Pergunta
SOU ADMIRADOR DO TR4,MAS PELO PEQUENO PORTA MALAS ESTOU OPTANDO PELA ZAFIRA OU FILDER.
GOSTARIA DE SABER A SUA OPINIAO INCLUSIVE SOBRE A RESISTENCIA DE SUSPENSOES (ASFALTOS RUINS) OUO SE AINDA TROCO POR OUTRA ADVENTURE.
OBRIGADO.
DALMIR M. COELHO
Resposta
Caro Dalmir,
Você comparou três opções distintas de nosso mercado de veículos e três opções que vendem muito bem nos segmentos em que atuam.
O Mitsubishi Pajero TR4 é o único da lista que possui tração 4×4 e se sua intenção é de fazer algumas trilhas mais adversas, com certeza este representa a melhor opção. Ainda que seu veículo atual já tenha um estilo mais off road, vale lembrar que o mesmo não é tracionado e este artifício sempre irá lhe garantir uma maior capacidade de vencer dificuldades.
Pajero TR4: você mencionou pequeno porta malas. Talvez este seja o grande se não de sua intenção de compra, pois como pensou em carros grandes acredito que capacidade de carga seja uma premissa de compra devido a família ou mesmo perfil de utilização.
Em nossas consultorias sempre falamos bem de tal veículo e sempre falamos que quando a Ford fosse lançar o tal do EcoSport 4×4 com alguns mais acessórios e um motor mais potente o mesmo teria preço sugerido próximo desta versão de entrada da marca Mitsubishi. Dito e feito. Ainda assim não dá para comparar os modelos, até porque este modelo Mitsubishi deveria competir com um tal modelo Ford Escape, não disponível em nosso mercado que representa também um pequeno Sport Utility um pouco maior quando comparado ao Ford EcoSport.
Se você vencer o problema do pequeno porta-malas pode comprar sem receios. Como admiradores de veículos 4×4 e também o segmento dos “sport utilities” estaria certo que faria parte de nossa lista de preferência. Não misturam gosto pessoal com recomendações aos amigos internautas o mesmo já é sucesso de vendas em nosso mercado. Passou a ser fabricado em terras locais (Catalão – Goiás) e isto representará um melhor pós-venda (manutenções preventivas, corretivas, peças de reposição e mão de obra especializada) a sua pessoa.
GM Zafira: seria um sacrilégio falarmos mal do modelo da GM campeão de vendas no segmento dos monovolumes. A GM até chegou a declarar, depois do lançamento do novo GM Meriva que este modelo não competia com Citreon Picasso e Renault Scénic pois carregava 7 passageiros, enquanto que os concorrentes carregava apenas 5. Neste segmento oferecia a Meriva como oferta. Até concordamos quando analisamos apenas esta capacidade de carga de passageiros, mas quando analisamos o segmento do veículo, o perif do usuário futuro, percebemos que aquelas três (excluindo a Meriva) estarão sempre disputando Clientes.
A GM Zafira sempre carregou a síndrome do veículo mais caro neste segmento, quando comparada com as concorrentes e a GM até podia manter tal estratégia pois possuía uma alternativa (GM Meriva), alias vendida com muito sucesso em outro segmento.
Vejamos os números de vendas deste segmento no acumulado 2004, até outubro:
GM Zafira: 9.146 unidades emplacadas
Citroen Picasso: 9.518 unidades emplacadas
Renault Scénic: 8.960 unidades emplacadas
GM Meriva: 16.872 unidades emplacadasNos anos anteriores a Renault Scénic sempre na posição número um de vendas neste segmento, pois era a única com motor 1.6 que representava uma diferença bem significativa de preços (+/- R$ 5 mil há menos no valor de entrada).
A GM por ser mais cara acaba pagando a conta, ainda que sua irmã mais nova (GM Meriva) cumpria o seu papel de vendas. No acumulado a GM deitava e rolava e pelos números de 2004 o cenário não é muito diferente, considerando ainda que a Zafira está bem próxima do modelo Picasso, ou seja, o percentual deste exercício é bem melhor para a GM. Com certeza a montadora ganhou market share deste segmento em 2004.
Vale lembrar que a mesma é numero um em volume de vendas em 2004, com apenas 8.000 veículos há mais que a segunda colocada Fiat e se pude continuar deste jeito, será a primeira vez que a montadora GM ocupará este posição em nosso ranking de vendas.
Tudo é fruto de uma estratégia de vendas e nada vem por acaso. Em março de 2004, a GM lançou o modelo Zafira bi-combustível como modelo 2005. Com certeza roubou potencias compradores deste segmento dos concorrentes franceses, pois oferecia a solução de bi-combustível em um modelo já 2005.
Pode comprar sem receios.
Toyota Fielder:
Para comprar o tal modelo você precisa esperar 30 dias…..Os japoneses esperavam fabricar 600 unidades / mês do modelo e em 2004 (até outubro) o modelo já vendeu 3.397, sendo que a mesma não fora ofertada nos quatro primeiros meses deste exercício. Os concorrentes mais próximos tem os seguintes volumes de vendas acumulado no exercício (até outubro):
Fiat Marea Weekend: 219 unidades emplacadas
Peugeot 307 SW: 493 unidades emplacadas (importante ressaltar que este modelo é um veículo importado da França, sendo oferecido apenas na versão top, com preço sugerido a partir de R$ 81 mil reias).
Diante dos números acima, considerando ainda que o modelo deriva do conhecido e sucesso de vendas desde o seu lançamento em junho de 2002 o nosso Toyota Corolla. Neste mês acumulado 2004 o modelo Corolla Sedan já emplacou 31.173 unidades. Um sucesso absoluto de vendas esta tal família Corolla em nosso mercado. Não é a toa que o modelo Corolla Sedan representa o veículo mais vendido no mundo.
Palio Weekend Adventure: você já tem um veículo da marca e como nossa decisão de compra quando o assunto é veículo é em parte movida pela emoção, seria esperado a aquisição de um novo modelo, um “upgrade” em sua categoria, um plus em seu sentimento de realização, etc, etc. Como as outras opções de compras representam excelentes veículos em seus segmentos em que atual, vamos deixar o modelo Fiat em segundo plano.
Qual veículo comprar: a decisão é difícil pois todos são muito excelentes veículos e fácil pois não representam erros em uma decisão final. Com certeza o seu gosto pessoal irá contribuir muito nesta reta final do processo.
Particularmente, escolheria o Mitsubishi Pajero, seguido do Toyata Corolla Fielder, GM Zafira e Palio Weekend. Qualquer alteração nesta lista de prioridades também será acertada e não estará cometendo erros em sua decisão final de compras.
Muitas pessoas gostariam de ter este tipo de dúvida também……..
Suspensão: aspectos mecânicos não são o forte de nosso projeto e neste sentido pouco podemos palpitar sobre este assunto. Ainda assim acreditamos que para uma trilha mais light sem necessidades de uso de tração, os modelos GM Zafira e Toyota Fielder irão te atender da mesma maneira como você é atendido pelo Pálio Weekend Adventure, ainda que este tenha este apelo mais off road. Já com o veículo Mitsubishi TR4 você pode ir mais longe, pois estamos diante de uma opção 4×4 e neste cenário não há comparações com aqueles outros veículos mais civilizados.
Vamos nos falando,
Prezado Colega,
Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.Dois pontos importantes para o nosso Projeto:
1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.
Permanecemos a inteira disposição,
Atenciosamente,
Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br
Agradecimento