Pergunta
Caro Nelson,
Gostaria de obter a orientação de um expert a respeito da seguinte dúvida.
Tenho um Peugeot 206 Selection 1.0, 4p, ar condicinado e vidros elétricos dianteiros, estou dividido entre dois carros: o primeiro apesar de algumas itens diferentes é mais barato, seria outro Peugeot 1.4 flex, Moonlight, com alguns itens como teto solar, rodas, ar condicionado, direção e vidros dianteiros elétricos, nesse veículo foi pedido R$20.000,00 de volta, sendo que trocariam o som (original do carro) com a alavanca de comando na direção e colocariam no novo;
A outra opção seria o C3 Exclusive 1.4, tb flex, completo, sendo que as principais diferenças que acho são os vidros elétricos nas 4 portas e air-bag, sendo pedido R$25.000,00 de volta, além de mais 1.000,00 pelos opcionais (som com alavanca de comando na direção e alarme).
Apesar de ambos possuírem particularidades que os diferem, não sei se compensa pagar a diferença de R$6.000,00 de um pelo outro, principalmente pq ouvi falar que o C3 não tem muito mercado (difícil de vender) e nem todas as concessionárias aqui aceitam ele na troca.
Espero que você possa me ajudar o mais rápido possível, pois as negociações estão em andamento.
Atenciosamente,
Muito obrigado,
Fabrízio Ferreira Hamanaka
Resposta
Caro Fabrízio,
Ainda que você não seja um “Segurado Automoveldicas” e nem um “Associado Automoveldicas” vou dar uns palpites pois a compra de um carro 0 km é sempre mais citeriosa necessitando de considerações adicionais. Tal conteúdo sempre acaba representando uma fonte adicional de informações a outros Clientes internautas de nosso projeto.
Nossas consultorias sempre são apoiadas em volumes de vendas que de certa forma atestam ou não o sucesso de determinado modelo em relação ao que dizem os vendedores, por exemplo.
Vejamos os números dos veículos pretendidos nos dois últimos exercícios:
Peugeot 206:
Março 2006: 2.634 unidades emplacadas
Março 2007: 2.866 unidades emplacadas (alta de 8,81% em relação a igual período)Citroen C3:
Março 2006: 1.682 unidades emplacadas
Março 2007: 1.756 unidades emplacadas (alta de 4,40% em relação a igual período)Peugeot 206:
Jan a Mar/06: 8.316 unidades emplacadas
Jan a Mar/07: 7.012 unidades emplacadas (baixa de 15,68% em relação a igual período)Citroen C3:
Jan a Mar/06: 4.950 unidades emplacadas
Jan a Mar/07: 5.720 unidades emplacadas (alta de 15,56 em relação a igual período)Acumulado 2006:
Peugeot 206: 33.388 unidades emplacadas, frente a uma venda de 32.971unidades em 2005 (alta de 1,26%)
Citroen C3: 22.162 unidades emplacadas, frente a uma venda de 12.811 unidades em 2005 (alta de 72,99%)
Diante dos números acima já podemos chegar a algumas conclusões e explicações:
# Imporntante lembrar que o modelo Peugeot 206 fora ofertado com motor 1.0 e isto acaba sempre representando uma maior volume de vendas em nosso mercado. Seu veículo atual (Peugeot 206) é configurado com motor 1.0.
# O modelo Citroen C3 fora ofertado incialmente somente com motor 1.6 e o sucesso de vendas obtido em 2006 é em parte justificado pela ofreta da motorização 1.4, além de fortes subsidios da montadora para avalancar as suas vendas. Durante todo o ano de 2006 vimos frequemtes campanhas da Citroen oferecendo o seu modelo C3 com motor 1.4 numa relação custo / benefício altamente favorável.
C3 difícil de vender: pelos números acima já da para perceber que o mesmo tem mercado. Normalmente o que ocorre no mercado dos novos se repete no mercado de usados.
O que acontece na verdade é que quando você tem uma campanha corporativa bem forte, oferecendo o modelo 0 km, com condições especiais de compra (taxas de financiamento bem reduzidas) a venda do seminovo acaba sendo prejudicada, ou seja, aquela promoção acaba concorrendo com o seu negócio.
Se pensarmos nos modelos Citroen C3 os mais antigos, disponiveis no mercado são os mais completos (versão Exlusive 1.6, versão Ocimar 1.6, entre outros) e mais caros e ainda que tenham sofrido a desvalorização natural custam pr[óximos dos modelos de entrada da marca (veículos mais simples e com motorização 1.4). Por mais que estes modelos mais antigos sejam mais completos o que o povo quer é comprar um carro 0 km. Além de possuir a garantia de fábrica, nada melhor que você ser o único e primeiro dono da “jóia”.
Qual veículo comprar:
Nitidamente as montadoras começam a criar estratégias para os seus veículos na busca de aumentar ou mesmo manter os seus volumes de vendas de cada modelo:
Peugeot 206: é sabido que o modelo já carece de uma atualização de estilo. Na verdade o modelo Peugeot 207 será o sucessor do modelo Peugeot 206 aqui produzido e enquanto isto não ocorre precisamos de artifícios para mantar as vendas aquecidas.
O modelo em questão sempre teve um apelo de carro jovem. Pesquisa recente apontava como o modelo preferido entre os universitários. Por que não dotar o mesmo de um teto solar elétrico, rodas de liga leve, itens exclusivos do segmento de personalização e ainda oferecê-lo numa relação de custo / benefício atraente. Serão apenas 300 unidades entretanto se tiver o sucesso esperado pode ser aumentado ou quem sabe se tornar um modelo de linha.
Citroen C3: a Citroen também não quer ficar atrás e importante dizer que Peugeot / Citroen pertencem ao mesmo grupo (PSA Peugeot Citroen) e nitidamente o sucesso de vendas de ambos os modelos representa o aumento do “market share” da montadora em terras locais.
Como estratégia de vendas e continuidade do sucesso de seu modelo Citroen C3 a mesma passou a oferecer os modelos mais caros (Excluivise e o XTR) também configurados na motorização 1.4.
Ambas estratégias são tão boas que já conseguiu “fisgar” potenciais Clientes e sua intenção de compra já desmontra tal resultado (Peugeot 206 1.4 MoonLight ou Citroen 1.4 Exclusive).
Peugeot 206 x Citroen C3:
O que dizer ???
Atualmente você já possui um Peugeot 206 e acredito (veja que é uma opinião bem pessoal) que a pessoa deva sempre pensar em coisas novas quando o assunto é compra de um outro veículo. O mercado de veículos é movido por novidades e laçamentos. Se existe uma boa opção de compra, porque não pensar na mesma. Tem gente que compra Gol há vinte anos. Não que o modelo seja ruim, muito pelo contrário, foi por todo este tempo, o modelo mais vendido de nosso mercado, entretanto de um tempo para cá surgiram melhores opções e veículos mais modernos, dentro até do própio portifólio VW (linha Polo ou Fox, por exemplo).
Ponto para o C3.
A oferta do air-bag duplo na opção C3 é bem mais interssante que este teto solar elétrico na Peugeot 206. Não que sejam itens concorrentes entretanto é o que podemos encontrar de diferente nesta comparação de modelos. Com certeza haverá pessoas que discordarão de nosso posicionamento, mas com certeza o quesito segurança sempre deveria vir antes do quesito conforto ou personalização. Num futuro próximo todos os modelos deverão sair de fábrica com air-bag, item fundamental quando o assunto tratado é segurança. Em 94 fui proprietário de uma Picape Ranger importada que possuia air-bag duplo e acionamento manual dos vidros. Nitidamente o quesito segurança vinha primeiro em relação ao quesito conforto e tal situação era justificada inclusive para atender as normas de manufatura do mercado onde o modelo era ofertado / produzido.
Mais um ponto para o C3.
Particularmente eu optaria pelo Citroen C3. Talvez a revenda desta montadora não irá pagar tanto no seu modelo Peugeot 206 quando comparado ao negócio realizado junto a uma revenda Peugeot. Ainda assim não dá para mudar de idéia. Quem sabe você não consegue um bom negócio no mercado de usados (venda para particulares) com o seu veículo atual e de posse deste dinheiro não faz um melhor negócio ainda na compra de seu 0 km.
A decisão final é sua. Você precisa estar seguro e contente com a sua escolha. Sucesso e boa sorte com o seu novo veículo. Qualquer escolha representa um acerto, visto que as opções de compra continuam representando modelos de sucesso em nosso mercado automotivo local.
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos
site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento