Pergunta
Prezado Nelson.
Acabo de conhecer o site e gostei muito das consultorias que li. Gostaria de perguntar: qual vc considera a melhor opção de compra de 4×4 para uso geral (dia-a-dia, passeios off-road e eventuais trilhas), com valor de aprox. R$ 85 mil:
Troller T4 zero km (2007/2008) ou Defender 90 ou 110 usado (em torno de 2004), em bom estado e relativamente baixa kilometragem (até 50 mil km)?
Peço para discutir aspectos como por exemplo prazer de dirigir, praticidade, durabilidade, custo e facilidade de manutenção.
Grato,
George
Resposta
Caro George,
Sua pergunta é um pouco dificil de ser respondida até porque sempre referenciamos que o melhor carro representa sempre aquele 0 km, com garantia de fábrica, aquele que você tem a quem reclamar, pelo menos no período deste garantia de fábrica.
Você também questionou sobre dois modelos e ainda que os dois sejam fabricados em terras locais (alguns modelos Defenders foram importados, outros produzidos localmente e agora a montadora importadas os mesmos) não se compara a manufatura do Troller versus o que era realizado pela Land Rover na antiga fábrica da Karman Guia em São Bernardo do Campo. A linha Defender passou a utilizar motor nacional, mas com certeza muita coisa ainda era importado e neste cenário sempre será mais caro a operação de pós-venda quando comparado ao um modelo similar nacional.
Você mencionou um Land Rover Defender ano 04 em bom estado de conservação e com pouca quilometragem. O problema é encontrar este carro dos sonhos. Não que os modelos Land Rover Defender não durem o bastante para em três anos estarem em mal estado, o problema é que a grande maioria destes veículos é adquirido para a utilização em condições mais adversas (trilhas) e isto sempre acaba compromentendo um pouco o estado geral do mesmo. Ainda assim estamos falando de um verdadeiro off-road e sua vontade e vocação para a terra faz com que 70% de tudo o que já fora produzido ainda continue rodando por estes lugares. Como a carroceria do mesmo é feita de alumínio o problema da ferrugem não existe e isto já representa um ponto a favor do modelo.
Dirigibilidade: historicamente o Land Rover Defender representa um modelo inglês, ou seja, o projeto fora concebido com a direção do lado direito. Quando a mesma passou para o lado esquerdo parece que faltou algo na posição de dirigir. É comum as pessoas reclamarem um pouco desta posição de dirigir. Um bom test drive seria recomendado para perceber se este tipo de situação irá te incomodar ou não.
Troller e Land Rover Defender com certeza não representam o prazer de dirigir quando comparados a estes mais novos SUV (Sport Utilities Vehicles) disponiveis em nosso mercado. Ainda assim a propostas de ambos está mais para condições off-road do que ir ao shopping center. Se você pretende fazer uma trilha mais forte pode considerar a compra. Se esta não é a sua intenção, existem opções tracionadas com melhor dirigibilidade e conforto.
Facilidade de manutenção: estamos falando de marcas com baixos volumes de vendas e isto sempre representará menores revendas autorizadas, menos peças na prateleira, menos pessoal treinado, custos mais elevados. A Troller foi recentemente adquirida pela Ford e ninguèm sabe o porque desta compra. A Ford sabe fazer 4×4 há tempos e não seria necessário tal aquisição para adquirir conhecimento. Especula-se que os incentivos fiscais que a Troller possuía no estado do Ceará intereessa em muito para a Ford. Para aqueles já proprietários dos modelos e futuros a aquisição melhora em muito as expectativas futuras. Quem sabe não termos outros modelos sendo ofertados, quem sabe algumas revendas Ford também passem a atender os modelos da marca Troller. Representa uma montadora grande comprando uma operação local. As prespectivas são as melhores possíveis.
A Ford também é dona da Land Rover. Incialmente fora vendidad para a BMW e agora pertence a Ford. A Land Rover melhorou muito após esta aquisição representando o lançamento de novos modelos e incluindo a especulação do lançamento de um novo modelo Defender. O modelo Defender não é oferecido no mercado americano pois não dispõe de air bag e a legislação local exige tal item de segurança. Não dá para imaginar a Ford (a Land Rover) não aproveitando este potencial de compradores de seus modelos num mercado tão grande e competitivo como o americano.
Também é sabido que a Ford está num processo de recuperação de mercado e já especulou-se que as marcas premier do grupo estariam a venda (Jaguar, Volvo e Land Rover fazem parte desta oferta ao mercado buscando recursos para alavancar os produtos Ford). Até já ouvi algo mais avançado em relação a operação da Jaguar, mas não estou 100% certo.
No Brasil a marca Land Rover faz muito sucesso no mercado. Quem é aficcionado por fora de estrada pensa nos modelos de entrada (Defender). Quem já tem um capital maior considera o pequeno Freelander 2 ou o Discovery 3 e quem tem muito grana pensa no top de linha Range Rover.
Particularmente eu optaria pela modelo Land Rover. Já fui muito criticado quando escrevi que o Jeep Wrangler era muito melhor que o Troller. No início da operação Troller o mesmo era configurado com motor VW AP2000 e feito de fibra de vidro. O Wrangler custava cinco mil reais há mais tinha motor de 6 cilindros, duplo air bag, carroceria de ferro e vendia mais de 80 mil unidades / ano no mercado americano. Só como exemplo este é o volume de vendas da GM do modelo Celta no mercado local até julho de 2007.
Não dava para comparar. Quando o dolar passou da casa dos R$ 4,00 reais a importação do modelo ficou inviável. Hoje a Jeep voltou a importar o modelo, entretanto custa algo acima dos R$ 100 mil, ou seja, a opção do Troller, 0 km, bem melhor do que aquele ano 96 ou 97 começa a fazer sentido.
Resta saber onde encontrar aquele Land Rover Defender “mosca branca”.
Vamos nos falando,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos
site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento
Caro Nelson,
Agradeço sua abrangente resposta. Colaborou para uma visão mais ampla sobre cada alternativa. Esqueci de perguntar sobre um aspecto, que considero tb muito importante: tecnologia. Vc poderia comparar a tecnologia empregada em ambos (motor, transmissão, suspensão)?
Como informação adicional, encontrei um LR Defender 110, 2004, um pouco mais caro que o buscado (R$ 90 mil), um pouco menos rodado (40 mil km), mas, como acontece com as moscas brancas, já foi vendido…
Saudações,
George