Pergunta

Qual destes veículos devo comprar, numa faixa de preço de R$ 17 a 19 mil, ano 1997, 1998, 1999?

. Citroen Xantia; Citroen XSara ou Vectra CD?
. É vantagem comprar um carro automático?
. O Vectra com teto solar é uma boa escolha?
. O fato do Vectra estar saindo de linha em 2003, afeta a linha de usados?

Muito grato pelos esclarecimentos,

Vanderlei Damasio

Resposta

Prezado Vanderlei,

Vamos por parte:

Em relação às escolhas temos a acrescentar:

Citroen Xantia:

O veículo é excelente, mas infelizmente a linha Xantia deixou de ser importada e oferecida ao mercado e neste sentido você poderá ter problemas relacionados ao pós-venda (serviços de manutenções corretivas, manutenções preventivas, peças de reposição e mão de obra especializada). Você já é proprietário de um veículo fora de linha e sabe bem do que estamos falando.

Citroen Xsara:

Também é um veículo importado, ainda que o orçamento previsto não seja suficiente para comprar o novo modelo recentemente lançado. Ainda assim seria uma boa escolha. Os carros da linha Citroen têm uma tendência de desvalorização maior, mas neste caso você já estaria se beneficiando desta desvalorização pois estaria considerando a compra de um usado. Ainda que haja uma desvalorização futura, o pior já foi amortizado pelo primeiro proprietário.

GM Vectra CD:

Até 2000 o modelo da GM era o campeão de sua categoria. Em 2001 já perdeu o lugar para o Honda Civic e até para o VW Santana. É evidente que o que justifica o sucesso do Santana é a agressividade comercial realizada pelo fabricante para o modelo em questão.

O Vectra vem perdendo mercado a cada dia e com a chegada do novo Toyota Corolla é certo que o mesmo ainda desça mais uma posição no ranking. A GM esta preparando uma estratégia para a retomada do veículo, considerando inclusive a relançamento do modelo com motor 2.0. Lembre-se que o modelo atual é ofertado com motor 2.2 e somente os veículos com motores entre 1.0 e 2.0 tiveram vantagens na nova forma de cobrança do IPI. Honda com seus motores 1.7, Toyota com seus motores 1.6 e 1.8 e VW com seus motores 1.8 e 2.0 tiveram seus produtos beneficiados pela nova cobrança.

Resultado: o Vectra acabou ficando mais caro junto à concorrência.

A GM já anunciou um desconto de R$ 3.000,00 para o modelo em questão.

Tirar o Vectra de linha: você afirma isto em seu email. Desconheço esta posição e se você tem esta informação por favor nos avise.

A quem acredite que a GM no curto espaço de tempo irá fazer uma estratégia muito parecida com a VW, ou seja, oferecer o seu modelo num valor bem competitivo, ainda que meio desatualizado frente à concorrência. Mudanças mais radicais de design ou modelo somente em 2004.

Neste sentido talvez o Vectra seja a melhor opção, visto que já está depreciado, é um veículo nacional, consagrado, boa revenda, de manutenção fácil, boa dirigibilidade, etc,etc. É difícil encontrar um proprietário de Vectra insatisfeito com o veículo.

Carro automático: a grande vantagem deste tipo de acessório é o conforto de se dirigir no trânsito das grandes cidades. Em estradas, numa pilotagem mais agressiva o câmbio automático deixa um pouco a desejar, pois você não tem o controle das trocas de marchas. Na verdade um câmbio automático tem que vir acompanhado de uma bela motorização.

A potência excessiva dos grandes motores V6 ou V8, acabam compensando a monotonia de se dirigir os carros com câmbio automático. No caso do Vectra vale a pena um bom teste drive pois você precisa sentir se esta dirigibilidade atende as suas expectativas. Supostamente um veículo automático tem uma tendência a um maior consumo de combustível, quando comparado ao similar manual.

Vectra com teto: se for original e estiver funcionando OK, com certeza é um diferencial em seu veículo. O mercado valoriza este tipo de acessório, mas só se for original de fábrica. Como estamos falando de um Vectra CD, o mesmo faz parte da lista de opcionais do veículo e neste caso pode ser original do veículo.

Prezado Colega,

Das três opções apresentadas temos a seguinte escolha:

GM Vectra, Citroen Xsara e Citroen Xantia. É evidente que estamos tratando aspectos de mercado, tendências, etc,etc. O estado geral do veículo na compra de um usado é tão importante como as ressalvas. Excluindo os casos de carros considerados como micos no mercado, tudo precisa ser avaliado na hora da compra.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Prezado Nelson Bastos.

do Automoveldicas,

Muito agradecido pela atenção e pelas respostas muito bem elaboradas, que demonstram um profundo conhecimento acerca de automóveis.

Estou surpreso, pois realmente não esperava tamanha consideração e competência. Considero-me muito satisfeito com o serviço prestado, vocês deveriam expandir o exemplo para outras áreas de prestação de esclarecimentos para a população, como saúde, educação, transportes – claro que estou apenas brincando, mas o trabalho de vocês merece ser reconhecido.

Sou jornalista e tenho uma agência de publicidade no Rio de Janeiro. Gostaria de conhecer mais o trabalho de vocês, pois irei divulgá-lo e sempre que houver oportunidade, indicá-los para meus amigos e clientes.

Um forte abraço e mais uma vez: Parabéns e Muito Obrigado!

Atenciosamente,

Vanderlei Dama