Pergunta

Ola Nelson, otima iniciativa este seu site.

Gostaria de trocar meu carro por um carro no valor de R$35.000,00 a R$37.000 e as opçoes que tenho pensado sao:

Zafira 2.0L 8V ano 2001 Focus Hatch 1.6L 0km.

A Zafira seria para ter mais espaço (gosto de viajar com a familia e amigos).

O problema é que não sei o consumo deste carro e custo de manutencao (é um carro 2001).

O Focus seria pelo preço atraente para ter um carro 0km.

O que vc faria?

Agradeço a sua ajuda.
Vander Souza

Resposta

Caro Vander,

Inicialmente devemos te dizer que em nossas consultorias realizadas sempre falamos que o melhor veículo sempre será aquele 0 km, ou seja, aquele que você é o primeiro a dirigir, aquele que você tem a garantia do fabricante, durante pelo menos um ano, etc, etc. Diante deste cenário apresentado já parcebemos que sua escolha por um veículo 0 km já tem um ponto a seu favor.

Ainda assim você comparou um Ford Focus 1.8 com um modelo GM Zafira, ou seja, veículos pertencentes a segmentos distintos. O Ford Focus pertence aos Hatchs médios, enquanto que o GM Zafira pertence ao segmento dos monovolumes, sendo que a opção GM é a mais cara deste segmento, quando comparado aos outros concorrentes, Citroen Picasso ou Renault Scénic.

O modelo GM Zafira acumula em 2004 (até outubro) um volume de vendas igual a 9.146 unidades emplacadas. Ainda perde para o Citroen Picasso com 9.518 unidades emplacadas, mas ganha do Renault Scénic com 8.960 unidades emplacadas. A GM declara que o modelo Zafira concorre em outro segmento, pois é a única da categora com 7 lugares, ou seja, o player GM neste segmento é o GM Meriva, com um total de 16.872 unidades emplacadas em 2004.

Tudo isto mostra que o segmento dos monovolumes vai bem e sempre foi caracterizado por uma disputa bem apertada entre os modelos. Excetuando-se o modelo Meriva que custa um pouco menos em relação aos outros concorrentes e decisão de compra deste segmento sempre foi feita em relação a gosto pessoal, pois todos representam excelentes opções de compras.

Temos diversos Clientes satisfeitos com os seus veículos e escolhas neste segmento dos monovolumes.

Se o veículo pretendido GM Zafira estiver em bom estado de conversação e você conhecer a procedência do mesmo, pode ser uma boa opção de compra. Em nosso homepage temos diversas consultorias já publicadas que dão algumas dicas de compras de usados. Uma leitura neste material irá contribuir ainda mais em sua reta final.

Vamos anexar uma tabela que mostra algumas especificações técnicas sobre a GM Zafira. O assunto consumo de combustível é apresentado nestes dados.

Linha Ford Focus:

Em 2004 (até outubro): a linha Ford Focus emplacou 13.847 unidades. Pelos dados do Renavan, não podemos saber quanto disto representa a versão hatch e quanto disto representa a versão Sedan. Com certeza o mix de vendas está mais para o segmento dos Hatchs, pois quando o assunto é Sedans médios, Toyota Corolla e Honda Civic são os grandes palyers deste segmento.

Em relação a igual período de 2003 a linha Focus representa um aumento de 25,79%, ou seja, em outubro de 2003 a linha Focus já havia emplacado 11.959 unidades.

O que isto aponta: que a família de veículo ainda está numa ascendente de vendas, comparando ainda que 2003 e 2004 representaram exercícios repletos de novos lançamentos em nosso mercado.

Na lista dos top 30 de nosso mercado, a família Focus ocupa a 19 posição no ranking de vendas.

O lançamento do motor 1.6 na família Focus também representou uma estratégia da montadora em oferecer o seu modelo a um custo mais competitivo. Aquele motor 1.6 de 98CV foi retrabalhado e passou a equipar o modelo Focus com 102CV, representando uma excelente relação de dirigibilidade x consumo de combustível.

No mercado Europeu em função dos mais recentes lançamentos da industria automotiva local (Peugeot 307, Fiat Stilo, Golf geração V, Citroen C4, novo GM Astra, entre outros) a Ford foi obrigada a lançar uma nova geração da família Ford Focus.

Como em nosso mercado esta maior concorrência não existe e muitos destes modelos não estarão presentes em nossos mercado, além de um razoável resultado de vendas dentro do mercado local é bem provável que vamos conviver por mais tempo com esta família atual dos veículos Focus. A montadora já declarou que a versão atual continuará sendo oferecida em terras locais.

A Ford vem conquistado parte de seu mercado local, que chegou a 6% de participação. Hoje já representa 12% e parte do sucesso deste retomada é justificado pela família Fiesta e EcoSport. Com certeza o próximo passo será um novo carro de entrada, pois num mercado onde as vendas dos veículos 0 km, está 50% concentrada no segmento dos carros com motor 1.0, não dá para pensar em maiores participações com aquele já desgastado Ford Ka. O segmento das picapes pequenas também deve estar presente nas estratégias futuras da Organização, pois o modelo Courier também perdeu competitividades com os novos concorrentes deste setor.

Tudo isto é válido para mostrar que antes do segmento da família Focus a Ford tem maiores e outros problemas a resolver.

Qual veículo comprar: Ford Focos 0 km x GM Zafira 2001

Com certeza a opção do 0 km, nos parece fazer mais sentido a sua pessoa, considerando ainda que seu veículo atual é um modelo 2003. Pense sempre em “up-grade”, sejam eles de modelo (segmento de atuação) ou veículos mais novos. No seu caso em particular este Ford Focus atende as estas duas premissas.

Vamos nos falando,

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

 

Agradecimento

Caro Nelson,

Muito obrigado pelas dicas, esclarecedoras e precisas. Recomendarei a todos que conheco para acessar seu site.
Eu tomei conhecimento pelo sitr de busca Google com as palavras “dicas / automovel”.

Um abraço.
Vander Souza