Pergunta

Nelsão,

Parabéns pelo site.

Minha cara-metade está querendo um Fiat Doblò.

Na verdade, estava em dúvidas entre o Citroen Berlingo e o Renault Kangoo. Continuo achando horroroso a linha desses carros, mas a questão espaço x preço tem sido o diferencial desses carrinhos.

Qual deles é melhor?

Ou ainda, qual plataforma mecânica , na sua opinião, apresenta melhor preço/performance.

Obrigado.

Estou divulgando o site para os amigos.

Abraço,

Marco Tiso

Resposta

Prezado Tiso,

Vamos tentar responder aos seus questionamentos:

Inicialmente gostaria de dizer que em certa época também fui “prospect” para comprar um Berlingo, único modelo disponível naquele momento. O que me levava a este raciocínio era um carro diferente (fuja do rebanho) e com uma relaçao custo / benefício muito boa.

Até hoje o modelo é ofertado por R$ 27.990,00 com banco de couros, CD player e rodas de liga leve. Por se tratar de uma carro 1.8 com certeza é uma ótima relaçao custo / benefício quando comparado aos carro 1.0 mais completos. Esta promoção é corporativa, ou seja está disponível para todas as revendas da marca na grande São Paulo.

No caso da Renault, a mesma está oferecendo subsídios para outros carros e o Kangoo está fora de qualquer tipo de promoção. Tem seu valor variando entre R$ 26.500,00 (versão RL) e R$ 31.500,00 (versão) ambos com a motorização 1.6 (90CV). Também possue uma versão 1.0 de 59CV (R$ 22.390,00 a 25.150,00) mas com certeza não deve estar apropriada para o peso e propósito do veículo.

No caso da Fiat o Doublò é ainda muito novo e os testes começam a serem executados. Tem preço sugerido de R$ 26.413,00 para a versão 1.3 (80CV) e R$ 31.789,00 para a versão 1.6 (106 CV). Este último motor é o mesmo que equipa a linha de entrada do Brava, mas como o veículo pesa mais 170 Kg e tem outro propósito de utilização seu desempenho chega a decpcionar. Veja os números prévios da motorização 1.6

Velocidade máxima: 160 km/h
Aceleração (0 a 100 km/h): 12,4 seg
Consumo: 10,4 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada.

O veículo pode vir com uma ou duas portas laterais. Você também pode escolher 5 ou 7 bancos (3 fileira) e no caso de sete bancos a porta traseitra se abrirá em duas partes. Com cinco bancos esta porta sobe em 90 graus.

Decepcionar não seria a palavra pois todos os três modelos tem relação de potência muito parecida e com certeza apresentam números de desempenho muito próximos. Local de fabricação dos veículos:

Citroen Berlingo: França
Renault Kangoo: Argentina
Fiat Doblò: Brasil

Vamos fazer uma avaliação incial entre Berlingo e Kangoo:

Acabamento:

Como a Berlingo é oferecido numa única versão de acabamento (GLX 1.8) precisamos escolher a versão topo de linha do Kangoo RN 1.6.

Ambos os modelos abusam de materiais plásticos no interior o que contibui com a versatilidade do modelo. Ambos os modelos tem interior bem alegre e o destaque maior é para a padronagem dos bancos da Berlingo. As cores dos bancos (duas) combinam com as cores externas do veículo.

De fora percebe-se nitidamente que o Kangoo é um projeto um pouco mais moderno. O Berlingo mostra uma certa sobriedade, quando comparado aos outros dois modelos. Espaço é o que não falta nestes veículos. O Berlingo leva mais vantagem pois é mais comprido e largo em relação ao Kangoo.O porta malas do Berlingo carrega 664 litros contra 600 do Kangoo. Com os banco traseiros rebatidos a relação é de 2.800 litros contra 2.600 litros.

Ambos os modelos sossuem a mesma potência de 90 CV, mas o modelo francês leva vantagem no torque (15,3 kgfm a 2.600 rpm contra 13,5 kgfm a 2.500 rpm. Na prática esta diferença tende a diminuir pois o Berlingo é 135 kg mais pesado que o Kangoo.

Os dois modelos apresentam condução agradável de dirigibilidade, com posição elevada de dirigir, ampla área envidraçada e direção bem leve e precisa.

Os modelos apresentam um bom nível de equipamentos e o destaque é a segurança da Renault que oferece par de air bags frontais como ítem de série. Neste fabricante o comando do rádio é colocado no volante garantindo uma condução mais atenta. O Air bag duplo no Berlingo é oferecido como opcional.

O Citroen tem o teto solar como opcional de acionamento elétrico. O mesmo permite uma grande abertura no teto do veículo. Apesar de representar um pouco de barulho, pode contibuir para um aspecto mais jovem e moderno do veículo. O Kangoo não dispoê deste acessório. Ar condicionado, direção hidrúalica, travas e vidros elétricos, são de série em ambos os modelos.

Se o modelo da Fiat não tivesse disponível a escolha entre Berlingo e Kangoo, seria decidida no gosto do consumidor. Ambos os veículos são muito parecidos e tudo indica que a Citroen tem feito melhores promoções pois vinha perdendo espaço para o concorrente. Nestecaso quando colocamos a mão no bolso a vantagem financeira começa a mandar e o Citroen começa a levar vantagem. Em casaprefiro o Citroen, mas minha esposa já prefere o Kangoo. Acha o carro mais jovem e com certeza é fruto de um produto mais novo.

Durante 2001 Citroen e Renault venderam juntas 300 / mêsdesses veículos em nosso mercado. A Fiat chega para brigar esperando vender cerca de 600 unidades / mês. Com certeza muito dos “prospects” tinham vontade de possuir um carro com este apelo de versatilidade e não tinham devido ao receio do carro importado. Com certeza a Fiat venderá bem mais carros e parte desta estratégia é muito mais justificada pelo maior número de revendas da marca, espalhadas pelo País.

Ainda não tive oportunidade de ver um Fiat de perto (que vergonha), mas com certeza o modelo vais pegar. Gostei muito do que vi nas revistas e artigos e o modelo Europeu, fabricado na Turquia é vendido com grande sucesso naquele continente.

A decisão é bem difícil. O Doblò, parece a melhor opção, mas financeiramente perde de longe para o Citroen. Além disso quando completo de acessórios, esta relação será ainda pior.

Berlingo é importado da França e com a aumento do dolar, chegada dos concorrentes (Renault / Fiat) com certeza representará menor volume de vendas. Isto pode representar um alerta, pois quando os volumes não atingem os números esperados incialmente, os riscos de interromperem as importações são elevados.

Renault Kangoo. Este vende melhor que o Citroen, até porque a Renault não tem praticado campanhas promocionais para alavancar a venda dos veículos. Pode ser uma boa opção, se gostar mais, em relação ao Doblò.

Acredito que se as vendas do Doblò não decolarem de início, existe uma tendência da Fiat readequar seus preços ou praticar promoções com financiamentos e condições de pagamento.

Se você puder esperar mais algum tempo, seria prudente para ver a aceitação do Fiat, bem como o comportamento do mercado. Acreditamos que em breve já estarão disponíveis na midia um compare mais rigoroso e técnico entre os três modelos. O Fiat ainda é novidade e não está disponível para este tipo de avaliação. Estando disponível este tipo de reportagem, te avisamos ou evoluímos na pesquisa. Com certeza outros questionamentos iguais a este chegarão.

Este tipo de carro (multi space) não pode custar mais do que R$ 30.000,00, pois valores além disto, já justifica um outro salto para a sua opção anterior (Picasso, Zafira ou Scénic).

Prezado Tiso,

Não considere que te enrolei na consultoria. Neste caso os três veículos são muito similares. O que irá decidir é o gosto, acrescido de uma boa oferta em termos financeiros.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento