Pergunta

Nelson, tudo bem!, quem fala é o Coneglian (Carlão), como tem passado !.

Parabéns pelo site e pela iniciativa ficou muito bom!

Tenho uma dúvida e gostaria de solicitar sua ajuda.
Estou planejando em adquirir um outro veiculo,no caso OKM.
Estou pensando em uma Scenic ou Classe A.

Apesar da Renault estar dando condições promocionais, fico um pouco preocupado com a desvalorização e mercado, e com o Classe A acredito ser pior.

Apesar de gostar de ambos, e achar que o custo x benefício ainda é bom, qual modelo vc sugere e quanto tempo de permanencia com o veículo é viável para compensar.

Não seria melhor procurar um semi-novo já com certa depreciação.
Abraços e parabéns novamente,

Carlos Coneglian

Resposta

Caro Carlão,

Inicialmente agradeço os elogios em relação ao projeto do site. É através deste que ainda busco uma alternativa profissional junto ao setor automotivo.

Vejamos as suas dúvidas:

Além do que está aqui descrito você pode ver algumas outras consultorias publicadas no site que tratam do assunto de seu interesse. Existem mais de 450 trabalhos publicados e alguns deles dizem respeito as suas intenções de compras.

Na Gazeta Mercantil desta semana saiu reportagem mencionando que pela primeira vez o Citroen Picasso (mês de julho) vendeu mais que o Renault Scenic e parte deste sucesso de vendas é meio justificado em função do tempo de projeto. É sabido que o Renault Scenic já sofreu reestilização no mercado europeu e não sabemos ainda qual o futuro de nosso modelo. Historicamente o modelo Scenic sempre vendeu mais no segmento dos monovolumes (Scenic, Picasso e Zafira), mas isto tem uma explicação, ou seja, a montadora é a única a oferecer o modelo com motor 1.6 e isto acaba representando um valor de pelo menos R$ 4 mil reais mais em conta em relação aos concorrentes.

Recentemente a GM lançou o motor bio-combustível para a linha Zafira (modelo 05) e a Citroen passou a dotar o seu modelo Picasso com câmbio automático. Foram estratégias que acabaram roubando potencias clientes da Renault.

Veja os números do mercado dos monovolumes:

Julho / 04:

Citroen Picasso: 1.040 unidades emplacadas
Renault Scenic: 1.022 unidades emplacadas
GM Zafira: 797 unidades emplacadas
GM Meriva: 1.515 unidades emplacadas
MB Classe A: não aparece na lista dos “top 30” do mercado, sendo que o ultimo veículo desta é o Audi A3 com 491 unidades emplacadas

Ano 2004 (até julho)

Citroen Picasso: 6.329 unidades emplacadas
Renault Scenic: 6.460 unidades emplacadas
GM Zafira: 5.631 unidades emplacadas
GM Meriva: 11.587 unidades emplacadas
MB Classe A: 2.861 unidades emplacadas

Nada como um bom volume de vendas para justificar o mercado. O modelo GM Meriva faz parte de nossa lista, pois o fabricante posiciona o mesmo como forte concorrente no segmento dos monovolumes. Como este é sua intenção de compra, talvez o modelo devesse fazer parte de sua lista de intenções.

Outro forte candidato seria o Honda Fit que também atende as premissas de um carro misto com bom espaço interno, além de obter um excelente resultado de vendas. Em 2004 o mesmo já emplacou 16.430 unidades. Sem dúvidas um excelente atestado de que representa um bom produto. Não existe carro ruim com excelente volume de vendas. Existem excelentes veículos com baixos volumes de vendas, mas sempre existirão algumas justificativas para tal cenário.

MB Classe A: se você ler algumas de minhas consultorias sobre o modelo perceberá que sempre fiz ótimas referências apesar de seu baixo volume de vendas. Quando a montadora pensou neste projeto no Brasil considerou a venda ou produção de 70 mil unidades / ano. No melhor exercício alcançou 12 mil, ou seja, muito abaixo do esperado. Por muito tempo permaneceu no ar a continuidade ou não deste projeto e parece que a decisão é de que o modelo divida a planta de Juiz de Fora com o novo modelo MB a ser produzido a partir de 2005.

No exercício 2004 (até maio) o modelo já havia vendido 2.400 unidades. Em comparação ao igual período de 2003 o mesmo diminuiu 26%, ou seja, foram negociadas 3.256 unidades. Pelo visto o market share do modelo tem diminuído bastante. Tudo isto representa informações importantes para quem está preocupado com desvalorizações futuras ou coisa do gênero. Vale lembrar que nada disso acaba por desmerecer a qualidade do veículo que consegue um dos melhores índices de satisfação junto aos proprietários. É pena que no momento de seu lançamento o brasileiro confundiu carro pequeno com carro popular e barato. Hoje qualquer compact premium do mercado (Citroen C3, VW Pólo, novo Fiesta, novo Corsa, entre outros) custa tanto quanto um MB Classe A e nem por isso é considerado um melhor produto. Talvez estes novos veículos representam lançamentos mais recentes e como a industria automotiva vende em parte em função das novidades, acabam alcançando um melhor resultado.

Quanto tempo devo ficar com o veículo: o maior tempo possível, considerando que o mesmo não entre naquele momento onde os custos de manutenção e a segurança de seu veículo comece a comprometer. Segurança e confiabilidade são itens a serem considerados. Com os altos índices de roubos e assaltos não dá para ficar numa dessas avenidas, parado, esperando socorro, com a sua família, principalmente nos horários de menor movimento. Teoricamente o risco de quebra e pane aumenta na mesma proporção da vida útil e desgaste de seu veículo.

Existem custos fixos no veículo (seguro e IPVA) que são diretamente proporcionais o valor do bem, ou seja, quanto menor for este, melhor para o seu bolso. Evidentemente com o passar do tempo à distância do preço de seu veículo em relação ao 0 km tende a aumentar e neste sentido você deveria fazer um caixa, considerando um compra futura. Ainda assim representaria um melhor negócio, este dinheiro estar aplicado junto a você, do que investido no novo veículo.

Quanto tempo ficar com um veículo: acredito que os carros atuais rodem até 100 mil km sem problemas, dentro de um plano de manutenção bem realizado, de acordo com o fabricante. O tempo para cumprir tal quilometragem irá depender de sua característica de uso. Conheço gente que roda 5 mil km por ano e pessoas que fazem a mesma quilometragem em um único mês. Depois de 80 mil a 100 mil km o veículo já carece de cuidados especiais e trocas de componentes mais caros, ou seja, chegou a hora da venda, se o seu orçamento permitir.

É claro que estamos analisando pelo lado da razão, mas não se esqueça que muito deste mercado é movido pela paixão. Quem não gosta de um veículo, novo, 0 km, último lançamento, etc, etc. O bom seria trocar todo ano, ou no mínimo naquele período que representa a garantia do fabricante que pode variar de um ano até três anos, no mercado dos nacionais. Alguns importados chegam a oferecer até 5 anos de garantia. Tudo tem o seu custo e como a desvalorização do usado é muito grande, sendo maior ainda no primeiro ano, o jeito é ficar o máximo possível com a sua compra.

Também existem aquelas situações de mudança de estilo, ou até mesmo o término da produção. Se você conhecer este tipo de cenário na antecedência e puder negociar o seu veículo antes que isto se torne público, poderá economizar alguns trocados, frente a uma suposta maior desvalorização.

Qual veículo comprar: a pergunta é um pouco difícil de ser respondida. Se pensarmos no veículo, particularmente compraria o MB Classe A que me agrada mais. Se pensarmos no mercado e nas duas opções apresentadas o modelo Renault leva vantagem. Agora, se pensarmos no mercado, considerando outras opções de compras, existem carros mais novos, com maior sucesso de vendas, com menos riscos, menores possibilidades de mudanças de estilo num curto período de tempo e porque não até o termino de produção………

Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento