteja atento aos lojistas e malandros presentes nestas feiras. Compradores são poucos, mas normalmente quando o carro está em bom estado a venda é mais fácil.

Um outro artifício bastante utilizado são os Classificados de Domingo. Estadão e Folha de São Paulo são os campeões de retorno, mas os custos dos anúncios são proporcionais. Recomendo um conjugado (Estadão – Domingo + Jornal da Tarde – Quarta feira).

Tenha cuidado na entrega do veículo. Os negócios com usados só são realizados na “boca do caixa”, ou seja só se passa o veículo e/ou documento depois do dinheiro já haver sido depositado em vossa conta corrente. Normalmente este tipo de negociação é realizada nos estacionamentos dos bancos onde compradores / vendedores mantem conta corrente.

Vagner espero ter contribuído com vossa decisão.

Se ainda não estiver satisfeito, estamos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Se você gostou dos serviços, vossa contibuição é a divulgação dos mesmos junto aos amigos e parentes.

Grato pela confiança em nossos serviços de consultoria,

Atenciosamente,

Nelson Luis Rodrigues da Cunha Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento