Pergunta
Estou intressado em comprar uma Nissan Frontier 4×2 ou 4×4, 4p .
Qual os prós e contras comparados com a ranger e s 10 .
E a rede de autorizadas e extensa.
Estou morando em Macaé.
Existe o modelo similar a blazer, fechada?
Sergio Soares
Resposta
Prezado Sérgio,
Recentemente respondi uma outra consultoria que tratava do mesmo assunto. Esta deve estar sendo publicada em nosso site, pois já foram vários questionamentos neste sentido, mas como esta publicação não ocorreu, vamos anexá-la ao texto abaixo.
Em relação a Nissan correspondente a Blazer, o fabricante promete novos lançamentos para 2003. Primeiramente chegará os modelos Frontier cabine simples. Na seqüência a Nissan passa a oferecer o seu modelo Sport Utility Xterra. Representa uma configuração parecida com a Blazer, ou seja, cinco lugares, porta malas fechado, bom espaço de cargas e será um forte concorrente para o produto GM. Acredito que a motorização utilizada no modelo Xterra seja a mesma opção diesel oferecida no modelo Frontier.
Pode haver no futuro uma estratégia de oferecer uma motorização a gasolina, pois no mercado dos SUV todas as outras opções de importados são na maioria das vezes ofertadas neste combustível. Também pode ser que o Xterra seja oferecido apenas na configuração a diesel, representando um diferencial de mercado.
Se o provável comprador optar por uma versão a gasolina terá a disposição a nossa Nissan Pathfinder com motor a gasolina de 243 CV. Recentemente o fabricante alterou esta motorização, pois o modelo anterior oferecia algo próximo de 170CV. O mercado já questionava uma maior potencia ao modelo, pois o mesmo possui fortes atributos de uma perfeita dirigibilidade. A nova motorização vem para resolver este problema e a Nissan tem divulgado muito na mídia especializada este novo cenário.
Vamos anexar duas outras planilhas utilizadas em consultorias anteriores.
Prezado Emerson,
Uma boa maneira para se escolher um veículo seria uma olhada nos números de vendas dos pretendidos. Esta referência de alguma maneira traz o cenário de como os modelos pretendidos têm se comportado, considerando inclusive uma venda futura. No mercado de usados existe uma tendência de repetição do que ocorre no mercado dos novos.
Vamos também lançar os dois modelos mais antigos do mercado (Ranger / S10), pois aumenta ainda mais as suas referências. Infelizmente não temos estes números divididos por tipos de veículos, motorização, tipo de cabine, etc, etc. Neste sentido S10 e Ranger acabam levando uma vantagem, pois são oferecidas ao mercado em maior quantidades de modelos:
Ano 2000:
GM S10: 24.925 unidades vendidas
Ford Ranger: 15.545 unidades vendidas
Mitsubishi L 200: 6.305 unidades vendidas
Toyota Hilux: 7.775 unidades vendidas
Nissan Frontier: n/d (este modelo não apareceu na lista dos 20 comerciais mais vendidos)Ano 2001:
GM S10: 27.511 unidades vendidas
Ford Ranger: 14.188 unidades vendidas
Mitsubishi L 200: 8.559 unidades vendidas
Toyota Hilux: 7.636 unidades vendidas
Nissan Frontier: n/d (este modelo não apareceu na lista dos 20 comerciais mais vendidos)Ano 2002:
GM S10: 20.130 unidades vendidas
Ford Ranger: 9.043 unidades vendidas
Mitsubishi L 200: 9.084 unidades vendidas
Toyota Hilux: 6.967 unidades vendidas
Nissan Frontier: 4.122 unidades vendidasPelos números do ultimo exercício já da para tirar algumas conclusões:
# A Mitsubishi L200:
Ttem um resultado muito superior ao modelo Ranger quando consideramos que a mesma é oferecida somente em uma configuração, diferente do modelo Ford. Isto mostra uma grande vantagem do fabricante Mitsubishi a frente ao Ford.
# A Nissan Frontier:
Feche o ano com um excelente resultado de vendas, considerando ainda que a mesma não foi oferecida ao mercado desde o início do ano. Com certeza é a grande responsável pela diminuição das vendas de modelos tradicionais de mercado (GM / Ford).
O lançamento do modelo Nissan Frontier foi esperado com muita expectativa. O modelo já fazia relativo sucesso no mercado americano competindo com outros importantes players. Tanto é verdade que nos EUA a Frontier compete com o Toyota Tacoma e Toyota T100, picapes bem mais evoluídas quando comparamos com nossa velha Hilux. Com certeza este modelo Hilux da Toyota não teria o sucesso dos modelos lá disponibilizados. Até porque o conceito de caminhonete nos EUA tem que parecer muito com carros de passeios, ou seja, o conceito e atribuição da linha Hilux é mais destinada ao carro de trabalho.
Mitsubishi L200:
Também nos EUA este modelo não existe. Não conseguiria competir com os fortes concorrentes do mercado. Lá a Mitsubishi oferece um modelo picape derivado de nossa Pajero, ou seja, dá para se imaginar o nível desta caminhonete.
Tudo esta história é válida para saber que o modelo recém lançado do fabricante Nissan corresponde ao mais novo produto do mercado e também é quase que o mesmo modelo oferecido no mercado americano. Quase o mesmo modelo porque o americano não gosta muito da motorização a diesel e como conseqüência as versões de gasolina (6 e 8 cilindros) são mais bem aceitas.
Vender veículos nos EUA não é fácil. Vender veículos com sucesso é um atestado de excelência de seu produto. Só isto já seria suficiente para decidir pelo modelo Nissan.
Tudo indica que os concorrentes já devem estar pensando em alterações futuras, principalmente relacionadas ao design de seus modelos. É nítido que o modelo Nissan tem um design mais moderno, mais bonito e um comportamento mais próximo de um automóvel.
Até aí você deve estar pensando que trabalhamos para a Nissan. Não é verdade.
Um produto mais novos tem por obrigação atender estas premissas de mercado e isto a Nissan fez com muita responsabilidade. O próximo veículo que o fabricante irá lançar em nosso mercado, Nissan Xterra é outra receita de sucesso no mercado americano e responsável inclusive pela retomada do fabricante naquele mercado. Com certeza este sucesso se repetirá aqui no Brasil e a GM irá sofrer muito, pois um forte concorrente nacional chegará para brigar com a velha e conhecida Blazer……..
Custo benefício:
Todos os veículos são oferecidos na faixa dos R$ 65 a R$ 75 mil. Também é comum os fabricantes oferecendo campanhas corporativas para a venda de seus veículos quando o assunto é caminhonete a diesel. Também seria esperado, pois num mercado onde 65% dos novos veículos possuem motorização 1.0, uma ajudazinha é bem vinda quando estamos falando de uma venda de mais de R$ 65 mil.
Nos classificados de hoje, domingo dia 23/03 a Toyota oferecia seu modelo DX 4×2 por R$ 54 mil. O modelo SRV 4×2 valia R$ 63.500,00. Nitidamente são valores supostamente subsidiados pelo fabricante.
A Nissan oferecia taxas de financiamento de 0,99% ao mês. Ainda que a entrada corresponda a 50% do valor do veículo e o restante a ser pago em 12 parcelas iguais nos parece um bom negócio caso você não tenha todo o dinheiro para a compra do modelo.
A Mitsubishi não oferecia nada neste sentido. Tradicionalmente o fabricante nunca precisou de muitos artifícios para vender o seu modelo. Até porque o mesmo é montado em Goiás – Catalão e com certeza a demanda pelo modelo é maior do que sua capacidade produtiva. Ainda assim a fabricante passou também a produzir o modelo Pajero IO, que aqui foi lançado com outro nome (Pajero TR4) e deve estar pensando na manufatura de um veículo pequeno, com motor 1.0 ou até mesmo a montagem de um modelo da família Pajero. Talvez todos estes projetos juntos sejam suficientes para depreciar os custos desta nova unidade fabril e o que vemos é um aumento gradativo esta projeto de manufatura local.
A Nissan Frontier é fabricada em São José dos Pinhais – Paraná na planta da Renault. Lembre-se que o fabricante francês é dono de uma grande parte da Nissan Japonesa.
Toyota Hilux: é fabricada na Argentina, cidade de Córdoba. Quando a fábrica de São Bernardo fechou, aquela que p, etc, etc, etc,,,,
Atenciosamente,
Nelson Luis Rodrigues da Cunha Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento