Pergunta

Sou professora, portanto uma pessoa que não pode estar trocando de carro constantemente, por isso sou muito cuidadosa com meu carro (as pessoas se surpreendem com sua idade).

Mas estou considerando agora uma troca, gostaria de um carro um pouco melhor que o meu, com ar condicionado (a cidade em que moro está um tanto perigosa) e direção hidraúlica.

Como pretendo ter filhos, pensei também em 4 portas.
Tenho olhado bastante e receio muito comprar um carro que vá sair de linha em breve, isso me desestimulou em relação ao Escort e também o Astra. O acabamento da VW deixa a desejar, além de que observando o Gol e a Parati por dentro, não encontrei muitas alterações, eles parecem estar antiquados. Não gosto do Bora.

Assim, acabei pensado no Xsara Picasso e no Focus. O primeiro tenho receio de que com a crise, sua produção no Brasil possa ser cancelada e tenho encontrado pessoas com problemas em obter peças de carros da Renault / Citroen, o segundo ainda não conheço comentários a respeito e nem sei como será sua manutenção de valor.

O que vocês me aconselham?

Gostaria de gastar algo em torno de 28.000 a 35.000 reais.

Obrigada,

Andréia.

Resposta

Prezada Andréia,

Incialmente vamos parabenizá-la pois além de professora, suas avaliações iniciais estão muito corretas.

Em relação a mudança de estilo no carros atuais, com a chegada da concorrência, a globalização da produção, será muito mais constante este tipo de situação, ou seja, um modelo de automóvel tende a durar não mais do que três anos, pois a concorrência se mexe muito rápido.

Veja o exemplo do Peugeot 206. Com certeza é o campeão da categoria. Enquanto o substituto não chega (Polo) a VW faz de tudo para manter seu campeão de vendas (Gol) ainda nesta posição. Chegou até a lançar um motor 1.0, com maior potência do mundo……..Não troco um 206 com 70 CV, por um Gol com 76 CV.

Escort e Astra:

Em relação a linha Escort já existem indícios que a Ford dele lançar o novo modelo. Realmente o carro merece uma reestilização, pois comparando com os concorrentes já está bastante cansado.

Astra: A GM deve focar muito neste segmento, deixando um pouco de lado a linha Vectra. O primeiro lançamento, já no começo de 2002 será do Corsa reestilizado. Também coitado, já não vende mais nada. Até o Corsa Sedan supera o Corsa Hatch em volumes de vendas. Esta reestilização, ocorrerá primeiro que o modelo Europeu, pois a GM sabe que precisa ficar próxima dos novos lançamentos (Fiesta reestilizado, Polo, etc).

Em relação ao Astra é muito bem aceito, mas os riscos de alterações são bem maiores. A GM tradicionalmente lança carros no mercado local, quando estes mesmos modelos já são obsoletos lá fora. Quando o fabricante focar no segmento dos médios e pequenos o Astra deve ser alvo de rápidas mudanças.

Gol e Parati:

Pertencem a chamada família BX e estão bastante ultrapassados. Tudo indicava que com a chegada do novo VW Polo, o fabricante iria tirar de linha o Gol.

Agora o fabricante alega que conviverá com os três veículos: Gol, Polo e Golf. Tudo indica que irá manter os modelos de entrada da linha Gol, para competir com os modelos 1.0 mais baratos. É o mesmo que a Fiat fez com a linha Pálio. Esta vinha para substituir o Uno, mas continuam fabricando o carro, pois vende bem e tem o apelo do popular mais barato. Tirar o Gol de linha representaria tirar toda a família BX e enquanto o Polo não possuir uma versão Station Wagon, fica difícil esta decisão. Lá fora já existe uma versão perua do Golf e este modelo poderia ser o substituto da Parati. Mais um motivo para esquecer estes dois modelos.

VW Bora:

Você pode não gostar do veículo e como você, muita gente. O carro ainda não decolou, mas nos EUA vende muito. O modelo é comercializado com o nome de Jetta, e grande parte do sucesso é a tradição do carro “made in Germany” no mercado americano. É pena pois o veículo é um recem lançamento, e com certeza seria uma boa escolha.

Citroen Xsara Picasso:

Realmente uma grande veículo. Deste segmento é o modelo mais moderno quando comparado aos concorrentes Scenic e Zafira. Mais uma vez a GM lança um carro obsoleto quando comparado ao mercado. Só vende porque a marca GM tem um público muito fiel.

Não tenha receios de parar a produção deste veículo no Pais. O Grupo PSA que engloba as marcas Peugeot / Citroen veio para ficar e com certeza os investimentos tendem a ser cada vez maiores. A própria Citroen já anunciou a fabricação local de um carro pequeno, recem lançado lá fora (Citroen C3). As fábricas atuais só conseguem o atingimento de seus custos operacionais (breakeven) com grandes volumes de produção. Com certeza os carros fabricados localmete também serão exportados à mercados e isto é uma garantia de continuidade. Além disso o modelo é sucesso de vendas.

Peças da Renault:

Os fabricantes recem chegados (Peugeot, Citroen, Renault) ainda estão se adaptando para o novo modelo operacional e com certeza em pouco espaço de tempo terão resolvido seus problemas de pós vendas (aumento do número de autorizadas, maior estoque de peças, pessoal mais treinado, etc,etc). Daqui para frente, com a redução das margens o que vai valer no mercado é o negócio de serviços e a fidelização de seus Clientes. O pessoal recem chegado sabe bem disso e uma das maneiras de conquistar seus novos Clientes será através dos serviços. As peças de reposição são itens fundamentais no sucesso, deste tipo de abordagem. Irão melhoar a cada dia e com o crescente volume de vendas, mais revendas autorizadas irão aparecer.

Vou anexar uma tabela comparativa que fiz entre as três peruas deste segmento, mas a sua escolha sobre o modelo Picasso deve ser mantida. Vale apenas como referência.

Ford Focus:

Acredito que você esteja pensando no carro hatch, que com certeza é o modelo mais bonito da linha. Não sei porque não vejo muitos nas ruas, pois imaginava que seria um sucesso muito maior do que o que se vê. Fontes internas da Ford, atestam que o volume de vendas superou todas as expectativas, mas infelizmente não temos os números das projeções iniciais.

O carro é importado da Argentina, mas não se preocupe, pois dentro daquele conceito de fabricação globalizada, alguns modelos são fabricados em um só País, representando ganhos de escala na produção. A própria linha Escort sempre veio da Argentina e nunca tivemos receio de que o modelo era importado.

A Ford tem concedido bons descontos para seus carros com alguns subsídios. Estão jogando pesado para manter a quarta posição no ranking, pois a Renault cada vez mais se aproxima. A nova fábrica da Bahia será a grande virada, com o lançamento de cinco novos modelos. Não se preocupe, pois os modelos serão na linha do Fiesta e derivados, Pickup Courier e talvez um Sport Utility menor que a Ford Explorer (talvez o Escape americano). Tudo é mantido no mais absoluto segredo. Se optar pelo Focus pense na motorização 2.0 (130 CV), bem superior ao motor 1.8 (115CV). Suas duas escolhas foram excelentes. Recomendamos que você faça um bom teste drive em ambos os modelos pretendidos e também considere uma avaliação dos custos de seguros junto ao seu corretor. Existem modelos que tem custos absurdos e se um desses for o caso, um ponto a favor de sua decisão.

Particularmente gosto mais do Focus, mas gosto não se discuti. Tenho vários colegas que consideram o Picasso como o “estado da arte” em termos de automóveis…… Com certeza você não irá errar em qualquer uma das opções.

Esperamos não ter confundido ainda mais sua decisão, mas você já estava bem direcionada.

Prezada Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto, visto que estamos iniciando nossos trabalhos:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

À Equipe Automoveldicas (Nelson Bastos),

Primeiramente gostaria de agradecer a consultoria que me foi enviada. Realmente foi muito útil e interessante poder contar com a opinião de pessoas com maior conhecimento sobre o assunto e com disposição e boa vontade em auxiliar. Além de que as informações enviadas foram muito interessantes e com certeza contribuirão bastante na minha decisão.

Respondendo à segunda pergunta que me foi enviada ao final da mensagem, eu descobri esse e-mail através de um site que foi indicado pelo Cadê. Aliás gostaria que, se possível, me enviassem novamente o endereço pois não me recordo e gostaria de indicá-los a outras pessoas.

Aproveitando a oportunidade e considerando que no final da mensagem foi colocado que poderia solicitar esclarecimentos adicionais, gostaria de perguntar porque no e-mail você(s) coloca(m) que quando me referi ao Focus deveria estar falando do Hatch. Esse modelo possui melhor mercado para revenda ou melhor manutenção de preço?

Considerando a questão do motor (1.8 para 2.0), no caso de um sedan eu estaria +/- dentro do orçamento planejado, mas para adquirir um hatch com o motor aconselhado eu teria que desembolsar um valor bem acima do planejado.

Mais uma vez agradeço sua colaboração e reforço o pedido de que me envie a HP para que possa divulgá-la.

Obrigada,

Andréia